Setembro será o período mais agitado do setor automotivo brasileiro em 2019. Só na primeira semana do mês a Toyota lançou o novo Corolla e a Hyundai adiantou as primeiras imagens do novo HB20, que será lançado dia 16. Antes disso, no dia 12, a Chevrolet vai apresentar o novo Onix Sedan. E ainda em setembro a Kia vai lançar o novo Cerato e a Audi os novos A6 e A7. Vai faltar dia pra tanto evento!
Veja então o que rolou de mais importante nesta semana:
Após uma série de teasers, a Hyundai resolveu adiantar as imagens oficiais do novo HB20. Como esperado, a segunda geração do hatch nacional se adequou à nova linguagem visual da marca, com a grade maior e mais baixa, além da traseira com a coluna C em preto e as lanternas em formato pontiagudo na parte que adentra a tampa do porta-malas. Na imagem de traseira também é possível ver o logotipo TGDI, confirmando o motor 1.0 turbo com injeção direta de 120 cv, que vai substituir o 1.6 nas versões mais caras do modelo.
Se a versão híbrida flex já tinha sido muito alardeada pela própria Toyota, a boa surpresa do novo sedã ficou por conta da versão 2.0 com o novo motor Dynamic Force e a nova transmissão Direct Shfit que combina uma primeira marcha mecânica a um CVT com simulação de 9 marchas. Enquanto o Corolla híbrido lembra o Prius na hora de andar (eles têm a mesma base mecânica), o 2.0 chega com uma proposta de desempenho que o Corolla nunca teve, com 177 cv no etanol.
Carro mais importante da Porsche nos últimos anos, o primeiro modelo 100% elétrico da marca foi revelado em suas versões mais nervosas: Turbo e Turbo S - claro que sem turbo, mas manteve os nomes famosos das versões topo de linha dos demais Porsche. Com controle de largada e overboost, o Turbo S chega a 761 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos! A versão Turbo tem "apenas" 680 cv e faz o mesmo 3,2 segundos.
Mesmo com a nova geração prestes a ser lançada, o Onix registrou nada menos que 22.396 emplacamentos em agosto, o que marcou mais um recorde de vendas na carreira do modelo. Desta forma, ele abriu ainda mais vantagem sobre os dois principais rivais somados (Ka e HB20), sendo que no mês passado o Ford ficou à frente do Hyundai. Nesta semana, a GM também aproveitou para mostrar a nova versão Joy (foto acima), que herda a reestilização de 2016 e será o único Onix da nova gama a se manter na antiga geração após a estreia do novo hatch, prevista para o fim do ano.
Com histórico em recordes de velocidade, a Bugatti desta vez colocou o Chiron para acelerar na Alemanha, num evento homologado pela Associação de Inspeção Técnica do país (TUV). O superesportivo de 1.600 cv registrou 490,48 km/h de velocidade máxima, quebrando o recorde anterior do Agera RS, de 446,97 km/h. Depois do feito, a marca francesa disse que não vai mais buscar recordes...
Desenvolvido no Brasil, o crossover derivado do Polo (que ficará abaixo do T-Cross) já foi mostrado na Alemanha e ganhou data de estreia por aqui: segundo trimestre de 2020, tendo o motor 1.0 TSI em versões com câmbio manual ou automático. Quem já viu o carro disse que ele ficou muito interessante e pouco tem a ver com o Polo, que lhe empresta a plataforma. Agradou tanto que a VW vai vendê-lo também na Europa, com produção na Espanha.
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days se juntará ao Energy Summit em 2025 pela mobilidade elétrica
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: veja ao vivo as novidades eletrificadas para o Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: novo lote de ingressos aberto para os leitores!
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Electric Days: veja como conseguir seu ingresso e participar do evento