Toyota Corolla foi o carro mais vendido no mundo no 1º trimestre
Honda Civic também figura no topo ao lado de modelo genuinamente americano
Arquirrivais no mundo todo, Corolla e Civic garantiram presença no topo dos modelos mais vendidos do planeta no 1º trimestre. De acordo com a consultoria Focus2move, o sedã da Toyota (282.637) se manteve como o preferido, apesar de perder 7,2% dos compradores de 2018. Já o Honda, com 203.103 unidades, assegurou a terceira posição com alta de quase 3%.
Entre os dois orientais, um modelo genuinamente norte-americano. Atrás do Corolla por pouco mais de 30 mil unidades, a picape Ford F-Series (252.013) também cresceu no período. Nissan Rogue/X-Trail (200.955) e Honda CR-V (190.319), campeão de crescimento no pelotão de cima (+19,8%), asseguraram dois SUVs entre os cinco mais vendidos.
O segmento, aliás, ainda viu a presença do Toyota RAV4 (190.118) e do VW Tiguan (173.058) no top 10. Com nova geração recém-apresentada, mas ainda não à venda, o Nissan Sentra/Sylphy (188.949) vendeu mais do que o VW Golf (177.503), em queda de mais de 23% às vésperas do lançamento do novo modelo.
Apesar de uma leve queda (-3,1%), o VW Polo (167.888) foi o único compacto entre os dez primeiros. O VW Jetta/Sagitar, com 165.080, ficou bem perto de desbancar o modelo menor. Sul-coreano melhor posicionado, o Kia Sportage (126.481) cresceu 18%. Única marca premium com representantes no top 30, a Mercedes emplacou o Classe C (118.490) em 22º e o Classe E (108.441) em 26º.
A minivan Wuling Hongguang (103.376) e o SUV Haval H6 (103.091) foram os únicos de marcas genuinamente chinesas a figurarem na lista. Atrás do Renault Clio (100.239), o Ford Focus (98.359), um dos poucos modelos na história a já ter superado a barreira de 1 milhão de unidades em um ano, foi apenas o 30º, em queda de mais de 28%. Campeão de vendas no Brasil desde 2015, o Chevrolet Onix foi apenas o 80º colocado, com 62.909 unidades.
POS. |
MODELO |
1º TRIM. 19 |
% VAR. 2018/2017 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
282.637 |
-7,20% |
2º |
FORD F-SERIES |
252.013 |
1,40% |
3º |
HONDA CIVIC |
203.103 |
2,90% |
4º |
NISSAN ROGUE / X-TRAIL* |
200.955 |
- |
5º |
HONDA CR-V |
190.319 |
19,80% |
6º |
TOYOTA RAV4 |
190.118 |
-2,40% |
7º |
NISSAN SENTRA / SYLPHY*** |
188.946 |
- |
8º |
VW GOLF |
177.503 |
-23,30% |
9º |
VW TIGUAN |
173.058 |
-15,00% |
10º |
VW POLO |
167.888 |
-3,10% |
11º |
VW JETTA / SAGITAR** |
165.080 |
- |
12º |
TOYOTA CAMRY |
164.158 |
0,20% |
13º |
VW LAVIDA |
143.686 |
21,30% |
14º |
RAM PICK-UP |
139.514 |
11,50% |
15º |
VW PASSAT / MAGOTAN**** |
132.298 |
- |
16º |
CHEVROLET SILVERADO |
132.264 |
-12,50% |
17º |
HONDA ACCORD |
127.339 |
6,10% |
18º |
KIA SPORTAGE |
126.481 |
18,00% |
19º |
TOYOTA HILUX |
125.356 |
-0,20% |
20º |
NISSAN QASHQAI |
119.724 |
-16,10% |
21º |
HYUNDAI TUCSON |
119.544 |
-11,80% |
22º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
118.490 |
-4,80% |
23º |
MAZDA CX-5 |
115.718 |
-7,70% |
24º |
TOYOTA YARIS |
115.015 |
13,60% |
25º |
CHEVROLET EQUINOX |
109.334 |
3,10% |
26º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
108.441 |
-0,60% |
27º |
WULING HONGGUANG |
103.376 |
-31,00% |
28º |
HAVAL H6 |
103.091 |
-19,70% |
29º |
RENAULT CLIO |
100.239 |
0,10% |
30º |
FORD FOCUS |
98.359 |
-28,10% |
* Rogue: 102.682 / X-Trail: 98.273
** Jetta: 107.465 / Sagitar: 57.615
*** Sentra: 73.600 / Sylphy: 115.346
**** Passat: 95.612 / Magotan: 36.686
Observação: Foram agrupadas as vendas de modelos iguais, mas comercializados em diferentes mercados com nomes distintos.
DISPUTA ENTRE MARCAS
Com apenas três marcas registrando crescimento no 1º trimestre, a Toyota (2.112.194) abriu mais de meio milhão de unidades de vantagem sobre a Volkswagen (1.543.675), que perdeu aproximadamente 5% dos compradores de 2018. Menos, no entanto, que os 13,5% de retração da Ford (1.171.151).
Honda (1.149.718) e Nissan (1.147.444) completaram as cinco primeiras colocações separadas por pouco mais de 2 mil unidades. 10ª, a BMW (529.277) tomou o lugar da Renault (524.745). Somadas, todas as montadoras venderam 21.009.192 unidades no período, uma retração de 7,4%.
POS. |
MARCA |
1º TRIM. 19 |
% VAR. 2018/2017 |
1º |
TOYOTA |
2.112.194 |
0,50% |
2º |
VOLKSWAGEN |
1.543.675 |
-4,90% |
3º |
FORD |
1.171.151 |
-13,50% |
4º |
HONDA |
1.149.718 |
2,80% |
5º |
NISSAN |
1.147.444 |
-8,00% |
6º |
HYUNDAI |
986.994 |
-5,70% |
7º |
CHEVROLET |
882.647 |
-9,60% |
8º |
KIA |
683.833 |
-0,30% |
9º |
MERCEDES-BENZ |
607.785 |
-3,60% |
10º |
BMW |
529.277 |
0,10% |
Fontes: focus2move / Car Sales Base
Galeria: Toyota Corolla Hybrid 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia