Após antecipar o novo HB20 para parte da mídia brasileira na Coreia (Motor1.com incluso), a Hyundai agora marca a data oficial do lançamento: dias 16 a 18 se setembro, com provável chegada do modelo às lojas em outubro. Ainda não sabemos se o evento contemplará toda a linha, mas o mais provável é que apenas o hatch seja apresentado - o sedã HB20S e o aventureiro HB20X deverão vir na sequência, mas ainda todos neste ano.
Conforme mostrado pelo conceito Saga no Salão do Automóvel de 2018, o HB20 vai evoluir, mas sem revolucionar, na parte visual. Na dianteira, vai adotar a nova linguagem visual da marca, com grade mais aberta e faróis levemente retocados. A lateral recebe novos vincos e uma inserção em preto brilhante na coluna C (recurso semelhante ao do Nissan Kicks), enquanto a traseira traz nova tampa e lanternas com a ponta espichada na parte que adentra a tampa.
Por dentro, o painel vai mudar em forma e conteúdo, ganhando um velocímetro digital ao lado conta-giros analógico (solução do atual Chevrolet Onix) e novos comandos circulares para o ar-condicionado e a multimídia colocada no alto do painel, em posição "flutuante". Também haverá um novo volante, igual ao dos mais recentes lançamentos da marca no exterior. Para os passageiros do banco traseiro, a boa notícia é a ampliação da distância entre-eixos, que vai proporcionar alguns centímetros extras para as pernas.
Na parte mecânica, a principal novidade ficará por conta do motor 1.0 turbo com injeção direta, que vai substituir o atual 1.6, rendendo 120 cv e 17,5 kgfm. Virá sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas. O modelo de entrada manterá o 1.0 aspirado de 80 cv e câmbio manual de 5 marchas. Já a direção será elétrica em todas as versões, e não mais apenas no aventureiro HB20X.
Equipamentos até então inéditos para o HB20 também estarão disponíveis para o novo modelo, como sistema start-stop, chave presencial com partida por botão e borboletas para trocas de marcha no volante. Também trará itens de segurança só vistos em segmentos superiores, como alerta de saída de faixa e frenagem automática de emergência.
Vale lembrar que a Chevrolet também prepara para o fim deste ano o lançamento da nova linha Onix, nas versões hatch (que deve se chamar Onix Plus) e sedã, que vai deixar o nome Prisma para o modelo atual (que segurá em linha) e será chamado simplesmente de Onix Sedan. A briga entre os compactos promete ficar ainda melhor em 2020.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
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