SUVs mais vendidos: Tucson emplaca quase 10 vezes menos que o ix35
Mesmo com leve retração, Compass ainda domina mais de 50% do segmento
A atual geração do Tucson permanece com dificuldades para conquistar os consumidores de SUVs médios. Em setembro, o modelo produzido pela Hyundai em Goiás emplacou apenas 71 unidades, seu pior resultado desde o longínquo outubro de 2005 (57).
Na ponta, mesmo recuando 9% em relação a 2018, o Jeep Compass (4.554) manteve a participação de mercado acima dos 50%. Em alta de quase 87% no período, o VW Tiguan (1.228) seguiu com o segundo lugar dos rankings anteriores e completou seis meses seguidos ultrapassando a barreira das 1 mil unidades mensais.
Completando o pódio novamente, o Hyundai ix35 (657) teve o seu melhor desempenho em 2019 e abriu boa vantagem em relação ao Mitsubishi ASX (337), quinto no mês anterior. Com filas de espera nas concessionárias da marca japonesa, o novo Toyota RAV4 (301) completou o top 5
Sem acompanhar o ritmo dos rivais, o Kia Sportage (277) perdeu quase 1/3 dos compradores do ano passado. A retração, entretanto, foi inferior à registrada pelo Chevrolet Equinox (266, -34%). Ainda sem conseguir atingir as metas de vendas da Caoa Chery, o Tiggo 7 (255) repetiu o oitavo lugar dos dois meses anteriores, sob ameaça do Peugeot 3008 (231).
Apesar de bem distante dos principais adversários, o Honda CR-V (64), outrora um dos protagonistas do segmento, teve a maior evolução dos últimos 12 meses. Com nova geração já apresentada no exterior, o veterano Land Rover Defender foi o último colocado, com um único emplacamento registrado.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
SET/19 |
AGO/19 |
SET/18 |
% SET 19 |
% AGO 19 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
JEEP COMPASS |
4554 |
4843 |
5004 |
52,45% |
50,19% |
-5,97% |
-8,99% |
2º |
VW TIGUAN |
1228 |
1356 |
658 |
14,14% |
14,05% |
-9,44% |
86,63% |
3º |
HYUNDAI IX35 |
657 |
577 |
483 |
7,57% |
5,98% |
13,86% |
36,02% |
4º |
MITSUBISHI ASX |
337 |
463 |
423 |
3,88% |
4,80% |
-27,21% |
-20,33% |
5º |
TOYOTA RAV4 |
301 |
486 |
304 |
3,47% |
5,04% |
-38,07% |
-0,99% |
6º |
KIA SPORTAGE |
277 |
294 |
400 |
3,19% |
3,05% |
-5,78% |
-30,75% |
7º |
CHEVROLET EQUINOX |
266 |
412 |
403 |
3,06% |
4,27% |
-35,44% |
-34,00% |
8º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
255 |
237 |
0 |
2,94% |
2,46% |
7,59% |
- |
9º |
PEUGEOT 3008 |
231 |
214 |
213 |
2,66% |
2,22% |
7,94% |
8,45% |
10º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
188 |
175 |
0 |
2,17% |
1,81% |
7,43% |
- |
11º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
164 |
157 |
190 |
1,89% |
1,63% |
4,46% |
-13,68% |
12º |
HYUNDAI TUCSON |
71 |
141 |
355 |
0,82% |
1,46% |
-49,65% |
-80,00% |
13º |
HONDA CR-V |
64 |
86 |
6 |
0,74% |
0,89% |
-25,58% |
966,67% |
14º |
PEUGEOT 5008 |
30 |
33 |
52 |
0,35% |
0,34% |
-9,09% |
-42,31% |
15º |
SUBARU XV |
20 |
19 |
0 |
0,23% |
0,20% |
5,26% |
- |
16º |
SUBARU FORESTER |
19 |
19 |
44 |
0,22% |
0,20% |
0,00% |
-56,82% |
17º |
DODGE JOURNEY |
11 |
122 |
23 |
0,13% |
1,26% |
-90,98% |
-52,17% |
18º |
JEEP WRANGLER |
6 |
11 |
8 |
0,07% |
0,11% |
-45,45% |
-25,00% |
19º |
SUBARU OUTBACK |
3 |
3 |
1 |
0,03% |
0,03% |
0,00% |
200,00% |
20º |
LAND ROVER DEFENDER |
1 |
1 |
0 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
- |
|
|
8683 |
9649 |
8567 |
100,00% |
100,00% |
-10,01% |
1,35% |
Na faixa de cima, o Toyota SW4 (1.050) registrou leve evolução e se aproximou dos 70% de participação de mercado. Triplicando os números do ano passado, o Mitsubishi Pajero (221) deixou para trás o Chevrolet Trailblazer (202), este em pior momento comercial desde maio de 2018 (197) após o recorde registrado em agosto.
Da quarta colocação em diante, todos os modelos, somados, emplacaram apenas 35 unidades e perderam espaço na comparação com setembro do ano passado. Melhor deles, o Kia Sorento (13) não vendia tão pouco desde abril de 2017 (17).
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
SET/19 |
AGO/19 |
SET/18 |
% SET 19 |
% AGO 19 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
TOYOTA SW4 |
1050 |
1142 |
1014 |
69,63% |
57,21% |
-8,06% |
3,55% |
2º |
MITSUBISHI PAJERO |
221 |
195 |
73 |
14,66% |
9,77% |
13,33% |
202,74% |
3º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
202 |
588 |
337 |
13,40% |
29,46% |
-65,65% |
-40,06% |
4º |
KIA SORENTO |
13 |
40 |
46 |
0,86% |
2,00% |
-67,50% |
-71,74% |
5º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
11 |
18 |
17 |
0,73% |
0,90% |
-38,89% |
-35,29% |
6º |
JAC T80 |
5 |
8 |
0 |
0,33% |
0,40% |
-37,50% |
- |
7º |
LIFAN X80 |
2 |
1 |
29 |
0,13% |
0,05% |
100,00% |
-93,10% |
8º |
NISSAN PATHFINDER |
2 |
1 |
0 |
0,13% |
0,05% |
100,00% |
- |
9º |
FORD EXPLORER |
1 |
0 |
0 |
0,07% |
0,00% |
- |
- |
10º |
HYUNDAI SANTA FE |
1 |
3 |
70 |
0,07% |
0,15% |
-66,67% |
-98,57% |
|
|
1508 |
1996 |
1586 |
100,00% |
100,00% |
-24,45% |
-4,92% |
Observação: Os números do Jeep Grand Cherokee também incluem os do Cherokee, já que a Fenabrave não realiza a segregação.
Fonte: Fenabrave
Galeria: Hyundai New Tucson avaliação BR
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