Toyota Yaris terá versão híbrida com plataforma derivada do Corolla
Arquitetura modular TNGA terá variante GA-B, para carros compactos
Embora tenha sido lançado no Brasil em 2015, o Toyota Yaris já está prestes a trocar de geração no resto do mundo. Uma das novidades acaba de ser revelada pela Toyota: uma versão reduzida da plataforma TNGA, a mesma do novo Corolla e dos SUVs C-HR e RAV4, chamada de GA-B, feita para modelos compactos. A estreia do novo Yaris é esperada para este ano no Japão, com uma possível apresentação em outubro, durante o Salão de Tóquio, devendo chegar à Europa em 2020.
Galeria: Plataforma Toyota TGNA GA-B
A plataforma TNGA terá cinco variantes. A primeira é a GA-L, usada pela Lexus no LC e LS, com motor longitudinal e tração traseira (ou integral); logo abaixo está a GA-N, também para motores longitudinais, e que só é utilizada pelo Toyota Crown no Japão; a GA-K é para modelos grandes, como o Camry ou o RAV4; o Corolla é o primeiro modelo no Brasil a adotar a GA-C, de modelos médios (ou compactos no resto do mundo), que também é a base do Prius e do C-HR.
Segundo a Toyota, a TNGA GA-B foi feita para manter alguns dos atributos das versões maiores, como o uso de aços de alta resistência. Utilizará suspensão McPherson na frente, enquanto a traseira pode ser de eixo de torção ou multi-link, dependendo do modelo. A posição de dirigir é mais baixa e próxima do centro do veículo, o que reduz o centro de gravidade.
O espaço foi otimizado, aproveitando melhor o entre-eixos para que o veículo tenha balanços menores, mas sem comprometer o espaço interno. Mesmo a GA-B pode ser alterada para diferentes tipos de entre-eixos dentro do segmento dos compactos, permitindo seu usando tanto em hatches quanto sedãs, por exemplo.
Galeria: Toyota Yaris Hybrid - Flagra
A Toyota não faltou sobre a motorização da plataforma TNGA GA-B, mas é certo que ela será preparada para receber sistemas eletrificados, já que a marca continua a oferecer cada vez mais modelos híbridos. A nova geração do Yaris já foi avistada testando a variante híbrida para Europa e Japão – para enfrentar o Nissan Note e-Power e o Honda Fit no oriente.
A grande dúvida é se a Toyota trará a plataforma GA-B ao Brasil. O Yaris nacional utiliza a plataforma B, que também é a do modelo vendido no resto do mundo, seja a variante europeia ou a asiática. Uma possibilidade é que o investimento a ser anunciado em breve, para um SUV compacto nacional, seja para adequar o complexo em Sorocaba (SP) para produzir veículos com a arquitetura GA-B, primeiro no crossover e, daqui a alguns anos, no novo Yaris. O valor esperado é de R$ 1 bilhão, mesma quantia que a fabricante colocou em Indaiatuba para fazer o novo Corolla.
Enquanto isso, o vice-presidente da Toyota do Brasil, Miguel Fonseca, confirmou que o próximo Yaris terá pelo menos uma versão híbrida, mas que seu lançamento por aqui ainda deve demorar cerca de cinco anos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Honda acompanha Toyota e prepara novos motores 1.5 e 2.0 a gasolina
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv