A Mercedes-Benz dá continuidade à uma tradição de décadas ao apresentar a mais nova edição do chamado ESV (Experimental Safety Vehicle). Desenvolvido desta vez sobre a base da nova geração do SUV GLE, o protótipo reúne as mais avançadas tecnologias sobre segurança, conectividade e direção autônoma pensadas pelos especialistas, pesquisadores e engenheiros da marca. Alguns recursos estão praticamente prontos para entrar em produção e não devem demorar para aparecer nos próximos lançamentos. Outros ainda estão sendo aperfeiçoados, mas desde já adiantam de maneira geral como será o carro do futuro.
Conforme explica a Mercedes, alguns dos principais recursos de segurança do ESV estão relacionados às suas funções semi-autônomas. Entre outras novidades, quando o modo de condução automático é acionado, o volante e os pedais se retraem para reduzir o risco de ferimentos em caso de colisão. Isso requer novos locais de montagem para os cintos de segurança e os airbags, que agora estão integrados aos assentos e ao painel de instrumentos, respectivamente. Outro exemplo é o sistema de comunicação cooperativa, que informa os outros usuários sobre riscos potenciais à frente na estrada.
No quesito segurança para ocupantes, o destaque fica por conta da tecnologia Pre-Safe Child, que usa um cinto preventivamente tensionado e elementos de proteção contra impacto montados lateralmente para reduzir as cargas que atuam sobre a criança durante uma colisão. O sistema ainda monitora a instalação do assento e os sinais vitais da criança. Por fim, é novidade também um pequeno robô que emerge automaticamente da parte traseira do veículo após um acidente e age como um triângulo de aviso. Há também sinalização adicional através de um triângulo de aviso que se desdobra do teto do veículo, bem como janelas traseiras que atuam como superfícies de comunicação.
"Temos repetidamente demonstrado que não faltam idéias nesse campo desde os anos 1970, com os nossos veículos de segurança experimental. O novo ESV 2019 reflete a mobilidade do futuro e apresenta uma grande variedade de inovações que estamos atualmente pesquisando e desenvolvendo. E já posso adiantar: algumas das funções estão muito próximas da produção em série", disse Ola Kallenius, membro do Conselho Executivo da Daimler.
Fotos: Mercedes-Benz
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