Sedãs compactos mais vendidos: Prisma não emplacava tanto desde 2014
E olha que setembro foi o mês de estreia do sucessor Onix Plus...
Com os quatro principais modelos do segmento em alta, as vendas de sedãs compactos encerraram o mês de setembro com crescimento de pouco mais de 5%. Neste cenário, o destaque maior coube ao Prisma: com 8.946 unidades, quase 37% a mais do que há um ano, o Chevrolet não vendia tanto desde dezembro de 2014 (9.549).
O mais impressionante é que este resultado ocorreu exatamente no mês em que a marca norte-americana apresentou o seu sucessor – o Onix Plus, que fechou setembro já com 617 unidades. Também com crescimento expressivo (+35,6%), o Ford Ka Sedan (4.450) completou quatro meses ininterruptos na segunda posição.
Com avanço um pouco mais modesto (+14,8%), o VW Virtus (4.043) completou o pódio com mais de 700 unidades de vantagem sobre o atual Hyundai HB20S (3.334) – a nova geração do sul-coreano chegará oficialmente às concessionárias em novembro. Fechando o top 5, o VW Voyage (2.260) perdeu 1/5 dos compradores de 2018.
Em briga definida por apenas 38 unidades, o Toyota Yaris Sedan (2.140) derrotou o Fiat Cronos (2.102), que teve seu melhor momento comercial desde janeiro (2.577). Recém-renovado, o Renault Logan (2.014) vendeu menos do que no mês anterior. Sem ultrapassar as 2 mil unidades desde março, o Nissan Versa (1.890) veio na sequência.
Campeão de crescimento em relação a 2018 (+42,2%), o Honda City (1.465) chegou ao seu melhor desempenho no ano. Apesar de se recuperar do recorde negativo de agosto, o Fiat Grand Siena (1.039) continua sem ritmo para acompanhar os adversários.
Atrás do Toyota Etios Sedan (883), o Chevrolet Cobalt (831) não vendia tão pouco desde dezembro de 2011, quando oficialmente começou a ser comercializado. O Caoa Chery Arrizo 5, com 301 unidades, atingiu seu recorde. Apesar disso, o modelo só não foi o lanterna porque um consumidor optou pelo Lifan LF530.
Sedãs Compactos |
||||||||
POS. |
MODELO |
SET/19 |
AGO/19 |
SET/18 |
% SET 19 |
% AGO 19 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
CHEVROLET PRISMA |
8946 |
7251 |
6532 |
24,63% |
19,86% |
23,38% |
36,96% |
2º |
FORD KA SEDAN |
4450 |
4593 |
3282 |
12,25% |
12,58% |
-3,11% |
35,59% |
3º |
VW VIRTUS |
4043 |
4334 |
3522 |
11,13% |
11,87% |
-6,71% |
14,79% |
4º |
HYUNDAI HB20S |
3334 |
3536 |
2451 |
9,18% |
9,68% |
-5,71% |
36,03% |
5º |
VW VOYAGE |
2260 |
2856 |
2828 |
6,22% |
7,82% |
-20,87% |
-20,08% |
6º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2140 |
2365 |
2122 |
5,89% |
6,48% |
-9,51% |
0,85% |
7º |
FIAT CRONOS |
2102 |
1782 |
3062 |
5,79% |
4,88% |
17,96% |
-31,35% |
8º |
RENAULT LOGAN |
2014 |
2280 |
2907 |
5,55% |
6,24% |
-11,67% |
-30,72% |
9º |
NISSAN VERSA |
1890 |
1875 |
2462 |
5,20% |
5,13% |
0,80% |
-23,23% |
10º |
HONDA CITY |
1465 |
1159 |
1030 |
4,03% |
3,17% |
26,40% |
42,23% |
11º |
FIAT GRAND SIENA |
1039 |
862 |
1441 |
2,86% |
2,36% |
20,53% |
-27,90% |
12º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
883 |
987 |
851 |
2,43% |
2,70% |
-10,54% |
3,76% |
13º |
CHEVROLET COBALT |
831 |
1416 |
1994 |
2,29% |
3,88% |
-41,31% |
-58,32% |
14º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
617 |
1018 |
0 |
1,70% |
2,79% |
-39,39% |
- |
15º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
301 |
201 |
0 |
0,83% |
0,55% |
49,75% |
- |
16º |
LIFAN LF530 |
1 |
0 |
8 |
0,00% |
0,00% |
- |
-87,50% |
|
|
36316 |
36515 |
34492 |
100,00% |
100,00% |
-0,54% |
5,29% |
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Fonte: Fenabrave
Galeria: Chevrolet Prisma 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia