Vendas diretas em maio: VW emplaca Gol, Voyage e Virtus no top 10
Entre os comerciais leves, líder Strada supera 95% de emplacamentos na modalidade
Apenas 0,01 ponto percentual abaixo de abril, as vendas diretas de veículos novos em maio representaram 46,82% dos 234.173 automóveis e comerciais leves. Na disputa entre montadoras, a Chevrolet (19,78%) se manteve à frente, mas Volkswagen (18,78%) e Fiat (17,15%) trocaram de posições, mesma situação da Renault (9,24%) e da Ford (9,06%).
Quinto, o Chevrolet Prisma (3.853) foi o preferido entre os sedãs, segmento que ainda teve o VW Voyage (2.866), o Ford Ka Sedan (2.757) e o VW Virtus (2.639) no top 10. O Voyage, aliás, concentrou mais de 90% de seus emplacamentos por meio de faturamento direto da fábrica, a maior participação no pelotão de cima.
Vice-líder no geral, o Hyundai HB20 (2.309) mostrou que sua força está mesmo concentrada no varejo, situação similar à do Renault Kwid (1.953), ambos com pouco mais de 22%. Novato, o VW T-Cross (899) por muito pouco não supera os 30% de representatividade em seu segundo mês de mercado. SUV nº 1 no varejo, o Honda HR-V (491) foi apenas o 37º, com menos de 12% do total de emplacamentos.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAI 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
11.024 |
49,48% |
22.279 |
2º |
VW GOL |
6.089 |
73,21% |
8.317 |
3º |
FORD KA |
4.353 |
45,90% |
9.484 |
4º |
JEEP RENEGADE |
3.920 |
68,13% |
5.754 |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
3.853 |
51,31% |
7.509 |
6º |
JEEP COMPASS |
3.427 |
67,58% |
5.071 |
7º |
VW VOYAGE |
2.866 |
90,41% |
3.170 |
8º |
FORD KA SEDAN |
2.757 |
65,64% |
4.200 |
9º |
VW VIRTUS |
2.639 |
52,62% |
5.015 |
10º |
RENAULT SANDERO |
2.322 |
60,56% |
3.834 |
11º |
HYUNDAI HB20 |
2.309 |
22,84% |
10.111 |
12º |
NISSAN KICKS |
2.161 |
47,81% |
4.520 |
13º |
VW POLO |
2.135 |
34,44% |
6.199 |
14º |
RENAULT KWID |
1.953 |
22,55% |
8.661 |
15º |
CHEVROLET SPIN |
1.949 |
72,16% |
2.701 |
16º |
RENAULT LOGAN |
1.943 |
85,48% |
2.273 |
17º |
HYUNDAI CRETA |
1.865 |
44,28% |
4.212 |
18º |
FIAT MOBI |
1.839 |
35,64% |
5.160 |
19º |
HYUNDAI HB20S |
1.783 |
47,88% |
3.724 |
20º |
RENAULT DUSTER |
1.742 |
69,96% |
2.490 |
21º |
FIAT ARGO |
1.585 |
28,31% |
5.599 |
22º |
TOYOTA COROLLA |
1.459 |
28,16% |
5.182 |
23º |
FIAT UNO |
1.365 |
81,93% |
1.666 |
24º |
FORD ECOSPORT |
1.276 |
46,98% |
2.716 |
25º |
CITROËN C4 CACTUS |
914 |
61,59% |
1.484 |
26º |
VW T-CROSS |
899 |
29,94% |
3.003 |
27º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
835 |
59,90% |
1.394 |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
818 |
36,26% |
2.256 |
29º |
RENAULT CAPTUR |
749 |
40,68% |
1.841 |
30º |
CHEVROLET COBALT |
735 |
82,12% |
895 |
31º |
FIAT CRONOS |
727 |
35,31% |
2.059 |
32º |
HONDA FIT |
612 |
26,41% |
2.317 |
33º |
NISSAN VERSA |
562 |
32,83% |
1.712 |
34º |
FIAT SIENA |
545 |
32,99% |
1.652 |
35º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
534 |
30,31% |
1.762 |
36º |
VW FOX/CROSS FOX |
515 |
15,47% |
3.330 |
37º |
HONDA HR-V |
491 |
11,82% |
4.155 |
38º |
PEUGEOT 2008 |
490 |
74,24% |
660 |
39º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
485 |
32,99% |
1.470 |
40º |
TOYOTA YARIS HATCH |
474 |
14,71% |
3.222 |
41º |
FIAT DOBLÒ |
469 |
96,50% |
486 |
42º |
VW TIGUAN |
428 |
33,73% |
1.269 |
43º |
HONDA CITY |
379 |
27,87% |
1.360 |
44º |
TOYOTA HILUX SW4 |
348 |
27,49% |
1.266 |
45º |
VW SPACE FOX |
334 |
96,25% |
347 |
46º |
PEUGEOT 208 |
328 |
63,08% |
520 |
47º |
VW UP |
239 |
20,98% |
1.139 |
48º |
CITROËN AIRCROSS |
209 |
72,82% |
287 |
49º |
VW JETTA |
182 |
21,95% |
829 |
50º |
CITROËN C4 LOUNGE |
148 |
85,06% |
174 |
Líderes entre os comerciais leves, as representantes da Fiat, Strada (6.829) e Toro (4.177), superaram os 71% de vendas na modalidade – no caso da líder, este percentual se aproximou dos 96%. Mais uma vez terceira colocada, a VW Saveiro (3.319) ultrapassou a barreira dos 90%.
Folgada na quarta posição, a Chevrolet S10 (2.142) teve a companhia da Ford Ranger (1.383) no top 5. A Toyota Hilux (1.278), com a menor dependência de vendas diretas do top 10 (34,8%), veio logo em seguida. Fora da parte de cima em abril, a Fiat Fiorino (753) foi a 10ª colocada.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAI 19 |
1º |
FIAT STRADA |
6.829 |
95,70% |
7.136 |
2º |
FIAT TORO |
4.177 |
71,37% |
5.853 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.319 |
90,02% |
3.687 |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.142 |
71,47% |
2.997 |
5º |
FORD RANGER |
1.383 |
73,10% |
1.892 |
6º |
TOYOTA HILUX |
1.278 |
34,78% |
3.675 |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
1.117 |
87,95% |
1.270 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
874 |
80,63% |
1.084 |
9º |
VW AMAROK |
819 |
46,80% |
1.750 |
10º |
FIAT FIORINO |
753 |
59,48% |
1.266 |
11º |
RENAULT MASTER |
546 |
70,45% |
775 |
12º |
FIAT DUCATO |
376 |
84,12% |
447 |
13º |
NISSAN FRONTIER |
289 |
49,32% |
586 |
14º |
MITSUBISHI L200 |
251 |
34,96% |
718 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
233 |
94,33% |
247 |
16º |
CITROËN JUMPY |
180 |
92,31% |
195 |
17º |
VW EXPRESS |
90 |
27,36% |
329 |
18º |
PEUGEOT PARTNER |
70 |
53,85% |
130 |
19º |
HYUNDAI HR |
54 |
17,14% |
315 |
20º |
IVECO DAILY 35S14 |
40 |
20,83% |
192 |
21º |
PEUGEOT BOXER |
31 |
100,00% |
31 |
22º |
CITROËN BERLINGO |
21 |
41,18% |
51 |
23º |
RAM 2500 |
21 |
36,84% |
57 |
24º |
IVECO DAILY |
16 |
61,54% |
26 |
25º |
CITROËN JUMPER |
13 |
100,00% |
13 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
12 |
8,22% |
146 |
27º |
IVECO DAILY 30S13 |
3 |
3,75% |
80 |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
3 |
7,50% |
40 |
29º |
JAC V260 |
2 |
14,29% |
14 |
30º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
100,00% |
1 |
31º |
FORD F250 |
1 |
100,00% |
1 |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
1 |
3,45% |
29 |
33º |
RENAULT KANGOO |
1 |
100,00% |
1 |
34º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
25,00% |
4 |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Volkswagen Polo e Virtus Sense (PCD)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia