Em mais um mês de números positivo para o mercado automotivo nacional, as vendas de veículos novos em maio cresceram 20,16% em relação ao mesmo período de 2018. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave, foram comercializados 234.173 automóveis e comerciais leves durante o mês passado.
Na comparação com abril, que teve um dia útil a menos, o crescimento foi mais modesto (+5,81%). Entre janeiro e maio, as montadoras entregaram aos consumidores 1.035.481 unidades, alta de 11,1% sobre o ano anterior. O resultado, no entanto, poderia ter sido ainda melhor.
De acordo com Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade, a demora na aprovação de reformas resultou na queda de expectativas de consumidores e empresários. “O consumidor final, pessoa física, foi mais impactado por essa quebra de expectativa, se mantendo cauteloso e postergando a decisão de compra”, afirmou o executivo.
O grande destaque do mês entre as montadoras foi a Ford. Negativo, diga-se de passagem. Com 18.868 emplacamentos, a norte-americana encerrou maio apenas na sétima posição, embora muito próxima da Toyota (18.987) – no acumulado do ano, no entanto, a diferença a favor da Ford caiu para somente 500 unidades.
A Chevrolet (41.142) completou 43 meses ininterruptos na liderança, mas desta vez sob ameaça, já que a VW (38.591) ficou a menos de 3 mil unidades da posição de honra. A Fiat (31.480) completou o pódio, enquanto a Renault (20.962), com a maior evolução do top 10 nos últimos 12 meses (+47,12%), repetiu a quarta posição já conquistada em março.
Sétima em abril, a Hyundai (19.241) completou o top 5. Em 11ª, a Citroën (2.526) avançou quase 60% impulsionada pelo desempenho do Cactus. Mas o destaque positivo ficou por conta da Caoa Chery (1.750), que mais do que quadruplicou os números de 2018 graças à ofensiva com o lançamento de sua linha de SUVs.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2019 |
MAI 19 (A) |
PART. |
ABR 19 (B) |
% (A / B) |
MAI 18 (C) |
% (A / C) |
1º |
CHEVROLET |
185.535 |
41.142 |
17,57% |
37.990 |
8,30% |
32.286 |
27,43% |
2º |
VW |
154.699 |
38.591 |
16,48% |
33.132 |
16,48% |
29.620 |
30,29% |
3º |
FIAT |
140.484 |
31.480 |
13,44% |
30.189 |
4,28% |
26.699 |
17,91% |
4º |
RENAULT |
91.466 |
20.962 |
8,95% |
19.225 |
9,04% |
14.248 |
47,12% |
5º |
HYUNDAI |
82.925 |
19.241 |
8,22% |
19.038 |
1,07% |
16.754 |
14,84% |
6º |
TOYOTA |
85.893 |
18.987 |
8,11% |
19.609 |
-3,17% |
15.588 |
21,81% |
7º |
FORD |
86.393 |
18.868 |
8,06% |
19.486 |
-3,17% |
18.310 |
3,05% |
8º |
HONDA |
54.650 |
11.966 |
5,11% |
11.092 |
7,88% |
10.596 |
12,93% |
9º |
JEEP |
50.239 |
10.864 |
4,64% |
10.700 |
1,53% |
10.003 |
8,61% |
10º |
NISSAN |
36.411 |
7.478 |
3,19% |
6.640 |
12,62% |
7.362 |
1,58% |
11º |
CITROËN |
11.644 |
2.526 |
1,08% |
2.542 |
-0,63% |
1.581 |
59,77% |
12º |
PEUGEOT |
9.001 |
1.887 |
0,81% |
2.009 |
-6,07% |
2.185 |
-13,64% |
13º |
MITSUBISHI |
8.869 |
1.812 |
0,77% |
1.811 |
0,06% |
1.887 |
-3,97% |
14º |
CHERY |
6.909 |
1.750 |
0,75% |
1.449 |
20,77% |
428 |
308,88% |
15º |
BMW |
4.669 |
1.099 |
0,47% |
1.114 |
-1,35% |
1.150 |
-4,43% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
5.185 |
1.050 |
0,45% |
979 |
7,25% |
1.275 |
-17,65% |
17º |
KIA |
4.052 |
888 |
0,38% |
853 |
4,10% |
1.122 |
-20,86% |
18º |
AUDI |
3.373 |
759 |
0,32% |
708 |
7,20% |
715 |
6,15% |
19º |
VOLVO |
2.933 |
703 |
0,30% |
568 |
23,77% |
500 |
40,60% |
20º |
LAND ROVER |
2.283 |
390 |
0,17% |
542 |
-28,04% |
685 |
-43,07% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.035.481 |
234.173 |
100,00% |
221.308 |
5,81% |
194.889 |
20,16% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira