Porsche 911 GT3: carro de corrida habilitado para ruas celebra 20 anos
Primeiro GT3 foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra, em março de 1999
Nascido em março de 1999, no Salão de Genebra, com a missão de eliminar de uma vez por todas a divisão entre pistas de corridas e estradas, o icônico Porsche 911 GT3 completa 20 anos. Carimbado pelo departamento de corridas da marca como nenhum outro 911, o modelo foi originalmente desenvolvido pelo bicampeão mundial de rali Walter Röhrl em conjunto com o engenheiro de corridas Roland Kussmaul e especialistas em automobilismo esportivo da Porsche de Weissach. Entre os consumidores considerados mais puristas (público fiel à história da Porsche), têm clara preferência, especialmente por conta de características tradicionais como motor naturalmente aspirado, transmissão manual e tração traseira.
Galeria: Porsche 911 GT3 - 20 Anos
'Para começar, todos os Porsches 911 GT3 são sucessores legítimos do 911 RS 2.7, que foi o mais esportivo e mais desenvolvido Porsche 911 de sua época", observa Walter Röhrl em relação ao aniversário do modelo. "Todas as gerações do GT3, do primeiro modelo ao atual, se caracterizam por um apelo emocional extremamente alto. Um Porsche 911 GT3 é uma máquina puro-sangue que proporciona um nível de dinamismo e mobilidade sem paralelos. É por isso que faz sentido que as várias versões do GT3 sejam perfeitamente adequadas para corridas e venham estabelecendo por décadas o padrão entre a categoria GT nas competições", completa.
No currículo histórico, o 911 GT3 acumula incontáveis vitórias em grandes corridas de resistência, incluindo as 24 Horas de Spa, 24 Horas de Daytona e 24 Horas de Nürburgring, vencendo esta última por nada menos que sete vezes desde o ano 2000. O Porsche 911 RSR, que triunfou nas 24 Horas de Le Mans em 2018, também foi inspirado no 911 GT3. Não por acaso, cerca de 80% de todos os 911 GT3 são usados freqüentemente em pistas de corrida. No Brasil, onde o modelo conquistou uma legião de fãs, mais de 30 unidades já foram emplacadas.
Na atual geração, o destaque fica por conta do motor 4.0 de 6 cilindros com potência de 500 cv e torque de 46,9 kgfm de torque, que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e 318 km/h de máxima. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou PDK de dupla embreagem e 7 velocidades.
Fonte: Porsche
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 12:00 Os detalhes do Bao 5, o Leopardo chinês que a BYD vai vender no Brasil
- 11:00 Perto de mudar, Peugeot 2008 tem desconto com preço de Renault Kardian
- 10:00 ABVE: produção nacional de carros elétricos começará até 2026
- 09:00 RAM 1500 Classic sai de linha no Canadá, mas segue firme à venda no Brasil
- 08:00 Teste Chevrolet Spin Premier 2024: para quem precisa de 7 lugares
- 16:17 Ram Rampage Night Edition tem visual exclusivo e chega por R$ 277.990
- 15:18 Novo Renault Duster é lançado com conjunto híbrido E-Tech de 140 cv
- 12:19 Chery confirma picape média para brigar com Toyota Hilux e Ford Ranger
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |