As vendas de picapes em junho registraram leve retração de 0,9% em relação ao mesmo período de 2018, com 27.900 unidades somadas nas duas categorias. Na faixa de entrada, a Strada reinou absoluta mais uma vez. Vendendo praticamente o dobro da segunda colocada, a representante da Fiat foi a preferida por 6.417 consumidores, 17,2% a mais do que no ano passado.
A VW Saveiro (3.257), por sua vez, amargou queda de mais de 13%. Completando o pódio novamente como lanterna da categoria, a Chevrolet Montana (1.064) teve retração um pouco menor (-8,4%), registrando seu pior mês desde fevereiro (911).
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/19 |
MAI/19 |
JUN/18 |
% JUN 19 |
% MAI 19 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
FIAT STRADA |
6417 |
7136 |
5474 |
59,76% |
59,01% |
-10,08% |
17,23% |
2º |
VW SAVEIRO |
3257 |
3687 |
3744 |
30,33% |
30,49% |
-11,66% |
-13,01% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1064 |
1270 |
1161 |
9,91% |
10,50% |
-16,22% |
-8,35% |
|
|
10738 |
12093 |
10379 |
100,00% |
100,00% |
-11,20% |
3,46% |
Entre os modelos maiores, a Toro (4.923) recuou 10,5% e também teve seu resultado mais fraco desde fevereiro (3.361). Com leve alta (+2,4%), a Toyota Hilux (3.043) reduziu um pouco a enorme vantagem da Fiat. Após ameaçar um de seus melhores resultados nos últimos anos com o desempenho na 1ª quinzena, a Chevrolet S10 (2.871) perdeu fôlego nos últimos dias de junho (-4,9%).
Repetindo o quarto lugar de maio mesmo com leve baixa (-1,8%), a Ford Ranger (1.871) abriu mais de 300 unidades de vantagem sobre a VW Amarok (1.511). Sexta, a Renault Duster Oroch (1.323) não vendia tanto desde agosto passado (1.374). Atrás da Mitsubishi L200 (911), a Nissan Frontier (681) registrou o maior avanço das duas categorias (+34,9%).
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/19 |
MAI/19 |
JUN/18 |
% JUN 19 |
% MAI 19 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
FIAT TORO |
4923 |
5853 |
5500 |
28,69% |
31,45% |
-15,89% |
-10,49% |
2º |
TOYOTA HILUX |
3043 |
3675 |
2973 |
17,73% |
19,74% |
-17,20% |
2,35% |
3º |
CHEVROLET S10 |
2871 |
2997 |
3019 |
16,73% |
16,10% |
-4,20% |
-4,90% |
4º |
FORD RANGER |
1871 |
1892 |
1906 |
10,90% |
10,16% |
-1,11% |
-1,84% |
5º |
VW AMAROK |
1511 |
1750 |
1478 |
8,80% |
9,40% |
-13,66% |
2,23% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1323 |
1084 |
1414 |
7,71% |
5,82% |
22,05% |
-6,44% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
911 |
718 |
873 |
5,31% |
3,86% |
26,88% |
4,35% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
681 |
586 |
505 |
3,97% |
3,15% |
16,21% |
34,85% |
9º |
RAM 2500 |
23 |
57 |
79 |
0,13% |
0,31% |
-59,65% |
-70,89% |
10º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
11º |
HAFEI RUIYI |
2 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
12º |
FORD F150 / F250 |
1 |
1 |
1 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
0,00% |
|
|
17162 |
18613 |
17748 |
100,00% |
100,00% |
-7,80% |
-3,30% |
NO 1º SEMESTRE
Com alta de quase 12% nos seis primeiros meses de 2019, a Strada (36.310) vendeu quase o dobro de uma Saveiro (18.989) que perdeu quase 14,5% dos compradores de 2018 – no ano passado a diferença entre as duas foi de pouco mais de 10 mil unidades, contra quase 18 mil de agora. A veterana Montana (6.408) surpreendeu ao avançar mais de 20%.
Picapes Pequenas |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
TOTAL 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
1º |
FIAT STRADA |
36310 |
32512 |
11,68% |
2º |
VW SAVEIRO |
18989 |
22194 |
-14,44% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
6408 |
5205 |
23,11% |
4º |
HAFEI MINI |
1 |
0 |
- |
|
|
61708 |
59911 |
3,00% |
Entre as picapes maiores, a S10 (14.115) foi a única do top 5 a vender menos no período (-8,9%). Responsável por quase 30% das vendas da categoria, a Toro (28.643), no entanto, avançou menos do que a vice-líder Hilux (19.796). Pela diferença entre as duas, parece muito pouco provável uma mudança de posições até dezembro.
Numa briga acirrada pelo quarto lugar, embora com crescimento um pouco menor a Ranger (9.741) se manteve à frente da Amarok (9.434), que promete correr atrás do prejuízo no segundo semestre. Duster Oroch (6.034) e L200 (4.867) caíram, situação oposta à da Frontier (3.838), em alta de quase 11,5%.
Picapes Médias / Grandes |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
TOTAL 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
1º |
FIAT TORO |
28643 |
26061 |
9,91% |
2º |
TOYOTA HILUX |
19796 |
17440 |
13,51% |
3º |
CHEVROLET S10 |
14115 |
15486 |
-8,85% |
4º |
FORD RANGER |
9741 |
8531 |
14,18% |
5º |
VW AMAROK |
9434 |
7959 |
18,53% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
6034 |
6459 |
-6,58% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
4867 |
5274 |
-7,72% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
3838 |
3443 |
11,47% |
9º |
RAM 2500 |
333 |
252 |
32,14% |
10º |
AGRALE MARRUÁ |
4 |
2 |
100,00% |
11º |
HAFEI RUIYI |
4 |
2 |
100,00% |
12º |
FORD F150 / F250 |
3 |
8 |
-62,50% |
13º |
LIFAN FOISON |
1 |
71 |
-98,59% |
|
|
96813 |
90988 |
6,40% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela