Caixa manual de 6 marchas MQ281 também será usada por modelos da Seat, Audi e Skoda

O programa de exportações que a Volkswagen mantém na Argentina a partir da fábrica de Córdoba, região central do país, ganhou reforço recentemente com o envio de transmissões da família MQ281 para a Europa. Conforme explica a marca, unidades fabricadas localmente serão enviadas para diferentes instalações no Velho Continente e lá usadas por diversos veículos do grupo. Com índice de nacionalização na casa dos 40%, a caixa é manual, conta com 6 marchas e equipará os modelos Volkswagen T-Roc, Polo, Golf e Caddy, além de Audi A1 e Q2; Seat Ibiza, Ateca e León; e Skoda Octavia.

Galeria: VW T-Roc 2018

Considerado mais moderno que a caixa MQ250 (manual de 5 marchas), o câmbio MQ281 começou a ser fabricado em Córdoba através de um investimento de US$ 150 milhões. Neste início de operação, a Volkswagen explica que produziu um lote de apenas 50 exemplares em regime de pré-série, a fim de avaliar questões como qualidade e eficiência. Enviou 43 unidades para Poznań, na Polônia, e o restante para o centro de Engenharia de Produção da marca sediado em Wolfsburg. Posteriormente, lotes mais numerosos serão enviados para outras plantas, de modo a abastecer toda a demanda.

Atualmente, a fábrica de Córdoba emprega mais de 1.300 pessoas e tem capacidade para fabricar uma caixa de câmbio a cada 19 segundos. Além da Polônia, a planta exporta componentes (como o câmbio MQ250) para o Brasil, Alemanha, Espanha, República Checa, Eslováquia, China, Índia, África do Sul, Estados Unidos e México.

Fonte: Volkswagen