Novo Toyota Glanza fará papel do Yaris na Índia
Modelo será fruto de parceria firmada com a Suzuki e feito a partir do compacto Baleno
Além da Europa, onde os primeiros passos já foram anunciados, a parceria firmada recentemente entre Toyota e Suzuki promete gerar resultados também na Índia. Por lá, a fabricante japonesa aproveitará o gigantesco alcance comercial da compatriota para lançar modelos de sucesso da rival com seu próprio logotipo, dentro da estratégia comercial que o mercado chama de rebadge.
O primeiro veículo fruto da aliança será o hatchback compacto Glanza, anunciado em teaser nesta semana como uma derivação do Suzuki Baleno com leves alterações no visual e identidade frontal mais alinhada ao estilo da Toyota.
Galeria: Suzuki Baleno
No mercado indiano, o Glanza será posicionado acima do Etios e terá a missão de rivalizar diretamente com Honda Fit, Hyundai i20 e Volkswagen Polo (geração passada). Na prática, desempenhará o papel do Yaris, que é oferecido por lá apenas na variante sedã. Sob o capô, terá o mesmo motor 1.2 a gasolina do Baleno original, além de câmbio automático do tipo CVT ou manual de 5 marchas. A oferta contemplará as versões G e V, sendo uma mais completa e outra básica com preço mais acessível. A produção será inicialmente tocada pela Suzuki na fábrica de Gujarat e posteriormente transferida para a planta da Toyota em Bangalore.
O lançamento oficial está programado para acontecer no dia 6 de junho, com vendas logo na sequência. Depois do Glanza, a ideia da Toyota é fazer outro rebadge, desta vez sobre o SUV Vitara Brezza.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina