As vendas de picapes pequenas perderam espaço em abril. Com 10.591 unidades, o segmento recuou quase 6% nos últimos 12 meses. A veterana Montana foi a exceção: com 1.122 emplacamentos, a Chevrolet quase triplicou o resultado de 2018.
Ultrapassando a barreira das 6 mil unidades pela 2ª vez em 2019, a Fiat Strada teve uma leve retração (-3,6%). A VW Saveiro, com 3.341 unidades, teve o seu melhor mês no ano, mas perdeu mais de ¼ dos compradores do ano passado. Ambas, no entanto, registraram incremento em relação a março.
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | ABR/19 | MAR/19 | ABR/18 | % ABR 19 | % MAR 19 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | FIAT STRADA | 6128 | 5286 | 6354 | 57,86% | 56,49% | 15,93% | -3,56% |
2º | VW SAVEIRO | 3341 | 2927 | 4489 | 31,55% | 31,28% | 14,14% | -25,57% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 1122 | 1144 | 399 | 10,59% | 12,23% | -1,92% | 181,20% |
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| 10591 | 9357 | 11242 | 100,00% | 100,00% | 13,19% | -5,79% |
Entre as picapes maiores, o avanço médio foi superior a 7,5%. À exceção da S10 (2.292), todas as demais do top 5 venderam mais do que há um ano, com destaque especial para os 20,4% de alta da Toyota Hilux (3.846), abrindo grande vantagem sobre a representante da Chevrolet na disputa pelo segundo lugar.
A Fiat Toro, com 5.478 emplacamentos, liderou confortavelmente com seu melhor resultado no ano. Repetindo a quarta colocação do ranking anterior, a VW Amarok (1.848) teve alta de quase 20%, mais do que o dobro dos 8,5% registrados pela Ford Ranger (1.704). A diferença entre as duas, no entanto, caiu nas últimas semanas.
Após ter em março o seu mês mais fraco em mais de um ano, a Renault Duster Oroch voltou a superar a casa das 1 mil unidades (1.022). L200 (832) e Frontier (630) mantiveram as mesmas posições da última lista, mesmo com a Nissan crescendo quase 20%.
Picapes Médias / Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | ABR/19 | MAR/19 | ABR/18 | % ABR 19 | % MAR 19 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | FIAT TORO | 5478 | 4995 | 5141 | 30,92% | 32,63% | 9,67% | 6,56% |
2º | TOYOTA HILUX | 3846 | 3093 | 3194 | 21,71% | 20,20% | 24,35% | 20,41% |
3º | CHEVROLET S10 | 2292 | 1865 | 2418 | 12,94% | 12,18% | 22,90% | -5,21% |
4º | VW AMAROK | 1848 | 1551 | 1541 | 10,43% | 10,13% | 19,15% | 19,92% |
5º | FORD RANGER | 1704 | 1343 | 1570 | 9,62% | 8,77% | 26,88% | 8,54% |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 1022 | 774 | 1106 | 5,77% | 5,06% | 32,04% | -7,59% |
7º | MITSUBISHI L200 | 832 | 828 | 930 | 4,70% | 5,41% | 0,48% | -10,54% |
8º | NISSAN FRONTIER | 630 | 802 | 528 | 3,56% | 5,24% | -21,45% | 19,32% |
9º | RAM 2500 | 59 | 58 | 40 | 0,33% | 0,38% | 1,72% | 47,50% |
10º | AGRALE MARRUÁ | 1 | 1 | 0 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | - |
11º | HAFEI RUIYI | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
12º | LIFAN FOISON | 1 | 0 | 7 | 0,01% | 0,00% | - | -85,71% |
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| 17714 | 15310 | 16475 | 100,00% | 100,00% | 15,70% | 7,52% |
Fonte: Fenabrave