ZF mostra primeiro airbag lateral externo
Sistema deve fazer sua estreia no novo Corsa
Colisões laterais estão entre as mais perigosas entre os acidentes de trânsito. Quase 700 pessoas morrem por ano nas ruas alemãs neste tipo de colisão, que corresponde a um terço de todas as pessoas mortas nos carros. Por isso, a alemã ZF criou um sistema de pré-colisão com um airbag lateral externo.
A fabricante demonstrou o sistema com um protótipo. Segundo a ZF, a maior dificuldade é conseguir criar um software que detecte e antecipe o acidente, e uma forma de inflar rapidamente o airbag. O sistema tem cerca de 150 milissegundos para tomar a decisão, acionar e inflar o airbag, o que corresponde à duração de uma piscada de olho.
Primeiro, os sensores do carro identificam possíveis colisões, usando câmeras, radares e a tecnologia laser Lidar. Eles usam dados como velocidade da aproximação para determinar se o impacto é inevitável e o airbag é ativado de acordo com a necessidade. A bolsa tem entre 280 litros e 400 litros, dependendo do veículo, o que é de cinco a oito vezes mais do que um airbag frontal. A bolsa se expande pela lateral do carro, criando uma zona adicional de proteção para a área das portas entre as colunas A e C.
Durante um impacto lateral, há um risco maior de ferimentos na área do peito do ocupante. A ZF desenvolveu o sistema para reduzir a força transmitida para a vítima em até 30%, reduzindo as chances de ferimentos. A ZF não diz quais veículos usarão o airbag lateral externo, porém as imagens divulgadas mostram um Opel Astra, o que pode indicar que a nova geração do Opel Corsa receberá o sistema - sem falar que, durante a apresentação do carro, a marca disse que ele teria uma "proteção lateral controlada por sensores".
Galeria: ZF airbag lateral externo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro