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Volvo XC60 agora chega à Europa a partir da China - e de trem!

Unidades montadas em Chengdu, no sul da China, percorrem 9.830 km até Ghent, na Bélgica

Volvo XC60 - China Europa

Quando pensou em transformar a China em um grande centro de produção e distribuição de veículos para mercados globais, a Volvo realmente estava sendo estratégica. Prova disso é que pouco mais de dois anos depois de colocar o plano em prática com a exportação do S90 produzido em Daqing, a marca inicia o envio de um novo modelo made in China para a Europa.

Trata-se do SUV médio XC60, que a partir de agora chegará às concessionárias europeias a partir da cidade de Chengdu, no sul da nação asiática. As unidades serão enviadas diretamente para Ghent, na Bélgica, e de lá distribuídas para mais de 25 países europeus, incluindo a própria Bélgica, Holanda, França, Alemanha, Reino Unido e Itália.

Galeria: Volvo XC60 - China Europa

O mais interessante dessa estratégia é que toda a logística será operacionalizada via trem. Ou seja, os veículos serão embarcados em Chengdu e percorrerão os mais de 9.830 km que separam a China da Europa através de uma moderna ferrovia inaugurada há cerca dois anos.

Segundo a Volvo, a escolha pelo modal ferroviário permite reduzir em 66% o tempo de entrega na comparação com a rota marítima tradicional e faz parte do sistema Belt and Road. Os carregamentos levam cerca de 14 dias para chegar ao centro de distribuição de Ghent e passam por países como Cazaquistão, Rússia, Bielorrúsia e Polônia. Na volta, o mesmo trem que leva unidades do XC60 retorna à China carregado com exemplares do XC90 e V40 produzidos na Europa.

Até então, o XC60 comercializado na Europa era produzido no próprio continente, mais precisamente na fábrica de Torslanda, na Suécia. No entanto, a guerra comercial travada entre Estados Unidos e China obrigou a Volvo a mudar de estratégia. Agora, a planta de Torslanda passa a atender unicamente o mercado norte-americano e a produção chinesa, que antes era enviada à América do Norte, passa a ser transferida para a Europa. Com a troca, a Volvo se livra da taxação de 25% imposta pelo governo dos EUA para veículos importados da China.

Apesar da mudança, não há reflexos no abastecimento do Brasil. Por aqui, o XC60 segue importado da China, o XC90 da Suécia, o XC40 da Bélgica e o S60 dos Estados Unidos.

Fonte: Volvo

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