Com leve alta em relação à composição total de emplacamentos de agosto (45,17%), as vendas diretas foram responsáveis por 46,14% dos 223.240 automóveis e comerciais leves registrados no Brasil em setembro. A Chevrolet, com 19,54%, manteve a liderança entre as montadoras, seguida por Fiat (18,63%) e VW (17,18%). Renault (9,80%) e Ford (9,27%) trocaram posições que estavam inalteradas desde julho.
Falando na Chevrolet, a marca teve um mês histórico. Além de emplacar Onix e Prisma no topo do ranking geral pela 1ª vez, ainda viu seus dois campeões de vendas como líderes na modalidade, com 8.579 unidades e 5.004 unidades, respectivamente - o sedã com quase 56% do total registrado em setembro. Quarto em agosto, o Jeep Renegade (4.520) voltou a figurar no pódio, com quase ¾ de suas unidades emplacadas na modalidade. Foi líder disparado entre os SUVs.
Vice-líder nos dois rankings anteriores, o VW Gol (4.240) caiu para quarto, mas ainda com boa folga para o Ford Ka Sedan (3.282), que neste mês ficou (pouco) à frente da versão hatch (3.157). Além do Renegade, o segmento de SUVs ainda teve o Jeep Compass (3.005) e o Nissan Kicks (2.903) presentes no top 10. O Renault Sandero (2.794), quinto em agosto, perdeu quatro posições.
Normalmente atrás do VW Voyage (1.811), desta vez o VW Virtus (1.966) emplacou mais do que o irmão mais velho, se aproximando dos 50% de representatividade na composição das vendas. Quinto colocado no ranking geral, o Hyundai HB20 (1.139) foi apenas o 26º na venda PJ, com menos de 16% de seu volume.
Nenhum outro modelo, no entanto, foi tão dependente das vendas diretas quanto a veterana Weekend: com 432 unidades, a station da Fiat emplacou apenas 1 unidade no varejo no mês passado. Merece destaque também a presença do sofisticado Audi Q5 na lista, com 266 unidades - mais de 92% de tudo o que foi registrado pelo SUV da marca alemã.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
SET 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
8.579 |
40,77% |
21.044 |
2º |
CHEVROLET PRISMA |
5.004 |
55,94% |
8.946 |
3º |
JEEP RENEGADE |
4.520 |
74,23% |
6.089 |
4º |
VW GOL |
4.240 |
61,90% |
6.850 |
5º |
FORD KA SEDAN |
3.282 |
73,75% |
4.450 |
6º |
FORD KA |
3.157 |
40,01% |
7.891 |
7º |
JEEP COMPASS |
3.005 |
65,99% |
4.554 |
8º |
NISSAN KICKS |
2.903 |
64,55% |
4.497 |
9º |
RENAULT SANDERO |
2.794 |
52,18% |
5.355 |
10º |
VW VIRTUS |
1.966 |
48,63% |
4.043 |
11º |
VW VOYAGE |
1.811 |
80,13% |
2.260 |
12º |
VW POLO |
1.798 |
28,62% |
6.282 |
13º |
FIAT ARGO |
1.771 |
30,91% |
5.730 |
14º |
RENAULT KWID |
1.723 |
19,52% |
8.826 |
15º |
FORD ECOSPORT |
1.661 |
50,92% |
3.262 |
16º |
FIAT MOBI |
1.636 |
37,38% |
4.377 |
17º |
RENAULT LOGAN |
1.586 |
78,75% |
2.014 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
1.451 |
63,98% |
2.268 |
19º |
FIAT UNO |
1.332 |
88,56% |
1.504 |
20º |
RENAULT CAPTUR |
1.325 |
48,55% |
2.729 |
21º |
TOYOTA COROLLA |
1.316 |
32,28% |
4.077 |
22º |
RENAULT DUSTER |
1.296 |
63,07% |
2.055 |
23º |
HYUNDAI HB20S |
1.295 |
38,84% |
3.334 |
24º |
HYUNDAI CRETA |
1.255 |
26,63% |
4.713 |
25º |
VW T-CROSS |
1.251 |
33,13% |
3.776 |
26º |
HYUNDAI HB20 |
1.139 |
15,94% |
7.145 |
27º |
CITROËN C4 CACTUS |
910 |
61,53% |
1.479 |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
800 |
37,38% |
2.140 |
29º |
NISSAN VERSA |
692 |
36,61% |
1.890 |
30º |
HONDA FIT |
691 |
35,17% |
1.965 |
31º |
CHEVROLET COBALT |
690 |
83,03% |
831 |
32º |
PEUGEOT 2008 |
525 |
68,99% |
761 |
33º |
VW FOX/CROSS FOX |
499 |
19,55% |
2.552 |
34º |
FIAT SIENA |
498 |
47,93% |
1.039 |
35º |
VW TIGUAN |
491 |
39,98% |
1.228 |
36º |
FIAT CRONOS |
464 |
22,07% |
2.102 |
37º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
460 |
46,94% |
980 |
38º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
441 |
49,94% |
883 |
39º |
FIAT WEEKED |
432 |
99,77% |
433 |
40º |
HONDA CIVIC |
432 |
18,17% |
2.377 |
41º |
TOYOTA YARIS HATCH |
407 |
15,01% |
2.711 |
42º |
CHEVROLET TRACKER |
369 |
28,25% |
1.306 |
43º |
VW JETTA |
368 |
33,24% |
1.107 |
44º |
FIAT DOBLÒ |
349 |
88,80% |
393 |
45º |
HONDA HR-V |
314 |
8,18% |
3.839 |
46º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
291 |
47,16% |
617 |
47º |
HONDA CITY |
286 |
19,52% |
1.465 |
48º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
276 |
20,52% |
1.345 |
49º |
TOYOTA SW4 |
271 |
25,78% |
1.051 |
50º |
AUDI Q5 |
266 |
92,68% |
287 |
Entre os comerciais leves, novo domínio da Fiat, com Strada (6.335) e Toro (4.668) acima dos 81% de vendas na modalidade. Novamente no pódio, a Saveiro (3.954) ultrapassou os 90%. Com exatamente a metade das vendas da picape da VW, a Chevrolet S10 (1.977) foi menos dependente: “apenas” 66,9%.
Quinta colocada nos últimos rankings, a Toyota Hilux (1.196) foi batida pela Ford Ranger (1.352) – a representante da marca japonesa, aliás, foi a que menos precisou da modalidade dentre os modelos do top 10. Com mix de vendas um pouco mais equilibrado do que as rivais, a VW Amarok (997) se aproximou dos 56%.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
SET 19 |
1º |
FIAT STRADA |
6.335 |
96,38% |
6.573 |
2º |
FIAT TORO |
4.668 |
81,94% |
5.697 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.954 |
93,10% |
4.247 |
4º |
CHEVROLET S10 |
1.977 |
66,86% |
2.957 |
5º |
FORD RANGER |
1.352 |
64,17% |
2.107 |
6º |
TOYOTA HILUX |
1.196 |
37,53% |
3.187 |
7º |
FIAT FIORINO |
1.152 |
73,00% |
1.578 |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
1.017 |
88,20% |
1.153 |
9º |
VW AMAROK |
997 |
55,79% |
1.787 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
898 |
69,61% |
1.290 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
568 |
67,54% |
841 |
12º |
FIAT DUCATO |
474 |
90,80% |
522 |
13º |
RENAULT MASTER |
461 |
68,60% |
672 |
14º |
MITSUBISHI L200 |
220 |
29,85% |
737 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
196 |
96,08% |
204 |
16º |
CITROËN JUMPY |
163 |
94,22% |
173 |
17º |
FIAT UNO |
79 |
100,00% |
79 |
18º |
HYUNDAI HR |
78 |
17,93% |
435 |
19º |
PEUGEOT PARTNER |
69 |
61,06% |
113 |
20º |
CITROËN BERLINGO |
53 |
77,94% |
68 |
21º |
VW EXPRESS |
33 |
10,61% |
311 |
22º |
CITROËN JUMPER |
14 |
87,50% |
16 |
23º |
IVECO DAILY 35S14 |
9 |
6,38% |
141 |
24º |
PEUGEOT BOXER |
7 |
100,00% |
7 |
25º |
IVECO DAILY 30S13 |
5 |
6,58% |
76 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
2 |
8,70% |
23 |
27º |
FORD F100 |
1 |
50,00% |
2 |
28º |
IVECO DAILY |
1 |
10,00% |
10 |
29º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
50,00% |
2 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela