O Golf foi um divisor de águas para a Volkswagen em 1974. Até então produzindo apenas o Fusca e suas variantes, o hatch chegou com motor refrigerado a líquido na dianteira e vendeu até hoje nada menos que 35 milhões de unidades - inclusive no Brasil, onde foi produzido no Paraná em suas quarta e sétima geração.
A apresentação da oitava geração não poderia dividir as atenções com outro divisor na história da Volkswagen, o elétrico I.D.3., então sua estreia saiu do Salão de Frankfurt e acontecerá em um momento solo, no dia 24 de outubro, na Alemanha, sua terra natal. Segundo a Volkswagen, o Golf "trará novas tendências com seu design inconfundível, digitalização inteligente, serviços conectados e uma linha completa de motores eficientes e eletrificados".
Em alguns países, já se sabe que o Golf só chegará em versões como GTI, GTE e R, algo que deve acontecer no Brasil - infelizmente, sem o R. Na Alemanha, deverá ser mostrado com o motor 1.5 turbo (evolução do 1.4 TFSI) e alguma versão com o sistema de 48 volts híbrido leve. A GTE deverá ser lançada em algum momento posterior.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Kia Tasman 2025 finalmente tem data para ser lançada
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Skoda Kylaq: primo do Volkswagen A0-SUV revela design em novas imagens
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Mercedes-Benz CLA 2026: nova geração é adiantada com 'camuflagem oficial'