As vendas de veículos novos no mercado italiano desaqueceram no 1º semestre. Foram comercializadas 1.082.197 unidades, 3,5% a menos do que em 2018. A Fiat foi a grande responsável pela retração: com 170.606 unidades, perdeu quase 15% dos compradores do ano passado, mas ainda manteve uma confortabilíssima liderança.
Graças ao ótimo desempenho de seus principais modelos, a romena Dacia registrou avanço superior a 40% e entrou no top 10 local pela 1ª vez, com 48.508 unidades. Na ponta oposta, a Nissan (25.095) caiu quase 26%. A Audi (35.222), embora com a maior baixa da tríade de luxo alemã, manteve-se como a premium nº 1 por lá.
Entre os modelos, o Fiat Panda (79.979, +18,6%) não tomou conhecimento dos adversários. Quinto no 1º semestre do ano passado, o Lancia Ypsilon (34.682) subiu três posições com um crescimento de quase 28%. Melhor estrangeiro da lista, o Renault Clio (27.919) completou o pódio em leve baixa, ressaltando que a nova geração do francês só estará disponível no 2º semestre.
Mas veio da Dacia o grande destaque do período. Com 24.852 unidades, uma alta de quase 63%, o Duster saltou da 20ª para a 4ª posição e assumiu a liderança entre os SUVs / crossovers, deixando para trás o Fiat 500X (24.372) – que caiu da 2ª para a 6ª posição - e o Jeep Renegade (24.275), este último novamente no top 10.
Com vendas dobradas nos últimos doze meses, o T-Roc (23.962) se tornou o VW mais vendido, à frente de um Polo (21.881) que perdeu espaço. A menos de 1,5 mil unidades do top 10, o Dacia Sandero (20.342) avançou mais de 26%. Vendendo mais do que o campeão europeu VW Golf (16.626), o Ford Ecosport (16.652) foi o 19º. Subindo 19 posições graças à nova geração, o Mercedes Classe A (10.613) entrou no top 30.
POS. |
MODELO |
1º SEM.19 |
% MERCADO |
1º SEM.18 |
% VARIAÇÃO |
POS. 18 |
1 |
FIAT PANDA |
79.979 |
7,4% |
67.433 |
18,6% |
1 |
2 |
LANCIA YPSILON |
34.682 |
3,2% |
27.155 |
27,7% |
5 |
3 |
RENAULT CLIO |
27.919 |
2,6% |
29.032 |
-3,8% |
3 |
4 |
DACIA DUSTER |
24.852 |
2,3% |
15.292 |
62,5% |
20 |
5 |
CITROËN C3 |
24.603 |
2,3% |
25.179 |
-2,3% |
8 |
6 |
FIAT 500X |
24.372 |
2,3% |
30.729 |
-20,7% |
2 |
7 |
JEEP RENEGADE |
24.275 |
2,2% |
24.359 |
-0,3% |
10 |
8 |
VW T-ROC |
23.962 |
2,2% |
11.699 |
104,8% |
26 |
9 |
VW POLO |
21.881 |
2,0% |
24.631 |
-11,2% |
9 |
10 |
FIAT 500 |
21.725 |
2,0% |
26.750 |
-18,8% |
6 |
11 |
TOYOTA YARIS |
21.362 |
2,0% |
21.060 |
1,4% |
14 |
12 |
JEEP COMPASS |
20.974 |
1,9% |
22.248 |
-5,7% |
13 |
13 |
DACIA SANDERO |
20.342 |
1,9% |
16.137 |
26,1% |
19 |
14 |
FIAT 500L |
19.679 |
1,8% |
24.335 |
-19,1% |
12 |
15 |
PEUGEOT 208 |
18.225 |
1,7% |
19.668 |
-7,3% |
15 |
16 |
FORD FIESTA |
17.260 |
1,6% |
25.534 |
-32,4% |
7 |
17 |
RENAULT CAPTUR |
16.806 |
1,6% |
16.817 |
-0,1% |
18 |
18 |
FIAT TIPO |
16.668 |
1,5% |
28.264 |
-41,0% |
4 |
19 |
FORD ECOSPORT |
16.652 |
1,5% |
15.046 |
10,7% |
21 |
20 |
VW GOLF |
16.626 |
1,5% |
24.351 |
-31,7% |
11 |
21 |
NISSAN QASHQAI |
14.783 |
1,4% |
17.443 |
-15,2% |
17 |
22 |
OPEL CORSA |
14.168 |
1,3% |
13.566 |
4,4% |
23 |
23 |
PEUGEOT 3008 |
13.944 |
1,3% |
13.184 |
5,8% |
24 |
24 |
OPEL KARL |
13.387 |
1,2% |
8.864 |
51,0% |
37 |
25 |
VW TIGUAN |
13.141 |
1,2% |
18.297 |
-28,2% |
16 |
26 |
PEUGEOT 2008 |
13.016 |
1,2% |
12.373 |
5,2% |
25 |
27 |
CITROËN C3 AIRCROSS |
11.480 |
1,1% |
10.205 |
12,5% |
30 |
28 |
OPEL CROSSLAND X |
10.809 |
1,0% |
8.983 |
20,3% |
35 |
29 |
MERCEDES CLASSE A |
10.613 |
1,0% |
7.987 |
32,9% |
43 |
30 |
RENAULT KADJAR |
9.919 |
0,9% |
8.562 |
15,8% |
39 |
POS. |
MARCA |
1º SEM.19 |
% MERCADO |
1º SEM.18 |
% VARIAÇÃO |
POS. 18 |
1 |
FIAT |
170.606 |
15,8% |
200.462 |
-14,9% |
1 |
2 |
VOLKSWAGEN |
98.814 |
9,1% |
96.400 |
2,5% |
2 |
3 |
FORD |
67.658 |
6,3% |
77.242 |
-12,4% |
3 |
4 |
RENAULT |
65.994 |
6,1% |
74.173 |
-11,0% |
4 |
5 |
PEUGEOT |
62.696 |
5,8% |
62.816 |
-0,2% |
5 |
6 |
OPEL |
59.925 |
5,5% |
55.512 |
7,9% |
6 |
7 |
CITROËN |
51.975 |
4,8% |
50.452 |
3,0% |
7 |
8 |
TOYOTA |
50.037 |
4,6% |
48.640 |
2,9% |
8 |
9 |
DACIA |
48.508 |
4,5% |
34.169 |
42,0% |
12 |
10 |
JEEP / DODGE |
47.073 |
4,3% |
48.065 |
-2,1% |
9 |
11 |
AUDI |
35.222 |
3,3% |
38.483 |
-8,5% |
10 |
12 |
LANCIA/CHRYSLER |
34.684 |
3,2% |
27.161 |
27,7% |
17 |
13 |
MERCEDES-BENZ |
33.510 |
3,1% |
34.892 |
-4,0% |
11 |
14 |
BMW |
32.420 |
3,0% |
32.903 |
-1,5% |
14 |
15 |
KIA |
25.541 |
2,4% |
26.804 |
-4,7% |
18 |
16 |
HYUNDAI |
25.385 |
2,3% |
28.940 |
-12,3% |
15 |
17 |
NISSAN |
25.095 |
2,3% |
33.782 |
-25,7% |
13 |
18 |
SUZUKI |
20.393 |
1,9% |
17.681 |
15,3% |
19 |
19 |
SKODA |
14.848 |
1,4% |
14.725 |
0,8% |
21 |
20 |
SEAT |
14.700 |
1,4% |
12.564 |
17,0% |
22 |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
ACUMULADO |
1.082.197 |
... |
1.121.649 |
-3,5% |
|
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal