A Chevrolet já mostrou oficialmente o novo Onix Sedan, embora ainda camuflado, e confirmou que o modelo será lançado no fim do ano. Mas não será apenas a próxima geração do três-volumes que chegará às lojas brasileiras em 2019, e também o Onix Plus, a versão hatch do novo modelo. Ambos são frutos da plataforma GEM (Global Emerging Markets), desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC, que ainda servirá ao próximo Tracker e a uma picape do mesmo porte da Fiat Toro.
Enquanto o novo Onix Sedan já se tornou figurinha fácil dos fotógrafos segredeiros, o Onix Plus (hatch) começa aos poucos a perder camuflagem e agora roda somente com os adesivos zebrados, já revelando praticamente todas as linhas da carroceria, principalmente o corte da tampa traseira e das lanternas - como podemos observar no flagra dos nossos colegas do Autossegredos, que recebeu imagens do leitor Arthur Genofre. Essa camuflagem mais leve indica que o lançamento está próximo.
À princípio, Onix Sedan e Onix Plus não matarão nenhum modelo da atual gama Onix. Ou melhor, os atuais Onix e Prisma Joy receberão o visual da reestilização de 2016 - e ambos serão produzidos em São Caetano do Sul (SP). Assim, de acordo com o Autossegredos, a planta de Gravataí (RS) começará a produzir o Onix Sedan em setembro, enquanto o Onix Plus deve ganhar as linhas de produção em outubro. Já o Cobalt será reposicionado para vendas diretas.
Outra novidade deve ser a aplicação do motor 1.4 nos Onix e Prisma Joy, inclusive com câmbio automático. Isso porque, no começo, Onix Sedan e Onix Plus serão equipados exclusivamente com novo motor 1.0 turbo de 3 cilindros e câmbio automático de 6 marchas, numa faixa mais acima do mercado - a mira estará nos VW Polo e Virtus. Então a nova gama Onix deverá ficar assim:
- Onix Joy 1.0 MT
- Onix Joy 1.4 MT/AT
- Prisma Joy 1.0
- Prisma Joy 1.4 MT/AT
- Onix Plus 1.0 AT (versões LT, Premier e RS)
- Onix Sedan 1.0 AT (versões LT e Premier)
Sentiu falta do Onix Activ? Nós também, mas, novamente de acordo com o Autossegredos, o hatch aventureiro não terá nova geração. E manter o atual, que é o mais caro da linha, o deixaria muito próximo do novo Onix Plus.
Em 2020, será a vez do novo Tracker, que assim como o Onix Sedan já foi revelado na China. A previsão de lançamento por aqui é no primeiro semestre, também com o motor 1.0 turbo tricilíndrico. Já a futura picape deverá ficar para 2021, pois nenhum protótipo sequer ainda foi flagrado em testes.
Fotos: reprodução, divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS