A Fiat abriu as portas de seu centro de design na fábrica de Betim (MG) para mostrar que está ampliando o setor e agora atenderá também as outras marcas do grupo, como Jeep e RAM. Entre as atrações estavam, inclusive, o conceito Fastback mostrado no Salão do Automóvel do ano passado. Ele sugere um SUV-cupê com base na Toro, mas a própria FCA já adiantou que não passa de um estudo de design. Sua dianteira vai influenciar a reestilização da própria Toro, enquanto seu teto curvo vai inspirar um dos dois SUVs que a Fiat prepara para lançar entre 2021 e 2022. E não é que havia um estudo de design desse modelo "escondido" por lá?
Optamos por não publicarmos as imagens na época para apurar melhor e desenvolver uma projeção detalhada com base naquela maquete. Pode ser até que seja um desenho inicial que foi rejeitado, mas a verdade é que ele "bate" com muitas informações que temos a respeito do projeto. Porte compacto, base de Argo e teto curvo com opção de pintura diferente da carroceria, para dar o efeito "flutuante", como no Nissan Kicks e no Renault Captur. Tudo isso havia na maquete, como mostramos agora (fotos abaixo) junto com as projeções.
Onde há fumaça há fogo? SUV do Argo era maquete de estudo de cores no centro de design
Na dianteira, o modelo une elementos do Argo, como os faróis principais (embora mais finos), com a grade e luzes centrais da Toro (que neste carro servem às setas). O conjunto ficou imponente e tem tudo a ver com a identidade visual que a Fiat vem aplicando em seus lançamentos mais recentes. Também é possível reconhecer alguns traços do Fiat 500X, irmão do Jeep Renegade que chegou a ser estudado para o Brasil, mas ficou inviável por ser importado.
A traseira chama a atenção pela coluna C larga, com pintura escura que "une" os vidros laterais com o vigia da tampa do porta-malas. Interessante também que a base da coluna tem desenho curvo acompanhando o contorno da lanterna, que por sua vez lembra a Toro. Um corte em C, no entanto, deixa a lanterna fina nas partes que recortam a tampa traseira, sendo que esta desce até metade do para-choque, exatamente na altura onde se posiciona a placa.
O SUV compacto atenderá a um antigo pedido dos concessionários Fiat, em especial aqueles que não abriram também uma loja da Jeep. A ideia da FCA é vendê-lo com preço inicial abaixo do Renegade, ainda que haja alguma sobreposição de valores entre eles, dependendo da versão. Rivais serão Nissan Kicks e Honda WR-V, principalmente. Desenvolvido sobre a plataforma do Argo, já chegará ao mercado com o motor 1.0 turbo T3 da família Firefly que está sendo desenvolvido também para o hatch, em conjunto com uma transmissão automática do tipo CVT.
Conceito Fastback sugeria um SUV-cupê derivado da Toro, mas é só um estudo, diz a Fiat
O segundo SUV da Fiat para o Brasil será irmão de projeto deste, porém com uma proposta mais familiar - talvez com uma pequena diferenciação de porte como a existente entre os Jeep Renegade e Compass. Terá desenho mais convencional, mas, até a FCA dar alguma dica ou um protótipo sair às ruas, adiantar qualquer informação sobre o design seria um mero exercício de futurologia.
Fotos: Fábio Trindade
Projeções: João Kleber Amaral
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS