A Chevrolet já mostrou oficialmente o novo Onix Sedan, embora ainda camuflado, e confirmou que o modelo será lançado no fim do ano. Mas não será apenas a próxima geração do três-volumes que chegará às lojas brasileiras em 2019, e também o Onix Plus, a versão hatch do novo modelo. Ambos são frutos da plataforma GEM (Global Emerging Markets), desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC, que ainda servirá ao próximo Tracker e a uma picape do mesmo porte da Fiat Toro.
Enquanto o novo Onix Sedan já se tornou figurinha fácil dos fotógrafos segredeiros, o Onix Plus (hatch) começa aos poucos a perder camuflagem e agora roda somente com os adesivos zebrados, já revelando praticamente todas as linhas da carroceria, principalmente o corte da tampa traseira e das lanternas - como podemos observar no flagra dos nossos colegas do Autossegredos, que recebeu imagens do leitor Arthur Genofre. Essa camuflagem mais leve indica que o lançamento está próximo.
À princípio, Onix Sedan e Onix Plus não matarão nenhum modelo da atual gama Onix. Ou melhor, os atuais Onix e Prisma Joy receberão o visual da reestilização de 2016 - e ambos serão produzidos em São Caetano do Sul (SP). Assim, de acordo com o Autossegredos, a planta de Gravataí (RS) começará a produzir o Onix Sedan em setembro, enquanto o Onix Plus deve ganhar as linhas de produção em outubro. Já o Cobalt será reposicionado para vendas diretas.
Outra novidade deve ser a aplicação do motor 1.4 nos Onix e Prisma Joy, inclusive com câmbio automático. Isso porque, no começo, Onix Sedan e Onix Plus serão equipados exclusivamente com novo motor 1.0 turbo de 3 cilindros e câmbio automático de 6 marchas, numa faixa mais acima do mercado - a mira estará nos VW Polo e Virtus. Então a nova gama Onix deverá ficar assim:
- Onix Joy 1.0 MT
- Onix Joy 1.4 MT/AT
- Prisma Joy 1.0
- Prisma Joy 1.4 MT/AT
- Onix Plus 1.0 AT (versões LT, Premier e RS)
- Onix Sedan 1.0 AT (versões LT e Premier)
Sentiu falta do Onix Activ? Nós também, mas, novamente de acordo com o Autossegredos, o hatch aventureiro não terá nova geração. E manter o atual, que é o mais caro da linha, o deixaria muito próximo do novo Onix Plus.
Em 2020, será a vez do novo Tracker, que assim como o Onix Sedan já foi revelado na China. A previsão de lançamento por aqui é no primeiro semestre, também com o motor 1.0 turbo tricilíndrico. Já a futura picape deverá ficar para 2021, pois nenhum protótipo sequer ainda foi flagrado em testes.
Fotos: reprodução, divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional