O Golf foi um divisor de águas para a Volkswagen em 1974. Até então produzindo apenas o Fusca e suas variantes, o hatch chegou com motor refrigerado a líquido na dianteira e vendeu até hoje nada menos que 35 milhões de unidades - inclusive no Brasil, onde foi produzido no Paraná em suas quarta e sétima geração.
A apresentação da oitava geração não poderia dividir as atenções com outro divisor na história da Volkswagen, o elétrico I.D.3., então sua estreia saiu do Salão de Frankfurt e acontecerá em um momento solo, no dia 24 de outubro, na Alemanha, sua terra natal. Segundo a Volkswagen, o Golf "trará novas tendências com seu design inconfundível, digitalização inteligente, serviços conectados e uma linha completa de motores eficientes e eletrificados".
Em alguns países, já se sabe que o Golf só chegará em versões como GTI, GTE e R, algo que deve acontecer no Brasil - infelizmente, sem o R. Na Alemanha, deverá ser mostrado com o motor 1.5 turbo (evolução do 1.4 TFSI) e alguma versão com o sistema de 48 volts híbrido leve. A GTE deverá ser lançada em algum momento posterior.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Na era da eletrificação, italianos lançarão motor V12 com 4 turbos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados