Nascido em março de 1999, no Salão de Genebra, com a missão de eliminar de uma vez por todas a divisão entre pistas de corridas e estradas, o icônico Porsche 911 GT3 completa 20 anos. Carimbado pelo departamento de corridas da marca como nenhum outro 911, o modelo foi originalmente desenvolvido pelo bicampeão mundial de rali Walter Röhrl em conjunto com o engenheiro de corridas Roland Kussmaul e especialistas em automobilismo esportivo da Porsche de Weissach. Entre os consumidores considerados mais puristas (público fiel à história da Porsche), têm clara preferência, especialmente por conta de características tradicionais como motor naturalmente aspirado, transmissão manual e tração traseira.
'Para começar, todos os Porsches 911 GT3 são sucessores legítimos do 911 RS 2.7, que foi o mais esportivo e mais desenvolvido Porsche 911 de sua época", observa Walter Röhrl em relação ao aniversário do modelo. "Todas as gerações do GT3, do primeiro modelo ao atual, se caracterizam por um apelo emocional extremamente alto. Um Porsche 911 GT3 é uma máquina puro-sangue que proporciona um nível de dinamismo e mobilidade sem paralelos. É por isso que faz sentido que as várias versões do GT3 sejam perfeitamente adequadas para corridas e venham estabelecendo por décadas o padrão entre a categoria GT nas competições", completa.
No currículo histórico, o 911 GT3 acumula incontáveis vitórias em grandes corridas de resistência, incluindo as 24 Horas de Spa, 24 Horas de Daytona e 24 Horas de Nürburgring, vencendo esta última por nada menos que sete vezes desde o ano 2000. O Porsche 911 RSR, que triunfou nas 24 Horas de Le Mans em 2018, também foi inspirado no 911 GT3. Não por acaso, cerca de 80% de todos os 911 GT3 são usados freqüentemente em pistas de corrida. No Brasil, onde o modelo conquistou uma legião de fãs, mais de 30 unidades já foram emplacadas.
Na atual geração, o destaque fica por conta do motor 4.0 de 6 cilindros com potência de 500 cv e torque de 46,9 kgfm de torque, que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e 318 km/h de máxima. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou PDK de dupla embreagem e 7 velocidades.
Fonte: Porsche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Porsche 911 GT3 RS: Pronto para as pistas e para a história
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Primeiras impressões Porsche 911 GT3 RS: a obra de arte da engenharia alemã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Porsche 911 GT3 RS 2023 é revelado com 525 cv e custa R$ 1,76 milhão
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Porsche antecipa o novo 911 GT3 RS 2023 com teaser e apresentação em agosto