Praticamente estáveis em relação a abril, as vendas de veículos novos no varejo representaram 53,18% do total de 234.173 unidades registradas em maio. O top 5 de montadoras não sofreu alteração, com a Chevrolet (15,62%) à frente de Volkswagen (14,46%), Toyota (10,63%), Hyundai (10,50) e Fiat (10,18%), com estas três últimas muito próximas.
As duas primeiras posições entre os automóveis ficaram inalteradas pelo 15º mês seguido, com o Chevrolet Onix (11.255) mantendo boa vantagem sobre o Hyundai HB20 (7.802). O Renault Kwid (6.708), presente no pódio desde fevereiro, abriu quase 1,6 mil unidades de folga em relação ao Ford Ka (5.131). O VW Polo, com 4.064 unidades, repetiu o quinto lugar de abril, mas com apenas 50 unidades em relação ao Fiat Argo (4.014).
Mantendo-se em sétimo, o Toyota Corolla (3.723) foi mais uma vez líder entre os sedãs. Separados por apenas 8 emplacamentos, Honda HR-V (3.664), único SUV no top 10, e Chevrolet Prisma (3.656) fecharam o pelotão de cima seguidos pelo Fiat Mobi (3.321). Em boa fase, o Honda Civic (2.821) deixou o VW Virtus (2.376) para trás pelo terceiro mês em sequência. E, numa briga particular entre SUVs e sedãs, o três-volumes da Honda superou todos os crossovers de marcas rivais, como Creta, Kicks e Renegade, perdendo apenas do próprio HR-V.
Em primeiro mês cheio, o VW T-Cross (2.104) entrou no top 20 colado nos rivais Nissan Kicks (2.359) e Hyundai Creta (2.347), além de ficar à frente do Jeep Renegade (1.834), que teve menos de 1/3 de seus emplacamentos no varejo. Único modelo de marca premium no top 50, o BMW X1 (336) foi mais vendido nas lojas do que modelos muito mais baratos, como Nissan March (334) e Renault Logan (330).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | MAI 19 |
1º | CHEVROLET ONIX | 11.255 | 50,52% | 22.279 |
2º | HYUNDAI HB20 | 7.802 | 77,16% | 10.111 |
3º | RENAULT KWID | 6.708 | 77,45% | 8.661 |
4º | FORD KA | 5.131 | 54,10% | 9.484 |
5º | VW POLO | 4.064 | 65,56% | 6.199 |
6º | FIAT ARGO | 4.014 | 71,69% | 5.599 |
7º | TOYOTA COROLLA | 3.723 | 71,84% | 5.182 |
8º | HONDA HR-V | 3.664 | 88,18% | 4.155 |
9º | CHEVROLET PRISMA | 3.656 | 48,69% | 7.509 |
10º | FIAT MOBI | 3.321 | 64,36% | 5.160 |
11º | HONDA CIVIC | 2.821 | 95,50% | 2.954 |
12º | VW FOX/CROSS FOX | 2.815 | 84,53% | 3.330 |
13º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.748 | 85,29% | 3.222 |
14º | VW VIRTUS | 2.376 | 47,38% | 5.015 |
15º | NISSAN KICKS | 2.359 | 52,19% | 4.520 |
16º | HYUNDAI CRETA | 2.347 | 55,72% | 4.212 |
17º | VW GOL | 2.228 | 26,79% | 8.317 |
18º | VW T-CROSS | 2.104 | 70,06% | 3.003 |
19º | HYUNDAI HB20S | 1.941 | 52,12% | 3.724 |
20º | JEEP RENEGADE | 1.834 | 31,87% | 5.754 |
21º | HONDA FIT | 1.705 | 73,59% | 2.317 |
22º | JEEP COMPASS | 1.644 | 32,42% | 5.071 |
23º | RENAULT SANDERO | 1.512 | 39,44% | 3.834 |
24º | FORD KA SEDAN | 1.443 | 34,36% | 4.200 |
25º | FORD ECOSPORT | 1.440 | 53,02% | 2.716 |
26º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.438 | 63,74% | 2.256 |
27º | FIAT CRONOS | 1.332 | 64,69% | 2.059 |
28º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1.228 | 69,69% | 1.762 |
29º | NISSAN VERSA | 1.150 | 67,17% | 1.712 |
30º | FIAT SIENA | 1.107 | 67,01% | 1.652 |
31º | RENAULT CAPTUR | 1.092 | 59,32% | 1.841 |
32º | HONDA WR-V | 1.034 | 94,69% | 1.092 |
33º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 985 | 67,01% | 1.470 |
34º | HONDA CITY | 981 | 72,13% | 1.360 |
35º | TOYOTA HILUX SW4 | 918 | 72,51% | 1.266 |
36º | VW UP | 900 | 79,02% | 1.139 |
37º | CHEVROLET TRACKER | 894 | 86,71% | 1.031 |
38º | VW TIGUAN | 841 | 66,27% | 1.269 |
39º | CHEVROLET SPIN | 752 | 27,84% | 2.701 |
40º | RENAULT DUSTER | 748 | 30,04% | 2.490 |
41º | CHERY TIGGO 5X | 695 | 99,57% | 698 |
42º | VW JETTA | 647 | 78,05% | 829 |
43º | CITROËN C4 CACTUS | 570 | 38,41% | 1.484 |
44º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 559 | 40,10% | 1.394 |
45º | CHERY TIGGO 2 | 514 | 100,00% | 514 |
46º | HYUNDAI IX35 | 397 | 80,69% | 492 |
47º | KIA SPORTAGE | 363 | 100,00% | 363 |
48º | BMW X1 | 336 | 80,38% | 418 |
49º | NISSAN MARCH | 334 | 82,27% | 406 |
50º | RENAULT LOGAN | 330 | 14,52% | 2.273 |
A Toyota Hilux (2.397) encerrou mais um mês à frente entre os comerciais leves, mas desta vez com menor folga sobre a Fiat Toro (1.676). Quarta colocada nos últimos 12 meses, a VW Amarok (931) completou o pódio com mais da metade de seus emplacamentos na modalidade.
Tranquila na quarta posição, a Chevrolet S10 (855) teve a companhia surpreendente da Fiat Fiorino (513) fechando o top 5. A van da marca italiana conquistou a colocação com apenas 4 unidades de vantagem sobre a Ford Ranger (509). Presentes no pódio geral de maio, VW Saveiro (368) e Fiat Strada (307) ficaram atrás da Mitsubishi L200 (467).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | MAI 19 |
1º | TOYOTA HILUX | 2.397 | 65,22% | 3.675 |
2º | FIAT TORO | 1.676 | 28,63% | 5.853 |
3º | VW AMAROK | 931 | 53,20% | 1.750 |
4º | CHEVROLET S10 | 855 | 28,53% | 2.997 |
5º | FIAT FIORINO | 513 | 40,52% | 1.266 |
6º | FORD RANGER | 509 | 26,90% | 1.892 |
7º | MITSUBISHI L200 | 467 | 65,04% | 718 |
8º | VW SAVEIRO | 368 | 9,98% | 3.687 |
9º | FIAT STRADA | 307 | 4,30% | 7.136 |
10º | NISSAN FRONTIER | 297 | 50,68% | 586 |
11º | KIA K2500 | 290 | 100,00% | 290 |
12º | HYUNDAI HR | 261 | 82,86% | 315 |
13º | VW EXPRESS | 239 | 72,64% | 329 |
14º | RENAULT MASTER | 229 | 29,55% | 775 |
15º | RENAULT DUSTER OROCH | 210 | 19,37% | 1.084 |
16º | CHEVROLET MONTANA | 153 | 12,05% | 1.270 |
17º | IVECO DAILY 35S14 | 152 | 79,17% | 192 |
18º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 134 | 91,78% | 146 |
19º | IVECO DAILY 30S13 | 77 | 96,25% | 80 |
20º | FIAT DUCATO | 71 | 15,88% | 447 |
21º | PEUGEOT PARTNER | 60 | 46,15% | 130 |
22º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 37 | 92,50% | 40 |
23º | RAM 2500 | 36 | 63,16% | 57 |
24º | CITROËN BERLINGO | 30 | 58,82% | 51 |
25º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 28 | 96,55% | 29 |
26º | IVECO DAILY 5516 | 26 | 100,00% | 26 |
27º | CITROËN JUMPY | 15 | 7,69% | 195 |
28º | PEUGEOT EXPERT | 14 | 5,67% | 247 |
29º | JAC V260 | 12 | 85,71% | 14 |
30º | IVECO DAILY | 10 | 38,46% | 26 |
31º | EFFA K01 | 9 | 100,00% | 9 |
32º | FOTON AUMARK 1039 | 8 | 100,00% | 8 |
33º | EFFA K02 | 6 | 100,00% | 6 |
34º | EFFA V21 | 5 | 100,00% | 5 |
35º | TOYOTA BANDEIRANTE | 3 | 75,00% | 4 |
36º | CHEVROLET D10 | 1 | 100,00% | 1 |
37º | ENGESA EE34 | 1 | 100,00% | 1 |
38º | FORD COURIER | 1 | 100,00% | 1 |
39º | FORD F75 | 1 | 100,00% | 1 |
40º | GM CHEVROLET | 1 | 100,00% | 1 |
41º | MAHINDRA HWKCD4 | 1 | 100,00% | 1 |
42º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 1 | 100,00% | 1 |
43º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 413 | 1 | 100,00% | 1 |
44º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 1 | 100,00% | 1 |
45º | MERCEDES-BENZ VITO | 1 | 100,00% | 1 |
46º | NISSAN D21 | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave