Apresentada no mercado global no final de 2018, a nova geração do BMW Série 3 não demorou para ganhar cidadania brasileira. Prova disso é a confirmação nesta semana do início da produção do modelo na fábrica do grupo alemão em Araquari, Santa Catarina.
A unidade é responsável pela montagem do sedã desde a geração passada (cerca de 17.800 unidades entregues entre 2014 e 2018) e inicia os trabalhos com o novo modelo depois de receber mais de R$ 132 milhões em investimentos. O montante foi aplicado principalmente na modernização dos processos e compra de novos equipamentos.
Entre as novidades, destaque para a aplicação de cera realizada diretamente por um robô, solução que possibilita alcançar até mesmo regiões de difícil acesso como caixa de ar (antes, na forma manual, não havia viabilidade, segundo a marca). Há também automatização da movimentação de portas durante a montagem, além da implantação da Solda Tucker, feita por dois robôs e que traz maior segurança, agilidade e eficiência para a produção. Além do Série 3, são montados em Araquari os modelos X1, X3, X4 e X5.
A montagem contempla inicialmente as versões 330i, mas a partir de setembro os modelos 320i também serão adicionados às linhas de montagem. “O BMW Série 3 é o modelo mais vendido pela BMW no mundo, um sinônimo de tecnologia e do prazer de dirigir. Nossa qualidade global nos permite produzir todas as tecnologias e modelos do BMW Group localmente. Além do 330i, em breve produziremos também a outra versão, o BMW 320”, afirma Mathias Hofmann, Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Araquari. “Hoje, celebraremos com nossos colaboradores o início de produção”, completou.
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW lança novos M3 Competition e M3 Competition Track no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais