Os boatos são verdadeiros. A Mercedes-Benz está eletrificando alguns modelos de seu segmento de compactos começando por um Classe A híbrido nas variantes hatch e sedã, e a minivan Classe B. Carregando os nomes "250e" e "EQ Power", o trio mantém o mesmo design das demais versões, mas obviamente com um local a mais de abastecimento do lado oposto ao do combustível, para a recarga das baterias de 15,6 kWh.
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O coração das versões 250e é o mesmo 1.3 de quatro cilindros turbo encontrado nos Classe A e B. Produz 160 cv e 25,5 kgfm de torque, e trabalha com um motor elétrico de 102 cv e 30,6 kgfm de torque. O sistema PHEV gera um total de 218 cv e 45,9 kgfm de torque, em combinação à transmissão de dupla embreagem com oito marchas.
O empurrão elétrico ajuda a levar o hatch aos 100 km/h em 6,6 segundos, enquanto o sedã precisa de 6,7 segundos. O Classe B leva 6,8 segundos. A velocidade máxima é de 235 km/h no hatch e minivan e 240 km/h no sedã. No modo puramente elétrico, a velocidade máxima é de 140 km/h.
O conjunto de baterias refrigerado a líquido pesa aproximadamente 150 kg e dá ao A250e hatch uma autonomia entre 60 e 68 km. O sedã tem entre 61 e 69 km, enquanto a minivan tem entre 56 a 67 km.
Em corrente alternada, a bateria vai de 10% a 100% em 1 hora e 45 minutos. Uma tomada de corrente contínua precisa de 25 minutos para chegar aos 80%.
A Mercedes destaca que o sistema tem apenas "pequenas limitações no espaço do porta-malas" graças a um projeto inteligente. Um exemplo é o sistema de escape que, ao invés de ir até o final do carro, termina em uma saída com o abafador no túnel da transmissão. Além disso, o tanque de gasolina está no espaço onde é instalado o eixo traseiro, aumentando o espaço disponível para as baterias sob o banco traseiro.
A fabricante alemã já aceita encomendas dos modelos no exterior em poucas semanas. O A250e começa em 36.943 euros (R$ 165,6 mil), o sedã custa 37.300 euros (R$ 167,2 mil) e a minivan em 37.663 euros (R$ 168,8 mil). E a marca ainda promete mais 20 modelos da linha EQ a partir de 2020.
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