A Volvo aproveita a visibilidade do lançamento do XC90 Armored na Europa para anunciar que também entrará para o mercado de veículos blindados de fábrica no Brasil. De acordo com a marca, a partir do primeiro semestre de 2020 clientes brasileiros poderão adquirir os SUVs XC40, XC60 e XC90 com proteção adicional.
Os carros sairão da Suécia, receberão reforços estruturais na Alemanha e, então, serão enviados ao Brasil para receber a blindagem. A expectativa é aproveitar a experiência brasileira na construção de veículos do tipo, em especial pela importância desse setor por aqui. Além do mercado nacional, os utilitários serão exportados para demais países da América Latina e para a própria Europa (fazendo o caminho inverso após o processo de blindagem).
"Estamos muito orgulhosos em ver reconhecido o potencial técnico do Brasil como centro global de transformação e fornecimento de veículos blindados", comentou João Oliveira, diretor geral de Operações da Volvo Car Brasil. A blindagem a ser oferecida aqui será do tipo leve e, portanto, diferente daquela anunciada no XC90 Armored (tipo VPAM VR8, a segunda classificação mais alta possível). Ainda assim, oferecerá proteção contra disparos de arma de fogo curto e não alterará de nenhuma forma as propriedades fundamentais dos carros em comparação com o veículo padrão. O XC90 Armored pesa quase 4.500 kg por conta da proteção pesada (adicional de 1.400 kg), mas as versões oferecidas no Brasil certamente serão mais leves.
As vendas estão programadas para primeiro semestre de 2020, tanto no mercado brasileiro quanto para exportação. A versão que ganhará a proteção será a Inscription T6.
Fonte: Volvo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência