Todos os meses de especulação e teasers chegam ao fim com a apresentação da nova Honda Africa Twin 2020. Como esperado, a aventureira está mais potente graças ao novo motor, além de ter ficado mais magra. Conheça todos os detalhes sobre a nova CRF1100L.
Uma das motos mais esperadas do ano finalmente é revelada, e parece melhor do que esperado. A nova Honda Africa Twin 2020 aumenta a aposta no segmento com melhorias em várias áreas, como redução de emissões, mais potência e peso menor. Quando os rumores começaram a circular, dizendo que ela teria um motor maior, teve quem ficasse preocupado com um possível aumento no peso, o que não aconteceu.
A Honda confirma que a nova Africa Twin está mais leve do que sua antecessora. A versão de entrada pesa 226 kg, enquanto a versão com câmbio DCT alcança os 236 kg. A fabricante fez várias mudanças para conseguir reduzir o peso da moto, incluindo uma caixa de câmbio mais leve.
Além da redução nos pesos, a moto está com um assento mais baixo e que pode ser ajustado para até 84,8 centímetros, embora o ajuste padrão seja de 87,1 cm. A nova opção de assento baixo deixa a moto mais acessível para pilotos de menor estatura.
Claro, o destaque da Africa Twin é o novo motor duplo paralelo de 1.084 cc, que recebeu aumento de cilindrada e outras melhorias. As camisas dos cilindros agora são feitas de alumínio, os cabeçotes foram redesenhados, a ECU foi reajustada para otimizar a injeção direta na câmara de combustão (também redesenhada).
O novo motor agora gera 102 cv, um aumento de 7%, e 10,7 kgfm de torque. Para ajudar a aumentar a potência e reduzir a emissão de poluentes, a Honda criou um abafador equipado com um controle de válvula de escape variável. O modelo será oferecido com seis modos de condução: tour, urban, gravel, off-road e dois modos personalizáveis. Eles variam a resposta do acelerador e dos freios dependendo da situação e do nível de agressividade desejado.
A suspensão é praticamente a mesma, com o grafo invertido Showa de 45 mm e com 231 mm de curso na frente, enquanto a traseira usa amortecedor Showa com braço oscilante Pro-Link e curso de 220 mm. As rodas continuam de 21" na frente e 18" na traseira. A frenagem vem pelos mesmos freios que o modelo 2019: discos dianteiros de 310mm e traseiros de 256mm, ambos com ABS.
Na parte visual, as mudanças são bem sutis. A carenagem tem uma leva alteração, com um para-brisa maior. Os painéis laterais escondem a estrutura da moto e a proteção na parte de baixo está maior, protegendo também o sistema de escapamento.
Com este design mais leve, a Honda espera incentivar os pilotos a voltarem a fazer trilhas com a Africa Twin, mas sem perder sua capacidade de andar bem no asfalto. O modelo recebe equipamentos como controle de cruzeiro de série, display TFT de 6,5" com Android Auto e Apple CarPlay, entrada USB, conexão via Bluetooth e mais.
Nos Estados Unidos, a nova Honda Africa Twin 2020 será vendida a partir de US$ 14.399 (cerca de R$ 60 mil), com o início das vendas programado para março de 2020. Ainda não há data para chegar ao Brasil.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou