Volkswagen tira câmbio automatizado I-Motion de linha
Up! era o último modelo a utilizá-lo
Gol, Voyage, Up, Fox, CrossFox, SpaceFox. Os seis modelos já tiveram o câmbio I-Motion, o automatizado de embreagem simples, que vira história a partir de agora. Com as mudanças na linha 2020 do subcompacto Up, a transmissão deixa de ser oferecida pela Volkswagen no Brasil.
Gol e Voyage o trocaram pelo câmbio automático tradicional. Os demais ou deixaram de ser vendidos (CrossFox) ou tiveram mudanças na linha que os deixaram apenas com o câmbio manual de cinco marchas. Se um dia a aceitação era positiva pelo baixo custo de compra, hoje se tornou algo ignorado pelo público - tanto pelo preço mais acessível do câmbio automático quanto pelo funcionamento irregular.
Galeria: Volkswagen Up! 2020
O câmbio automatizado de embreagem simples tem estrutura similar ao do manual, com um sistema elétrico ou eletrohidráulico para as trocas de marchas. Ficaram conhecidos pelos trancos e lentidão nas trocas, o reduziram sua aceitação. Um dia utilizado também pela Chevrolet e Fiat, apenas esta última ainda vende modelos com o câmbio GSR, também prestes a sair de linha no Argo e Cronos - o subcompacto Mobi ainda utiliza e é um dos modelos sem pedal de embreagem mais acessíveis do país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México