Com os quatro principais modelos do segmento em alta, as vendas de sedãs compactos encerraram o mês de setembro com crescimento de pouco mais de 5%. Neste cenário, o destaque maior coube ao Prisma: com 8.946 unidades, quase 37% a mais do que há um ano, o Chevrolet não vendia tanto desde dezembro de 2014 (9.549).
O mais impressionante é que este resultado ocorreu exatamente no mês em que a marca norte-americana apresentou o seu sucessor – o Onix Plus, que fechou setembro já com 617 unidades. Também com crescimento expressivo (+35,6%), o Ford Ka Sedan (4.450) completou quatro meses ininterruptos na segunda posição.
Com avanço um pouco mais modesto (+14,8%), o VW Virtus (4.043) completou o pódio com mais de 700 unidades de vantagem sobre o atual Hyundai HB20S (3.334) – a nova geração do sul-coreano chegará oficialmente às concessionárias em novembro. Fechando o top 5, o VW Voyage (2.260) perdeu 1/5 dos compradores de 2018.
Em briga definida por apenas 38 unidades, o Toyota Yaris Sedan (2.140) derrotou o Fiat Cronos (2.102), que teve seu melhor momento comercial desde janeiro (2.577). Recém-renovado, o Renault Logan (2.014) vendeu menos do que no mês anterior. Sem ultrapassar as 2 mil unidades desde março, o Nissan Versa (1.890) veio na sequência.
Campeão de crescimento em relação a 2018 (+42,2%), o Honda City (1.465) chegou ao seu melhor desempenho no ano. Apesar de se recuperar do recorde negativo de agosto, o Fiat Grand Siena (1.039) continua sem ritmo para acompanhar os adversários.
Atrás do Toyota Etios Sedan (883), o Chevrolet Cobalt (831) não vendia tão pouco desde dezembro de 2011, quando oficialmente começou a ser comercializado. O Caoa Chery Arrizo 5, com 301 unidades, atingiu seu recorde. Apesar disso, o modelo só não foi o lanterna porque um consumidor optou pelo Lifan LF530.
Sedãs Compactos |
||||||||
POS. |
MODELO |
SET/19 |
AGO/19 |
SET/18 |
% SET 19 |
% AGO 19 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
CHEVROLET PRISMA |
8946 |
7251 |
6532 |
24,63% |
19,86% |
23,38% |
36,96% |
2º |
FORD KA SEDAN |
4450 |
4593 |
3282 |
12,25% |
12,58% |
-3,11% |
35,59% |
3º |
VW VIRTUS |
4043 |
4334 |
3522 |
11,13% |
11,87% |
-6,71% |
14,79% |
4º |
HYUNDAI HB20S |
3334 |
3536 |
2451 |
9,18% |
9,68% |
-5,71% |
36,03% |
5º |
VW VOYAGE |
2260 |
2856 |
2828 |
6,22% |
7,82% |
-20,87% |
-20,08% |
6º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2140 |
2365 |
2122 |
5,89% |
6,48% |
-9,51% |
0,85% |
7º |
FIAT CRONOS |
2102 |
1782 |
3062 |
5,79% |
4,88% |
17,96% |
-31,35% |
8º |
RENAULT LOGAN |
2014 |
2280 |
2907 |
5,55% |
6,24% |
-11,67% |
-30,72% |
9º |
NISSAN VERSA |
1890 |
1875 |
2462 |
5,20% |
5,13% |
0,80% |
-23,23% |
10º |
HONDA CITY |
1465 |
1159 |
1030 |
4,03% |
3,17% |
26,40% |
42,23% |
11º |
FIAT GRAND SIENA |
1039 |
862 |
1441 |
2,86% |
2,36% |
20,53% |
-27,90% |
12º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
883 |
987 |
851 |
2,43% |
2,70% |
-10,54% |
3,76% |
13º |
CHEVROLET COBALT |
831 |
1416 |
1994 |
2,29% |
3,88% |
-41,31% |
-58,32% |
14º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
617 |
1018 |
0 |
1,70% |
2,79% |
-39,39% |
- |
15º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
301 |
201 |
0 |
0,83% |
0,55% |
49,75% |
- |
16º |
LIFAN LF530 |
1 |
0 |
8 |
0,00% |
0,00% |
- |
-87,50% |
|
|
36316 |
36515 |
34492 |
100,00% |
100,00% |
-0,54% |
5,29% |
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira