Volkswagen e JAC lançarão táxi autônomo na China
Serviço será oferecido primeiro na cidade de Hefei, onde está a sede da JAC
A Volkswagen e a JAC continuam a expandir sua parceria na China. Além de trabalharem em uma linha de veículos elétricos, as duas fabricantes irão desenvolver um serviço de táxis autônomos. O acordo foi assinado com Hefei, a cidade onde fica a JAC, criando um sistema de autônomos que podem ser usados tanto como táxi como para aluguel. No entanto, não tem data para começar a funcionar.
Galeria: Sol E20X
O acordo assinado entre Volkswagen e JAC tem a missão de transformar Hefei em uma cidade inteligente, possivelmente como a primeira frota de carros autônomos do mundo. A parceria permitirá que a VW teste novas tecnologias, modelos de negócios e produtos feitos para cidades que usem sistemas conectados, como comunicação veículo-a-veículo.
Ainda não há informações sobre qual carro será usado nesta frota. A Volkswagen começou a testar um Golf autônomo no mês passado, rodando nas ruas de Hamburg (Alemanha). O mais provável é que o sistema seja utilizado em um dos carros da marca Sol, criada na joint-venture com a JAC e que irá vender somente veículos elétricos, que estão previstos para começarem a ser vendidos na China nos próximos dois ou três anos.
A parceria entre JAC e Volkswagen está tão profunda que a fabricante alemã considera comprar uma grande quantidade de ações da empresa chinesa, aproveitando as mudanças nas regras para montadoras estrangeiras. Caso isso aconteça, a VW teria controle operacional da joint-venture, tomando as decisões sobre desenvolvimento e produção local.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW fará Golf no México para abrir espaço a um novo hatch elétrico
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
VW chega a um acordo com o sindicato e não fechará fábricas na Alemanha
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos