Além da Europa, onde os primeiros passos já foram anunciados, a parceria firmada recentemente entre Toyota e Suzuki promete gerar resultados também na Índia. Por lá, a fabricante japonesa aproveitará o gigantesco alcance comercial da compatriota para lançar modelos de sucesso da rival com seu próprio logotipo, dentro da estratégia comercial que o mercado chama de rebadge.
O primeiro veículo fruto da aliança será o hatchback compacto Glanza, anunciado em teaser nesta semana como uma derivação do Suzuki Baleno com leves alterações no visual e identidade frontal mais alinhada ao estilo da Toyota.
No mercado indiano, o Glanza será posicionado acima do Etios e terá a missão de rivalizar diretamente com Honda Fit, Hyundai i20 e Volkswagen Polo (geração passada). Na prática, desempenhará o papel do Yaris, que é oferecido por lá apenas na variante sedã. Sob o capô, terá o mesmo motor 1.2 a gasolina do Baleno original, além de câmbio automático do tipo CVT ou manual de 5 marchas. A oferta contemplará as versões G e V, sendo uma mais completa e outra básica com preço mais acessível. A produção será inicialmente tocada pela Suzuki na fábrica de Gujarat e posteriormente transferida para a planta da Toyota em Bangalore.
O lançamento oficial está programado para acontecer no dia 6 de junho, com vendas logo na sequência. Depois do Glanza, a ideia da Toyota é fazer outro rebadge, desta vez sobre o SUV Vitara Brezza.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida