Aposta esportiva da Kia, Stinger pode não ganhar nova geração
Vendas abaixo do esperado ameaçam desenvolvimento de uma segunda linhagem
Desenvolvido com o objetivo de reforçar a imagem da Kia em termos de desempenho e performance, o sedã esportivo Stinger parece não ter caído nas graças do público. Prova disso é o reconhecimento, por parte da própria empresa, de que a atuação comercial do modelo está sendo decepcionante diante das expectativas traçadas na época do lançamento.
Em entrevista concedida recentemente, o próprio Gregory Guillaume, designer-chefe do estúdio de estilo da Kia na Alemanha, confessou que os números estão bem aquém do esperado. "Nunca esperávamos realmente fazer grandes volumes. É um carro de nicho. Mas queríamos ter sucesso pelo menos na América. Era esse o mercado em que pensávamos que havia uma chance de que funcionasse", disse.
Galeria: Kia Stinger GT 2018
De acordo com números divulgados pelo site Car Sales, a trajetória comercial do Stinger é decrescente. Enquanto em 2018 o modelo emplacou 11.624 unidades de janeiro a agosto nos Estados Unidos, em 2019 foram entregues apenas 9.435 exemplares no mesmo período. Na Austrália, onde o esportivo também é vendido, as cifras correspondem apenas à metade das metas planejadas pela Kia. Os revendedores estão sendo forçados a oferecer descontos generosos para tornar o modelo mais tentador para os compradores. "O público não está acostumado com a idéia de um sedan de desempenho da Kia", explica Guillaume.
Diante desse resultado, começam a surgir rumores sobre o eventual cancelamento de uma nova geração. Mas o executivo acredita que a marca precisa ser paciente com o Stinger. "A empresa precisa esperar pelo menos mais uma geração antes de decidir abandonar o segmento", ressalta. "Como você sabe que muita coisa acontece com eletrificação, pode ser que o Stinger se torne outra coisa. Eu não sei. Ainda não chegamos. Temos um pouco de tempo", disse em referência a uma possível segunda geração.
No Brasil, o modelo é vendido em versão única GT com preço sugerido de R$ 349.990. Sob o capô, o motor V6 3.3 biturbo entrega 370 cv a 6.000 rpm e 52 kgfm de torque entre 1.300 e 4.500 rpm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com velocidade máxima de 270 km/h. O câmbio é automático de 8 marchas e a tração, integral.
Fonte: CarAdvice
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Stinger ganha série especial de despedida antes de ser trocado por elétrico
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Ruim de loja, Kia Stinger sairá de linha em 2023 sem deixar sucessor
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
Kia Stinger poderá sair de linha em 2022 diante das baixas vendas
Chineses são maioria no primeiro turno da votação do World Car Awards 2025
Kia confirma lançamento dos novos Stinger e Carnival no Brasil em 2021