Chega ao fim uma história que nasceu em 2006. Nascido como uma versão perua do Fox, o SpaceFox sempre se dividiu entre o segmento de peruas e de minivans e, depois do fim da produção na Argentina, deixa de ser oferecido no mercado brasileiro, onde vivia de estoques.
A produção na Argentina já tinha sido interrompida em janeiro e até mesmo o maquinário da fábrica de Pacheco estava sendo leiloado. Diferente do Fox, que mantém sua vida em São José dos Pinhais (PR), o SpaceFox emplacou apenas 1.736 unidades até setembro, contra 29.648 do hatch. Até então, a perua era oferecida apenas na versão Trendline com motor 1.6 com opção de câmbio manual de 5 marchas e automatizado de embreagem simples e 5 marchas. Até uma versão aventureira, a SpaceCross, existiu.
Com isso, apenas o Fiat Weekend desponta no segmento de "SW médios" na Fenabrave, mas também não tem muito tempo de vida na fábrica de Betim (MG). Enquanto isso, o VW Fox deve sobreviver ao menos até o fim deste ano e não se surpreenda se logo ele aparecer na linha 2020 com itens como Isofix e cinto de segurança de 3 pontos para os 5 ocupantes - algo que ele não possui hoje.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Obituário: De Fiesta a Golf, quem deixou o mercado nacional em 2019
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Volkswagen SpaceFox deixa de ser produzida e tem linha de montagem leiloada
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Volkswagen lança linha 2019 de Up, Saveiro, Fox e SpaceFox; veja o que muda
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025