Colisões laterais estão entre as mais perigosas entre os acidentes de trânsito. Quase 700 pessoas morrem por ano nas ruas alemãs neste tipo de colisão, que corresponde a um terço de todas as pessoas mortas nos carros. Por isso, a alemã ZF criou um sistema de pré-colisão com um airbag lateral externo.
A fabricante demonstrou o sistema com um protótipo. Segundo a ZF, a maior dificuldade é conseguir criar um software que detecte e antecipe o acidente, e uma forma de inflar rapidamente o airbag. O sistema tem cerca de 150 milissegundos para tomar a decisão, acionar e inflar o airbag, o que corresponde à duração de uma piscada de olho.
Primeiro, os sensores do carro identificam possíveis colisões, usando câmeras, radares e a tecnologia laser Lidar. Eles usam dados como velocidade da aproximação para determinar se o impacto é inevitável e o airbag é ativado de acordo com a necessidade. A bolsa tem entre 280 litros e 400 litros, dependendo do veículo, o que é de cinco a oito vezes mais do que um airbag frontal. A bolsa se expande pela lateral do carro, criando uma zona adicional de proteção para a área das portas entre as colunas A e C.
Durante um impacto lateral, há um risco maior de ferimentos na área do peito do ocupante. A ZF desenvolveu o sistema para reduzir a força transmitida para a vítima em até 30%, reduzindo as chances de ferimentos. A ZF não diz quais veículos usarão o airbag lateral externo, porém as imagens divulgadas mostram um Opel Astra, o que pode indicar que a nova geração do Opel Corsa receberá o sistema - sem falar que, durante a apresentação do carro, a marca disse que ele teria uma "proteção lateral controlada por sensores".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Mitsubishi lança nova Triton 2026; veja as versões e os preços
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida