Gol, Voyage, Up, Fox, CrossFox, SpaceFox. Os seis modelos já tiveram o câmbio I-Motion, o automatizado de embreagem simples, que vira história a partir de agora. Com as mudanças na linha 2020 do subcompacto Up, a transmissão deixa de ser oferecida pela Volkswagen no Brasil.
Gol e Voyage o trocaram pelo câmbio automático tradicional. Os demais ou deixaram de ser vendidos (CrossFox) ou tiveram mudanças na linha que os deixaram apenas com o câmbio manual de cinco marchas. Se um dia a aceitação era positiva pelo baixo custo de compra, hoje se tornou algo ignorado pelo público - tanto pelo preço mais acessível do câmbio automático quanto pelo funcionamento irregular.
O câmbio automatizado de embreagem simples tem estrutura similar ao do manual, com um sistema elétrico ou eletrohidráulico para as trocas de marchas. Ficaram conhecidos pelos trancos e lentidão nas trocas, o reduziram sua aceitação. Um dia utilizado também pela Chevrolet e Fiat, apenas esta última ainda vende modelos com o câmbio GSR, também prestes a sair de linha no Argo e Cronos - o subcompacto Mobi ainda utiliza e é um dos modelos sem pedal de embreagem mais acessíveis do país.
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