Vendas julho (oficial): chegada breve do Onix Sedan não abala o Prisma
Modelo teve incremento de 38% nos emplacamentos; SUVs compactos tiveram disputa acirrada
Se a posição de líder entre os automóveis parece hoje inalcançável para os rivais do Chevrolet Onix, que emplacou 20.071 unidades em julho, a briga pelo segundo lugar foi novamente muito acirrada no mês passado. A diferença entre o Hyundai HB20 e o Ford Ka foi inferior a 200 unidades (9.205 x 9.076).
O grande destaque, porém, ficou por conta do Prisma. Às vésperas do lançamento da nova geração (que se chamará Onix Sedan e substituirá apenas as versões atuais mais caras), o sedã da Chevrolet foi o preferido por 8.377 consumidores – 38% a mais do que em junho - e assegurou a quarta posição, superando o Renault Kwid (8.070), quarto colocado nos dois meses anteriores. Em sexto, o VW Gol superou os 7 mil emplacamentos (7.275).
Único do top 10 a vender menos do que em junho, o Fiat Argo (6.610) viu cair bastante a vantagem sobre o VW Polo (6.199). Quarto na parcial da quinzena, o Jeep Compass (6.171) encerrou julho em 9º, como único SUV na parte de cima da tabela. Com incremento superior a 1 mil unidades nas últimas semanas, o Toyota Corolla (5.936) fechou em 10º.
A briga entre os SUVs compactos foi das mais apertadas dos últimos meses, com o Hyundai Creta (5.307) e o Nissan Kicks (5.299) encostando no líder Jeep Renegade (5.790). Recém-lançado, o VW T-Cross (3.151) ficou muito próximo de entrar no top 20. Mês fraco para os Renault Sandero (2.954) e Logan (1.272), em momento de transição para a versão reestilizada que chegou às concessionárias na segunda quinzena de julho.
POS. |
MODELO |
JUL 19 |
% TOTAL |
JUN 19 |
% TOTAL |
% VAR. JUL/JUN |
POS. JUN |
1º |
CHEVROLET ONIX |
20.071 |
10,25% |
19.500 |
10,76% |
2,93% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
9.205 |
4,70% |
8.147 |
4,49% |
12,99% |
3º |
3º |
FORD KA |
9.076 |
4,63% |
8.398 |
4,63% |
8,07% |
2º |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
8.377 |
4,28% |
6.069 |
3,35% |
38,03% |
7º |
5º |
RENAULT KWID |
8.070 |
4,12% |
7.882 |
4,35% |
2,39% |
4º |
6º |
VW GOL |
7.275 |
3,71% |
6.656 |
3,67% |
9,30% |
6º |
7º |
FIAT ARGO |
6.610 |
3,37% |
7.539 |
4,16% |
-12,32% |
5º |
8º |
VW POLO |
6.199 |
3,17% |
5.428 |
2,99% |
14,20% |
9º |
9º |
JEEP COMPASS |
6.171 |
3,15% |
5.080 |
2,80% |
21,48% |
10º |
10º |
TOYOTA COROLLA |
5.936 |
3,03% |
4.915 |
2,71% |
20,77% |
11º |
11º |
JEEP RENEGADE |
5.790 |
2,96% |
5.912 |
3,26% |
-2,06% |
8º |
12º |
HYUNDAI CRETA |
5.307 |
2,71% |
4.638 |
2,56% |
14,42% |
14º |
13º |
NISSAN KICKS |
5.299 |
2,71% |
4.703 |
2,59% |
12,67% |
12º |
14º |
FIAT MOBI |
4.702 |
2,40% |
4.639 |
2,56% |
1,36% |
13º |
15º |
FORD KA SEDAN |
4.572 |
2,33% |
4.055 |
2,24% |
12,75% |
15º |
16º |
HONDA HR-V |
3.856 |
1,97% |
3.897 |
2,15% |
-1,05% |
17º |
17º |
VW VIRTUS |
3.811 |
1,95% |
3.704 |
2,04% |
2,89% |
18º |
18º |
TOYOTA YARIS HATCH |
3.488 |
1,78% |
2.877 |
1,59% |
21,24% |
22º |
19º |
HYUNDAI HB20S |
3.400 |
1,74% |
2.624 |
1,45% |
29,57% |
24º |
20º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.312 |
1,69% |
2.645 |
1,46% |
25,22% |
23º |
21º |
VW T-CROSS |
3.151 |
1,61% |
2.918 |
1,61% |
7,98% |
21º |
22º |
CHEVROLET SPIN |
3.114 |
1,59% |
2.322 |
1,28% |
34,11% |
28º |
23º |
VW VOYAGE |
3.010 |
1,54% |
2.563 |
1,41% |
17,44% |
25º |
24º |
RENAULT SANDERO |
2.954 |
1,51% |
3.007 |
1,66% |
-1,76% |
20º |
25º |
RENAULT CAPTUR |
2.680 |
1,37% |
3.898 |
2,15% |
-31,25% |
16º |
26º |
FORD ECOSPORT |
2.530 |
1,29% |
2.384 |
1,32% |
6,12% |
26º |
27º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.487 |
1,27% |
1.970 |
1,09% |
26,24% |
29º |
28º |
HONDA CIVIC |
2.402 |
1,23% |
2.338 |
1,29% |
2,74% |
27º |
29º |
HONDA FIT |
2.233 |
1,14% |
1.753 |
0,97% |
27,38% |
31º |
30º |
FIAT UNO |
2.201 |
1,12% |
1.800 |
0,99% |
22,28% |
30º |
31º |
NISSAN VERSA |
1.988 |
1,02% |
1.418 |
0,78% |
40,20% |
36º |
32º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.866 |
0,95% |
1.436 |
0,79% |
29,94% |
35º |
33º |
RENAULT DUSTER |
1.777 |
0,91% |
3.019 |
1,67% |
-41,14% |
19º |
34º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.526 |
0,78% |
1.164 |
0,64% |
31,10% |
39º |
35º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.474 |
0,75% |
1.154 |
0,64% |
27,73% |
40º |
36º |
FIAT CRONOS |
1.392 |
0,71% |
1.553 |
0,86% |
-10,37% |
33º |
37º |
FIAT SIENA |
1.361 |
0,69% |
1.520 |
0,84% |
-10,46% |
34º |
38º |
CHEVROLET TRACKER |
1.293 |
0,66% |
1.201 |
0,66% |
7,66% |
38º |
39º |
RENAULT LOGAN |
1.272 |
0,65% |
1.625 |
0,90% |
-21,72% |
32º |
40º |
VW TIGUAN |
1.244 |
0,64% |
1.026 |
0,57% |
21,25% |
43º |
41º |
HONDA CITY |
1.241 |
0,63% |
1.066 |
0,59% |
16,42% |
42º |
42º |
TOYOTA SW4 |
1.193 |
0,61% |
952 |
0,53% |
25,32% |
46º |
43º |
VW UP |
1.178 |
0,60% |
1.246 |
0,69% |
-5,46% |
37º |
44º |
HONDA WR-V |
1.155 |
0,59% |
888 |
0,49% |
30,07% |
47º |
45º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.138 |
0,58% |
975 |
0,54% |
16,72% |
45º |
46º |
VW JETTA |
1.107 |
0,57% |
1.148 |
0,63% |
-3,57% |
41º |
47º |
CHEVROLET COBALT |
1.001 |
0,51% |
986 |
0,54% |
1,52% |
44º |
48º |
PEUGEOT 2008 |
787 |
0,40% |
626 |
0,35% |
25,72% |
49º |
49º |
NISSAN MARCH |
706 |
0,36% |
565 |
0,31% |
24,96% |
- |
50º |
CHERY TIGGO 5X |
644 |
0,33% |
655 |
0,36% |
-1,68% |
48º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
195.854 |
100,00% |
181.279 |
100,00% |
8,04% |
|
COMERCIAIS LEVES
À exceção da Ford Ranger (1.830) e da Renault Duster Oroch (1.105), todos os demais comerciais leves do top 10 registraram incremento nas vendas em relação a junho. Líderes da Fiat, Strada (7.021) e Toro (6.212) juntas superaram os 13 mil emplacamentos. Batida pela VW Saveiro (3.500) nos dois últimos meses, a Toyota Hilux (3.855) voltou ao pódio.
Atrás da Chevrolet S10 (3.093), a Fiat Fiorino se destacou ao crescer quase 50% e ultrapassar a barreira das 2 mil unidades (2.008). VW Amarok (1.668) e Chevrolet Montana (1.072) foram as outras representantes da parte de cima da tabela.
POS. |
MODELO |
JUL 19 |
% TOTAL |
JUN 19 |
% TOTAL |
% VAR. JUL/JUN |
POS. JUN |
1º |
FIAT STRADA |
7.021 |
19,29% |
6.417 |
19,96% |
9,41% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
6.212 |
17,07% |
4.923 |
15,31% |
26,18% |
2º |
3º |
TOYOTA HILUX |
3.855 |
10,59% |
3.043 |
9,47% |
26,68% |
4º |
4º |
VW SAVEIRO |
3.500 |
9,62% |
3.257 |
10,13% |
7,46% |
3º |
5º |
CHEVROLET S10 |
3.093 |
8,50% |
2.871 |
8,93% |
7,73% |
5º |
6º |
FIAT FIORINO |
2.008 |
5,52% |
1.341 |
4,17% |
49,74% |
8º |
7º |
FORD RANGER |
1.830 |
5,03% |
1.871 |
5,82% |
-2,19% |
6º |
8º |
VW AMAROK |
1.668 |
4,58% |
1.511 |
4,70% |
10,39% |
7º |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.105 |
3,04% |
1.323 |
4,12% |
-16,48% |
9º |
10º |
CHEVROLET MONTANA |
1.072 |
2,95% |
1.064 |
3,31% |
0,75% |
10º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
1.032 |
2,84% |
911 |
2,83% |
13,28% |
11º |
12º |
RENAULT MASTER |
780 |
2,14% |
620 |
1,93% |
25,81% |
13º |
13º |
NISSAN FRONTIER |
659 |
1,81% |
681 |
2,12% |
-3,23% |
12º |
14º |
HYUNDAI HR |
513 |
1,41% |
508 |
1,58% |
0,98% |
14º |
15º |
FIAT DUCATO |
414 |
1,14% |
428 |
1,33% |
-3,27% |
15º |
16º |
VW EXPRESS |
295 |
0,81% |
254 |
0,79% |
16,14% |
16º |
17º |
PEUGEOT EXPERT |
233 |
0,64% |
139 |
0,43% |
67,63% |
20º |
18º |
KIA K2500 |
208 |
0,57% |
202 |
0,63% |
2,97% |
17º |
19º |
PEUGEOT PARTNER |
173 |
0,48% |
93 |
0,29% |
86,02% |
22º |
20º |
CITROËN JUMPY |
155 |
0,43% |
139 |
0,43% |
11,51% |
19º |
21º |
IVECO DAILY 35S14 |
155 |
0,43% |
145 |
0,45% |
6,90% |
18º |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
84 |
0,23% |
122 |
0,38% |
-31,15% |
21º |
23º |
IVECO DAILY 30S13 |
71 |
0,20% |
47 |
0,15% |
51,06% |
23º |
24º |
CITROËN BERLINGO |
65 |
0,18% |
27 |
0,08% |
140,74% |
25º |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
26 |
0,07% |
21 |
0,07% |
23,81% |
28º |
26º |
IVECO DAILY |
25 |
0,07% |
25 |
0,08% |
0,00% |
26º |
27º |
CITROËN JUMPER |
20 |
0,05% |
6 |
0,02% |
233,33% |
34º |
28º |
EFFA V21 |
20 |
0,05% |
8 |
0,02% |
150,00% |
32º |
29º |
RAM 2500 |
11 |
0,03% |
23 |
0,07% |
-52,17% |
27º |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
10 |
0,03% |
8 |
0,02% |
25,00% |
33º |
31º |
JAC V260 |
9 |
0,02% |
20 |
0,06% |
-55,00% |
29º |
32º |
EFFA V22 |
8 |
0,02% |
5 |
0,02% |
60,00% |
35º |
33º |
FOTON AUMARK 1039 |
8 |
0,02% |
5 |
0,02% |
60,00% |
36º |
34º |
PEUGEOT BOXER |
8 |
0,02% |
34 |
0,11% |
-76,47% |
24º |
35º |
IVECO DAILY 5516 |
5 |
0,01% |
18 |
0,06% |
-72,22% |
30º |
36º |
EFFA K01 |
3 |
0,01% |
11 |
0,03% |
-72,73% |
31º |
37º |
EFFA K02 |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
FORD CONTOURSE |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
39º |
HYUNDAI H350 |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
42º |
41º |
FORD F100 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
FORD F75 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
VW KOMBI |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
CHEVROLET A10 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
CHEVROLET D10 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
DODGE CHARGER |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
FIAT UNO |
1 |
0,00% |
4 |
0,01% |
-75,00% |
38º |
48º |
FORD F250 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
50º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
47º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
36.389 |
100,00% |
32.149 |
100,00% |
13,19% |
|
Fonte: Fenabrave
Galeria: Chevrolet Prisma 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia