Apesar de já ter descartado completamente uma eventual entrada no segmento de picapes, a BMW parece não perder a oportunidade de alfinetar a concorrência quando questionada sobre o assunto. Em entrevista recente concedida ao site australiano Go Auto, o chefão da marca na Oceania, Vikram Pawah, reafirmou que o mundo não precisa de uma picape bávara e que fazer badge engineering jamais seria uma opção para a empresa. A declaração foi interpretada como uma alfinetada apontada diretamente para a arquirrival Mercedes-Benz, que seguiu o caminho do rebadge ao lançar a Classe X usando como base a plataforma da Nissan Frontier.

Galeria: Mercedes-Benz Classe X

Pawah reconhece que o segmento de picapes tem crescido consideravelmente nos últimos anos, mas acredita que apenas uma pequena parcela desse mercado estaria disposta a pagar o preço de um modelo premium. Acrescentou que uma camionete não caberia no portfólio da montadora atualmente e que não há planos para fazê-lo nem mesmo no futuro. "Eu realmente não vejo necessidade para isso agora. Estamos muito focados no desenvolvimento de nossos veículos e acho que a empresa definiu claramente que estamos no negócio de luxo e é nesse sentido que estamos caminhando”, esclareceu.

Segundo o executivo, a ideologia da BMW é simples: para fazer uma picape realmente boa seria preciso construí-la com carroceria sobre chassi, o que geraria custos de desenvolvimento muito elevados. Seguir o caminho da Mercedes apenas com a intenção de baratear o projeto iria totalmente de encontro à filosofia da marca. Simplificando: se a BMW realmente vier a fazer uma camionete um dia, ela será legitimamente bávara.

Vale lembrar que esta não é a primeira alfinetada que a BMW dá na Mercedes. Em 2017, durante o lançamento da Classe X, Hendrik von Kuenheim, vice-presidente sênior da BMW para Ásia, Pacífico e África do Sul, definiu a picape como “terrível”. "Esperávamos por algo mais sério, mas para mim isso é...muito simples, plástico demais e não parece com a Mercedes. Vi o carro em Genebra e fiquei muito desapontado. Eles podem mais. Eles criam carros fantásticos, mas este aqui (Classe X) é uma decepção.”

Fonte: Go Auto Australia

Envie seu flagra! flagra@motor1.com