Vendas na Alemanha em abril: o que faz o Fiat Ducato no pódio?
Van comercial tem recorde de emplacamentos no mercado alemão, ficando à frente de Mercedes Classe C e VW Passat
O grande destaque de abril no maior mercado automobilístico europeu foi... uma van! Reforçada pelo pico de vendas deste tipo de veículo na primavera do Velho Continente em função de aquisições por parte de empresas, o Fiat Ducato (5.873) chegou ao seu primeiro pódio – até então, o melhor resultado havia sido a 10ª posição de abril de 2017, segundo o Best Selling Cars Blog.
Na liderança, o VW Golf (18.514) completou oito meses consecutivos de retração (-9,6%), enquanto aguarda pelo lançamento de sua nova geração. O VW Tiguan, com 7.313 unidades, chegou a três meses seguidos na segunda posição. Completando o top 5, o Mercedes Classe C derrotou o VW Passat por diferença mínima (5.662 x 5.522), ambos em baixa.
À exceção do Tiguan e da Ducato, todos os demais modelos do top 10 perderam espaço no período. O Audi A4 (4.756), em 10º, foi o que mais sofreu (-22,5%). Fora do pelotão de cima após três top 6 seguidos, o VW T-Roc (4.531) ao menos cresceu quase 30% sobre 2018.
Com nova geração fazendo sucesso, o Mercedes Classe A (3.955) triplicou as vendas. Já o novo BMW Série 3 (3.404), que fechou o top 20, teve um incremento bem mais discreto (+1,7%) Em ótimo momento comercial por lá, o Ford Ecosport (2.338) conquistou quase 92% de consumidores a mais do que há um ano.
As vendas de veículos novos na Alemanha chegaram a sete meses nos últimos oito com números piores do que os do ano anterior. Em abril saíram das concessionárias 310.715 unidades, 1,1% a menos em relação a 2018. O acumulado do ano (1.190.087), que ainda era positivo até março, agora é 0,2% inferior ao registrado nos cinco primeiros meses do ano passado.
Em baixa de mais de 11%, a líder VW (57.526) viu cair a diferença sobre a Mercedes (29.590). O destaque entre as primeiras foi a BMW (24.748) que superou a Ford (24.342) graças ao maior crescimento do top 10 (+17,4%). Vice-líder no ranking anterior, a Audi (23.007) perdeu quase 13% de seus compradores.
POS. |
MODELO |
ABR.19 |
% MERCADO |
ABR.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
18.514 |
6,0% |
20.486 |
-9,6% |
2 |
VW TIGUAN |
7.313 |
2,4% |
7.108 |
2,9% |
3 |
FIAT DUCATO |
5.873 |
1,9% |
4.382 |
34,0% |
4 |
MERCEDES CLASSE C |
5.662 |
1,8% |
5.954 |
-4,9% |
5 |
VW PASSAT |
5.522 |
1,8% |
6.167 |
-10,5% |
6 |
FORD FOCUS |
5.208 |
1,7% |
6.371 |
-18,3% |
7 |
SKODA OCTAVIA |
5.202 |
1,7% |
5.481 |
-5,1% |
8 |
VW POLO |
5.032 |
1,6% |
5.691 |
-11,6% |
9 |
MERCEDES CLASSE E |
4.768 |
1,5% |
5.586 |
-14,6% |
10 |
AUDI A4 |
4.756 |
1,5% |
6.133 |
-22,5% |
11 |
VW T-ROC |
4.531 |
1,5% |
3.518 |
28,8% |
12 |
VW TRANSPORTER |
4.221 |
1,4% |
7.365 |
-42,7% |
13 |
FORD FIESTA |
4.057 |
1,3% |
5.156 |
-21,3% |
14 |
AUDI A3 |
4.055 |
1,3% |
4.820 |
-15,9% |
15 |
MERCEDES CLASSE A |
3.955 |
1,3% |
1.318 |
200,1% |
16 |
OPEL CORSA |
3.787 |
1,2% |
4.573 |
-17,2% |
17 |
MINI |
3.697 |
1,2% |
4.287 |
-13,8% |
18 |
BMW X1 |
3.540 |
1,1% |
2.165 |
63,5% |
19 |
VW TOURAN |
3.540 |
1,1% |
5.075 |
-30,2% |
20 |
BMW SÉRIE 3 |
3.404 |
1,1% |
3.347 |
1,7% |
21 |
OPEL ADAM |
3.310 |
1,1% |
1.716 |
92,9% |
22 |
FORD KUGA |
3.308 |
1,1% |
4.080 |
-18,9% |
23 |
BMW SÉRIE 2 |
3.249 |
1,0% |
2.444 |
32,9% |
24 |
MERCEDES CLASSE B |
3.066 |
1,0% |
2.908 |
5,4% |
25 |
AUDI A6 |
3.059 |
1,0% |
3.773 |
-18,9% |
26 |
SMART FORTWO |
3.011 |
1,0% |
2.393 |
25,8% |
27 |
MERCEDES GLK / GLC |
2.988 |
1,0% |
3.319 |
-10,0% |
28 |
VW CADDY |
2.966 |
1,0% |
3.001 |
-1,2% |
29 |
BMW SÉRIE 5 |
2.963 |
1,0% |
4.375 |
-32,3% |
30 |
SEAT LEON |
2.910 |
0,9% |
4.269 |
-31,8% |
31 |
SKODA FABIA |
2.899 |
0,9% |
3.792 |
-23,5% |
32 |
HYUNDAI TUCSON |
2.827 |
0,9% |
1.961 |
44,2% |
33 |
BMW SÉRIE 1 |
2.814 |
0,9% |
2.413 |
16,6% |
34 |
OPEL ASTRA |
2.808 |
0,9% |
4.217 |
-33,4% |
35 |
VW UP |
2.669 |
0,9% |
3.265 |
-18,3% |
36 |
RENAULT CLIO |
2.595 |
0,8% |
1.762 |
47,3% |
37 |
DACIA DUSTER |
2.540 |
0,8% |
2.612 |
-2,8% |
38 |
AUDI Q3 |
2.537 |
0,8% |
1.484 |
71,0% |
39 |
BMW X3 |
2.509 |
0,8% |
1.517 |
65,4% |
40 |
SKODA SUPERB |
2.411 |
0,8% |
1.429 |
68,7% |
41 |
SKODA KAROK |
2.366 |
0,8% |
1.452 |
62,9% |
42 |
FIAT 500 |
2.350 |
0,8% |
2.238 |
5,0% |
43 |
FORD ECOSPORT |
2.338 |
0,8% |
1.220 |
91,6% |
44 |
MITSUBISHI MIRAGE |
2.337 |
0,8% |
1.235 |
89,2% |
45 |
DACIA SANDERO |
2.312 |
0,7% |
2.052 |
12,7% |
46 |
RENAULT CAPTUR |
2.275 |
0,7% |
1.754 |
29,7% |
47 |
SEAT ATECA |
2.165 |
0,7% |
1.857 |
16,6% |
48 |
NISSAN QASHQAI |
2.076 |
0,7% |
1.156 |
79,6% |
49 |
TOYOTA YARIS |
2.061 |
0,7% |
1.986 |
3,8% |
50 |
FORD TRANSIT |
2.037 |
0,7% |
1.887 |
7,9% |
POS. |
MARCA |
ABR.19 |
% MERCADO |
ABR.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
57.526 |
18,5% |
64.769 |
-11,2% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
29.590 |
9,5% |
29.112 |
1,6% |
3 |
BMW |
24.748 |
8,0% |
21.079 |
17,4% |
4 |
FORD |
24.342 |
7,8% |
24.571 |
-0,9% |
5 |
AUDI |
23.007 |
7,4% |
26.392 |
-12,8% |
6 |
OPEL |
18.935 |
6,1% |
19.970 |
-5,2% |
7 |
SKODA |
16.851 |
5,4% |
17.075 |
-1,3% |
8 |
RENAULT |
11.379 |
3,7% |
10.944 |
4,0% |
9 |
HYUNDAI |
10.539 |
3,4% |
10.020 |
5,2% |
10 |
SEAT |
10.148 |
3,3% |
11.140 |
-8,9% |
11 |
FIAT |
10.036 |
3,2% |
7.967 |
26,0% |
12 |
TOYOTA |
7.889 |
2,5% |
7.903 |
-0,2% |
13 |
DACIA |
6.992 |
2,3% |
6.657 |
5,0% |
14 |
PEUGEOT |
6.419 |
2,1% |
6.164 |
4,1% |
15 |
KIA |
5.711 |
1,8% |
6.477 |
-11,8% |
16 |
CITROËN |
5.606 |
1,8% |
4.851 |
15,6% |
17 |
MAZDA |
5.445 |
1,8% |
5.090 |
7,0% |
18 |
MITSUBISHI |
4.748 |
1,5% |
3.449 |
37,7% |
19 |
SMART |
4.514 |
1,5% |
3.611 |
25,0% |
20 |
VOLVO |
4.160 |
1,3% |
3.450 |
20,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
310.715 |
... |
314.055 |
-1,1% |
|
ACUMULADO |
1.190.807 |
... |
1.192.666 |
-0,2% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Novo Fiat Ducato 2018
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia