Com leve retração em relação à participação na composição total do mercado de agosto (54,83%), as vendas no varejo representaram 53,86% dos 223.240 automóveis e comerciais leves emplacados no país em setembro. Chevrolet (17,22%) e VW (14,98%) mantiveram as duas primeiras posições entre as marcas, mas a Renault (10,70%) surpreendeu, saltando da sexta para a terceira colocação. Hyundai (10,41%) e Toyota (9,19%) completaram o top 5.
Após 18 meses como vice-líder, o Hyundai HB20 (6.006) perdeu a posição para o Renault Kwid (7.103), com o Chevrolet Onix (12.465) mantendo a ponta com a menor participação na modalidade do top 5 (59,2%) – o pódio, aliás, tem os mesmos integrantes desde fevereiro. Quarto em julho e agosto, o VW Polo (4.484) foi superado pelo Ford Ka (4.734).
Destaque de vendas gerais no mês passado, o Chevrolet Prisma (3.942), sétimo e a menos de 20 unidades do Fiat Argo (3.959), foi o único do top 10 a ter menos de 50% de suas vendas no varejo. Superado pelo Hyundai Creta (3.458) em agosto, o Honda HR-V (3.525) reassumiu a liderança entre os SUVs. Com 2.761 unidades, o Toyota Corolla voltou a figurar na parte de cima da tabela.
Em seu quinto mês no top 20, o VW T-Cross (2.525) assegurou presença no pódio dos SUVs compactos. O segmento, aliás, viu o veterano Ford Ecosport (1.601) vender mais do que o Nissan Kicks (1.594) e o Jeep Renegade (1.569). Com quase 80% de seus emplacamentos na modalidade, o Fiat Cronos (1.638) ficou à frente do Toyota Yaris Sedan (1.340).
Cada vez mais discreto no mercado, o VW up! (897) vendeu menos do que o Chevrolet Tracker (937), mesmo com o GM às vésperas de uma nova geração. Em momento de transição para a linha 2020, o Chevrolet Cruze Sedan (520) foi batido pelo rival VW Jetta (739). Único premium do top 50, o BMW X1 (338) foi o último da lista.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | SET 19 |
1º | CHEVROLET ONIX | 12.465 | 59,23% | 21.044 |
2º | RENAULT KWID | 7.103 | 80,48% | 8.826 |
3º | HYUNDAI HB20 | 6.006 | 84,06% | 7.145 |
4º | FORD KA | 4.734 | 59,99% | 7.891 |
5º | VW POLO | 4.484 | 71,38% | 6.282 |
6º | FIAT ARGO | 3.959 | 69,09% | 5.730 |
7º | CHEVROLET PRISMA | 3.942 | 44,06% | 8.946 |
8º | HONDA HR-V | 3.525 | 91,82% | 3.839 |
9º | HYUNDAI CRETA | 3.458 | 73,37% | 4.713 |
10º | TOYOTA COROLLA | 2.761 | 67,72% | 4.077 |
11º | FIAT MOBI | 2.741 | 62,62% | 4.377 |
12º | VW GOL | 2.610 | 38,10% | 6.850 |
13º | RENAULT SANDERO | 2.561 | 47,82% | 5.355 |
14º | VW T-CROSS | 2.525 | 66,87% | 3.776 |
15º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.304 | 84,99% | 2.711 |
16º | VW VIRTUS | 2.077 | 51,37% | 4.043 |
17º | VW FOX/CROSS FOX | 2.053 | 80,45% | 2.552 |
18º | HYUNDAI HB20S | 2.039 | 61,16% | 3.334 |
19º | HONDA CIVIC | 1.945 | 81,83% | 2.377 |
20º | FIAT CRONOS | 1.638 | 77,93% | 2.102 |
21º | FORD ECOSPORT | 1.601 | 49,08% | 3.262 |
22º | NISSAN KICKS | 1.594 | 35,45% | 4.497 |
23º | JEEP RENEGADE | 1.569 | 25,77% | 6.089 |
24º | JEEP COMPASS | 1.549 | 34,01% | 4.554 |
25º | RENAULT CAPTUR | 1.404 | 51,45% | 2.729 |
26º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.340 | 62,62% | 2.140 |
27º | HONDA FIT | 1.274 | 64,83% | 1.965 |
28º | NISSAN VERSA | 1.198 | 63,39% | 1.890 |
29º | HONDA CITY | 1.179 | 80,48% | 1.465 |
30º | FORD KA SEDAN | 1.168 | 26,25% | 4.450 |
31º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1.069 | 79,48% | 1.345 |
32º | CHEVROLET TRACKER | 937 | 71,75% | 1.306 |
33º | VW UP | 897 | 77,19% | 1.162 |
34º | HONDA WR-V | 863 | 94,21% | 916 |
35º | CHEVROLET SPIN | 817 | 36,02% | 2.268 |
36º | NISSAN MARCH | 792 | 86,27% | 918 |
37º | TOYOTA SW4 | 780 | 74,22% | 1.051 |
38º | RENAULT DUSTER | 759 | 36,93% | 2.055 |
39º | VW JETTA | 739 | 66,76% | 1.107 |
40º | VW TIGUAN | 737 | 60,02% | 1.228 |
41º | CHERY TIGGO 5X | 723 | 97,83% | 739 |
42º | HYUNDAI IX35 | 583 | 88,74% | 657 |
43º | CITROËN C4 CACTUS | 569 | 38,47% | 1.479 |
44º | FIAT SIENA | 541 | 52,07% | 1.039 |
45º | CHERY TIGGO 2 | 521 | 100,00% | 521 |
46º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 520 | 53,06% | 980 |
47º | VW VOYAGE | 449 | 19,87% | 2.260 |
48º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 442 | 50,06% | 883 |
49º | RENAULT LOGAN | 428 | 21,25% | 2.014 |
50º | BMW X1 | 338 | 85,79% | 394 |
Sem surpresas, a Toyota Hilux (1.991) se manteve no topo entre os comerciais leves e por pouco não emplacou mais do que a soma da Fiat Toro (1.029) com a Chevrolet S10 (980). Na briga pelo quarto lugar, VW Amarok (790) e Ford Ranger (755) novamente trocaram de posições.
Terceira colocada no geral, a VW Saveiro (293) completou o top 10 atrás de modelos maiores como a Mitsubishi L200 (517) e a Renault Duster Oroch (392). Líder absoluta no global, a Fiat Strada (238) foi apenas a 13ª na modalidade, com menos de 4% de suas vendas.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | SET 19 |
1º | TOYOTA HILUX | 1.991 | 62,47% | 3.187 |
2º | FIAT TORO | 1.029 | 18,06% | 5.697 |
3º | CHEVROLET S10 | 980 | 33,14% | 2.957 |
4º | VW AMAROK | 790 | 44,21% | 1.787 |
5º | FORD RANGER | 755 | 35,83% | 2.107 |
6º | MITSUBISHI L200 | 517 | 70,15% | 737 |
7º | FIAT FIORINO | 426 | 27,00% | 1.578 |
8º | RENAULT DUSTER OROCH | 392 | 30,39% | 1.290 |
9º | HYUNDAI HR | 357 | 82,07% | 435 |
10º | VW SAVEIRO | 293 | 6,90% | 4.247 |
11º | VW EXPRESS | 278 | 89,39% | 311 |
12º | NISSAN FRONTIER | 273 | 32,46% | 841 |
13º | FIAT STRADA | 238 | 3,62% | 6.573 |
14º | RENAULT MASTER | 211 | 31,40% | 672 |
15º | KIA K2500 | 201 | 100,00% | 201 |
16º | CHEVROLET MONTANA | 136 | 11,80% | 1.153 |
17º | IVECO DAILY 35S14 | 132 | 93,62% | 141 |
18º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 121 | 100,00% | 121 |
19º | IVECO DAILY 30S13 | 71 | 93,42% | 76 |
20º | FIAT DUCATO | 48 | 9,20% | 522 |
21º | PEUGEOT PARTNER | 44 | 38,94% | 113 |
22º | JAC V260 | 21 | 100,00% | 21 |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 21 | 91,30% | 23 |
24º | EFFA V21 | 18 | 100,00% | 18 |
25º | CITROËN BERLINGO | 15 | 22,06% | 68 |
26º | EFFA V22 | 11 | 100,00% | 11 |
27º | FOTON AUMARK 1039 | 11 | 100,00% | 11 |
28º | CITROËN JUMPY | 10 | 5,78% | 173 |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 10 | 100,00% | 10 |
30º | IVECO DAILY | 9 | 90,00% | 10 |
31º | PEUGEOT EXPERT | 8 | 3,92% | 204 |
32º | IVECO DAILY 5516 | 4 | 100,00% | 4 |
33º | EFFA K01 | 3 | 100,00% | 3 |
34º | CITROËN JUMPER | 2 | 12,50% | 16 |
35º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 2 | 100,00% | 2 |
36º | VW KOMBI | 2 | 100,00% | 2 |
37º | CHEVROLET | 1 | 100,00% | 1 |
38º | CHEVROLET 10 | 1 | 100,00% | 1 |
39º | CHEVROLET D20 | 1 | 100,00% | 1 |
40º | DODGE RAM | 1 | 100,00% | 1 |
41º | EFFA K02 | 1 | 100,00% | 1 |
42º | FORD F100 | 1 | 50,00% | 2 |
43º | FORD F150 | 1 | 100,00% | 1 |
44º | FORD F250 | 1 | 100,00% | 1 |
45º | FORD F75 | 1 | 100,00% | 1 |
46º | FOTON AUMARK 3.5 - 14ST | 1 | 100,00% | 1 |
47º | HITECH ECOCARGO | 1 | 100,00% | 1 |
48º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 50,00% | 2 |
49º | WILLYS OVERLAND | 1 | 100,00% | 1 |