Vendas de SUVs em maio: Tiggo7 deixa RAV4 e CR-V para trás
Compass domina quase 50% das vendas totais
Depois de registrarem crescimento nas vendas em abril, os SUVs intermediários voltaram a perder fôlego em maio. Foram 9.385 unidades, 3,6% a menos do que há um ano. Neste cenário, nem mesmo o líder passou incólume.
Apesar de uma queda de quase 9% no período, o Jeep Compass foi o preferido por 5.071 consumidores. Além de garantir mais de 54% das vendas do segmento – e quase metade se considerarmos também os SUVs maiores -, o modelo conquistou o seu melhor resultado desde novembro.
Vice-líder, o VW Tiguan (1.269) só não vendeu mais do que em abril (1.324) desde sua chegada ao país. O Hyundai ix35, com 492 unidades, repetiu a terceira posição do ranking anterior mesmo recuando quase 40%. O Chevrolet Equinox (396) subiu uma posição, mas com vantagem reduzida sobre o Hyundai Tucson (364), este com desempenho mais fraco desde setembro (355).
Colado no rival de origem sul-coreana, o Kia Sportage (363) viu desaparecerem mais de 1/3 dos emplacamentos de um ano atrás, número similar ao registrado pelo Mitsubishi ASX (295), que ao menos ficou à frente do irmão mais novo, Eclipse Cross (223), e do Peugeot 3008 (216). Fechando o top 10, o Mitsubishi Outlander (185) teve leve alta.
Em seu quarto mês com registros, o Caoa Chery Tiggo 7 (150), com reforço de campanhas publicitárias, deixou para trás modelos consagrados como Toyota RAV4 (144) – agora em versão híbrida – e Honda CR-V (68). A nova geração do Jeep Wrangler, com 25 unidades, mais do que dobrou os números de 2018.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/19 |
ABR/19 |
MAI/18 |
% MAI 19 |
% ABR 19 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
JEEP COMPASS |
5071 |
4930 |
5556 |
54,03% |
51,96% |
2,86% |
-8,73% |
2º |
VW TIGUAN |
1269 |
1324 |
236 |
13,52% |
13,95% |
-4,15% |
437,71% |
3º |
HYUNDAI IX35 |
492 |
473 |
786 |
5,24% |
4,99% |
4,02% |
-37,40% |
4º |
CHEVROLET EQUINOX |
396 |
432 |
437 |
4,22% |
4,55% |
-8,33% |
-9,38% |
5º |
HYUNDAI TUCSON |
364 |
470 |
427 |
3,88% |
4,95% |
-22,55% |
-14,75% |
6º |
KIA SPORTAGE |
363 |
419 |
564 |
3,87% |
4,42% |
-13,37% |
-35,64% |
7º |
MITSUBISHI ASX |
295 |
301 |
455 |
3,14% |
3,17% |
-1,99% |
-35,16% |
8º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
223 |
203 |
0 |
2,38% |
2,14% |
9,85% |
- |
9º |
PEUGEOT 3008 |
216 |
231 |
339 |
2,30% |
2,43% |
-6,49% |
-36,28% |
10º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
185 |
192 |
183 |
1,97% |
2,02% |
-3,65% |
1,09% |
11º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
150 |
98 |
0 |
1,60% |
1,03% |
53,06% |
- |
12º |
TOYOTA RAV4 |
144 |
138 |
466 |
1,53% |
1,45% |
4,35% |
-69,10% |
13º |
HONDA CR-V |
68 |
99 |
76 |
0,72% |
1,04% |
-31,31% |
-10,53% |
14º |
SUBARU FORESTER |
38 |
38 |
32 |
0,40% |
0,40% |
0,00% |
18,75% |
15º |
PEUGEOT 5008 |
34 |
50 |
84 |
0,36% |
0,53% |
-32,00% |
-59,52% |
16º |
JEEP WRANGLER |
25 |
40 |
11 |
0,27% |
0,42% |
-37,50% |
127,27% |
17º |
SUBARU XV |
24 |
24 |
38 |
0,26% |
0,25% |
0,00% |
-36,84% |
18º |
DODGE JOURNEY |
23 |
24 |
27 |
0,25% |
0,25% |
-4,17% |
-14,81% |
19º |
SUBARU OUTBACK |
4 |
1 |
10 |
0,04% |
0,01% |
300,00% |
-60,00% |
20º |
SSANGYONG KORANDO |
1 |
1 |
7 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-85,71% |
|
|
9385 |
9488 |
9734 |
100,00% |
100,00% |
-1,09% |
-3,59% |
Entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (1.266) continuou soberano e vendeu quase cinco vezes mais do que o vice-líder Mitsubishi Pajero (255), agora reforçado pela nova geração da versão Sport. Com isso, quem perdeu espaço foi o Chevrolet Trailblazer (202), dono da menor evolução em relação a 2018 (+2,5%).
Da quarta posição em diante, todos os modelos somados emplacaram apenas 84 unidades. Melhor colocado, o Kia Sorento (29) perdeu quase 2/3 dos compradores do ano passado. Ausente da lista desde setembro e já fora do portfólio da marca norte-americana, o Dodge Durango fechou o ranking com um único emplacamento.
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/19 |
ABR/19 |
MAI/18 |
% MAI 19 |
% ABR 19 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
TOYOTA SW4 |
1266 |
1211 |
1188 |
70,06% |
70,57% |
4,54% |
6,57% |
2º |
MITSUBISHI PAJERO |
255 |
137 |
144 |
14,11% |
7,98% |
86,13% |
77,08% |
3º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
202 |
258 |
197 |
11,18% |
15,03% |
-21,71% |
2,54% |
4º |
KIA SORENTO |
29 |
39 |
76 |
1,60% |
2,27% |
-25,64% |
-61,84% |
5º |
JAC T80 |
17 |
22 |
0 |
0,94% |
1,28% |
-22,73% |
- |
6º |
HYUNDAI SANTA FE |
14 |
27 |
58 |
0,77% |
1,57% |
-48,15% |
-75,86% |
7º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
14 |
16 |
55 |
0,77% |
0,93% |
-12,50% |
-74,55% |
8º |
LIFAN X80 |
9 |
6 |
15 |
0,50% |
0,35% |
50,00% |
-40,00% |
9º |
DODGE DURANGO |
1 |
0 |
0 |
0,06% |
0,00% |
- |
- |
|
|
1807 |
1716 |
1733 |
100,00% |
100,00% |
5,30% |
4,27% |
Observação: Os números do Jeep Grand Cherokee também incluem os do Cherokee, já que a Fenabrave não realiza a segregação.
Fonte: Fenabrave
Galeria: Caoa-Chery Tiggo7 (lançamento)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia