Carros mais vendidos no 1º semestre: Jeep Renegade cresce acima de 50% e sobe sete posições
O líder Onix segue absoluto, com mais de 27 mil unidades acima do ano passado
O mercado brasileiro encerrou o 1º semestre em alta. Foram comercializados 1.065.888 automóveis e 183.011 comerciais leves entre janeiro e junho, 10,81% a mais em relação ao mesmo período de 2018. Neste cenário positivo, vários modelos se destacaram – outros, nem tanto.
Sem sofrer qualquer mínima ameaça, o Chevrolet Onix (116.906) conquistou quase 27,3 mil consumidores a mais do que há um ano, e isto às vésperas do lançamento de uma nova geração. Separados por pouco mais de 2 mil unidades, número similar ao de 2018, Hyundai HB20 (52.995) e Ford Ka (50.647) registraram, somados, quase 13,3 mil unidades a menos do que o líder.
Nº 1 entre os sedãs, o Chevrolet Prisma (40.846) subiu da sexta para a quarta posição sob forte pressão do Renault Kwid (40.520), em alta de quase 37%. O VW Gol (38.303), quinto no 1º semestre do ano passado, perdeu uma posição e viu a aproximação perigosa do Fiat Argo (36.211).
Veio da Jeep o destaque do top 10: com incremento superior a 54%, o Renegade (33.0418) subiu da 15ª para a 8ª posição, à frente do VW Polo (32.025), que perdeu fôlego. A Jeep ainda emplacou o Compass (28.033) entre os preferidos. Fora do pelotão de cima, o Toyota Corolla (26.084) foi o único sedã médio do top 25.
No segmento mais aquecido do mercado, o Nissan Kicks (25.826) ficou à frente do Hyundai Creta (24.247), líder geral no ano passado. Prestes a receber uma reestilização, o Renault Sandero (22.366) foi o modelo que mais perdeu espaço dentro do top 30 (-10,9%), caindo da 11ª para a 17ª colocação. Nada comparável, no entanto, ao Toyota Etios Sedan (6.171), que despencou da 24ª para a 44ª posição.
O veterano Fiat Uno (9.572), embora numa modesta 33ª posição, mais do que dobrou os números de 2018. Estreantes no top 50 em 2019, os Toyota Yaris Hatch (18.046) e Sedan (14.751), além do VW T-Cross (7.967) e do Citroën C4 Cactus (7.754), fizeram sumir do ranking os compactos Ford Fiesta (já descontinuado), Nissan March e Citroën C3, além de SUVs como Hyundai ix35 e Kia Sportage.
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2019 |
1º SEM. 2018 |
% VAR. 2019/2018 |
POS. 2019 |
POS. 2018 |
VARIAÇÃO POSIÇÃO |
1º |
CHEVROLET ONIX |
116.906 |
89.620 |
30,45% |
1º |
1º |
= |
2º |
HYUNDAI HB20 |
52.995 |
50.419 |
5,11% |
2º |
2º |
= |
3º |
FORD KA |
50.647 |
48.262 |
4,94% |
3º |
3º |
= |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
40.846 |
32.015 |
27,58% |
4º |
6º |
2 |
5º |
RENAULT KWID |
40.520 |
29.678 |
36,53% |
5º |
7º |
2 |
6º |
VW GOL |
38.303 |
32.512 |
17,81% |
6º |
5º |
-1 |
7º |
FIAT ARGO |
36.211 |
27.983 |
29,40% |
7º |
10º |
3 |
8º |
JEEP RENEGADE |
33.048 |
21.430 |
54,21% |
8º |
15º |
7 |
9º |
VW POLO |
32.025 |
34.138 |
-6,19% |
9º |
4º |
-5 |
10º |
JEEP COMPASS |
28.033 |
28.194 |
-0,57% |
10º |
9º |
-1 |
11º |
FIAT MOBI |
26.375 |
24.997 |
5,51% |
11º |
12º |
1 |
12º |
TOYOTA COROLLA |
26.084 |
28.554 |
-8,65% |
12º |
8º |
-4 |
13º |
NISSAN KICKS |
25.826 |
21.837 |
18,27% |
13º |
14º |
1 |
14º |
HYUNDAI CRETA |
24.247 |
20.152 |
20,32% |
14º |
16º |
2 |
15º |
HONDA HR-V |
23.696 |
23.149 |
2,36% |
15º |
13º |
-2 |
16º |
FORD KA SEDAN |
22.886 |
16.937 |
35,12% |
16º |
19º |
3 |
17º |
RENAULT SANDERO |
22.366 |
25.093 |
-10,87% |
17º |
11º |
-6 |
18º |
VW VIRTUS |
21.965 |
16.937 |
29,69% |
18º |
20º |
2 |
19º |
VW FOX/CROSS FOX |
20.806 |
18.727 |
11,10% |
19º |
18º |
-1 |
20º |
TOYOTA YARIS HATCH |
18.046 |
214 |
- |
20º |
- |
NOVO |
21º |
HYUNDAI HB20S |
15.835 |
15.446 |
2,52% |
21º |
22º |
1 |
22º |
FORD ECOSPORT |
15.433 |
15.988 |
-3,47% |
22º |
21º |
-1 |
23º |
VW VOYAGE |
15.368 |
15.282 |
0,56% |
23º |
23º |
= |
24º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
14.751 |
15 |
- |
24º |
- |
NOVO |
25º |
RENAULT CAPTUR |
13.783 |
9.342 |
47,54% |
25º |
34º |
9 |
26º |
HONDA CIVIC |
13.584 |
13.142 |
3,36% |
26º |
27º |
1 |
27º |
HONDA FIT |
13.193 |
13.832 |
-4,62% |
27º |
25º |
-2 |
28º |
RENAULT DUSTER |
13.012 |
8.402 |
54,87% |
28º |
37º |
9 |
29º |
RENAULT LOGAN |
12.698 |
10.098 |
25,75% |
29º |
30º |
1 |
30º |
CHEVROLET SPIN |
12.373 |
9.817 |
26,04% |
30º |
31º |
1 |
31º |
FIAT CRONOS |
10.991 |
11.185 |
-1,73% |
31º |
29º |
-2 |
32º |
NISSAN VERSA |
10.107 |
12.907 |
-21,69% |
32º |
28º |
-4 |
33º |
FIAT UNO |
9.572 |
4.761 |
101,05% |
33º |
43º |
10 |
34º |
FIAT SIENA |
9.177 |
8.545 |
7,40% |
34º |
36º |
2 |
35º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
8.979 |
9.705 |
-7,48% |
35º |
33º |
-2 |
36º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
8.959 |
19.509 |
-54,08% |
36º |
17º |
-19 |
37º |
CHEVROLET TRACKER |
8.685 |
13.440 |
-35,38% |
37º |
26º |
-11 |
38º |
VW T-CROSS |
7.967 |
0 |
- |
38º |
- |
NOVO |
39º |
HONDA CITY |
7.836 |
6.335 |
23,69% |
39º |
41º |
2 |
40º |
CITROËN C4 CACTUS |
7.754 |
25 |
- |
40º |
- |
NOVO |
41º |
CHEVROLET COBALT |
6.704 |
8.309 |
-19,32% |
41º |
38º |
-3 |
42º |
TOYOTA HILUX SW4 |
6.664 |
6.142 |
8,50% |
42º |
42º |
= |
43º |
VW UP |
6.195 |
9.797 |
-36,77% |
43º |
32º |
-11 |
44º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
6.171 |
14.927 |
-58,66% |
44º |
24º |
-20 |
45º |
VW JETTA |
5.833 |
2.279 |
155,95% |
45º |
- |
- |
46º |
HONDA WR-V |
5.771 |
7.975 |
-27,64% |
46º |
39º |
-7 |
47º |
VW TIGUAN |
5.590 |
1.201 |
365,45% |
47º |
- |
- |
48º |
PEUGEOT 2008 |
3.942 |
4.229 |
-6,79% |
48º |
45º |
-3 |
49º |
PEUGEOT 208 |
3.148 |
3.994 |
-21,18% |
49º |
46º |
-3 |
50º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
3.035 |
502 |
504,58% |
50º |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
1.065.888 |
958.375 |
11,22% |
COMERCIAIS LEVES
Nas sete primeiras posições, uma única alteração no ranking em relação a 2018: em queda de quase 14,5%, a VW Saveiro (18.989) foi superada pela Toyota Hilux (19.810). A dupla da Fiat, Strada (36.310) e Toro (28.599), não teve concorrência. Confortável na quinta posição apesar de perder espaço, a Chevrolet S10 foi a preferida por 14.114 consumidores.
A briga pelo sexto lugar foi extremamente acirrada, com a Ford Ranger à frente da VW Amarok por cerca de 300 unidades (9.740 x 9.433). O destaque deste 1º semestre no pelotão de cima coube à Fiat Fiorino (7.554), em alta de quase 35%. Pelo lado negativo, a Renault Duster Oroch (6.034) perdeu duas posições.
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2019 |
1º SEM. 2018 |
% VAR. 2019/2018 |
POS. 2019 |
POS. 2018 |
VARIAÇÃO POSIÇÃO |
1º |
FIAT STRADA |
36.310 |
32.512 |
11,68% |
1º |
1º |
= |
2º |
FIAT TORO |
28.599 |
26.062 |
9,73% |
2º |
2º |
= |
3º |
TOYOTA HILUX |
19.810 |
17.442 |
13,58% |
3º |
4º |
1 |
4º |
VW SAVEIRO |
18.989 |
22.196 |
-14,45% |
4º |
3º |
-1 |
5º |
CHEVROLET S10 |
14.114 |
15.486 |
-8,86% |
5º |
5º |
= |
6º |
FORD RANGER |
9.740 |
8.532 |
14,16% |
6º |
6º |
= |
7º |
VW AMAROK |
9.433 |
7.959 |
18,52% |
7º |
7º |
= |
8º |
FIAT FIORINO |
7.554 |
5.608 |
34,70% |
8º |
9º |
1 |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
6.407 |
5.205 |
23,09% |
9º |
11º |
2 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
6.034 |
6.459 |
-6,58% |
10º |
8º |
-2 |
11º |
MITSUBISHI L200 |
4.867 |
5.275 |
-7,73% |
11º |
10º |
-1 |
12º |
RENAULT MASTER |
4.315 |
3.349 |
28,84% |
12º |
13º |
1 |
13º |
NISSAN FRONTIER |
3.837 |
3.441 |
11,51% |
13º |
12º |
-1 |
14º |
FIAT DUCATO |
2.319 |
687 |
237,55% |
14º |
18º |
4 |
15º |
VW EXPRESS |
1.551 |
56 |
2669,64% |
15º |
27º |
12 |
16º |
HYUNDAI HR |
1.262 |
2.594 |
-51,35% |
16º |
14º |
-2 |
17º |
KIA K2500 |
1.208 |
923 |
30,88% |
17º |
16º |
-1 |
18º |
PEUGEOT PARTNER |
983 |
609 |
61,41% |
18º |
19º |
1 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
982 |
478 |
105,44% |
19º |
21º |
2 |
20º |
PEUGEOT EXPERT |
953 |
404 |
135,89% |
20º |
22º |
2 |
21º |
CITROËN JUMPY |
904 |
580 |
55,86% |
21º |
20º |
-1 |
22º |
IVECO DAILY 3514 |
873 |
1.023 |
-14,66% |
22º |
15º |
-7 |
23º |
IVECO DAILY 30S13 |
401 |
5 |
7920,00% |
23º |
45º |
22 |
24º |
RAM 2500 |
333 |
252 |
32,14% |
24º |
23º |
-1 |
25º |
CITROËN BERLINGO |
216 |
11 |
1863,64% |
25º |
39º |
14 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
154 |
207 |
-25,60% |
26º |
24º |
-2 |
27º |
PEUGEOT BOXER |
140 |
3 |
4566,67% |
27º |
- |
- |
28º |
IVECO DAILY |
107 |
52 |
105,77% |
28º |
28º |
= |
29º |
CITROËN JUMPER |
92 |
22 |
318,18% |
29º |
32º |
3 |
30º |
JAC V260 |
88 |
85 |
3,53% |
30º |
- |
- |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
81 |
95 |
-14,74% |
31º |
25º |
-6 |
32º |
IVECO DAILY 5516 |
76 |
29 |
162,07% |
32º |
31º |
-1 |
33º |
EFFA K01 |
60 |
47 |
27,66% |
33º |
30º |
-3 |
34º |
FOTON AUMARK 1039 |
37 |
1 |
3600,00% |
34º |
- |
- |
35º |
RENAULT KANGOO |
34 |
816 |
-95,83% |
35º |
17º |
-18 |
36º |
EFFA K02 |
23 |
14 |
64,29% |
36º |
36º |
= |
37º |
EFFA V21 |
20 |
19 |
5,26% |
37º |
33º |
-4 |
38º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
13 |
14 |
-7,14% |
38º |
38º |
= |
39º |
VW KOMBI |
10 |
5 |
100,00% |
39º |
47º |
8 |
40º |
EFFA V22 |
9 |
11 |
-18,18% |
40º |
40º |
= |
41º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
7 |
6 |
16,67% |
41º |
42º |
1 |
42º |
FIAT UNO |
5 |
0 |
- |
42º |
- |
- |
43º |
WILLYS OVERLAND |
5 |
1 |
400,00% |
43º |
- |
- |
44º |
AGRALE MARRUÁ |
4 |
2 |
100,00% |
44º |
- |
- |
45º |
HAFEI RUIYI |
4 |
2 |
100,00% |
45º |
- |
- |
46º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14DT |
3 |
18 |
-83,33% |
46º |
34º |
-12 |
47º |
JAC T140 |
3 |
0 |
- |
47º |
- |
- |
48º |
MERCEDES-BENZ VITO |
3 |
48 |
-93,75% |
48º |
29º |
-19 |
49º |
FIAT DOBLÒ |
2 |
5 |
-60,00% |
49º |
43º |
-6 |
50º |
FORD COURIER |
2 |
0 |
- |
50º |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
183.011 |
168.677 |
8,50% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Primeiras Impressões: Jeep Renegade 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?