Surpreendendo a todos, a Hyundai apresentou a segunda geração do ix25, primo asiático do Hyundai Creta nacional. O SUV compacto adota uma nova cara, mais alinhada com a identidade visual da marca iniciada pela oitava geração do Sonata e, no caso dos SUVs, com o enorme Palisade. Embora o Creta atual esteja bem alinhado ao ix25, tudo indica que será diferente com a nova versão, recebendo estilo próprio.
O novo ix25 mudou radicalmente e com certeza causaria polêmica se o nosso Hyundai Creta ficasse igual. Está com faróis de formato estranho e posicionados mais abaixo do que o comum, enquanto a parte de cima ficou dedicada a uma linha fina em LED para iluminação diurna. O capô está bem comprido e arredondado, o que dá uma aparência mais gordinha ao SUV. A grade frontal é semelhante à do Palisade, bem grande e com acabamento cromado.
Já na traseira, ele tem cara de carro conceito, embora a Hyundai diga que é o modelo final. Exibe uma linha que atravessa o porta-malas, mas que não acende por completo, pois ela tem luzes apenas na parte central e nas pontas. Logo abaixo dessa linha estão as lanternas, com um formato semelhante aos dos faróis.
O interior é o que deve estar mais próximo do novo Creta brasileiro. Apresenta soluções interessantes, como uma enorme tela na vertical que faz integração com o console central. Este display fez com que o painel ficasse limpo, com nada a não ser o botão de partida do motor. Olhando atentamente é possível notar outros detalhes, como o volante com paddle-shifts, freio de estacionamento eletrônico e um botão de seleção de terreno, indicando que o SUV terá um pouco de capacidade off-road.
Apesar da estreia programada para o 2º semestre na China, a Hyundai não divulgou os dados técnicos do crossover. O ix25 tem versões com motor 1.6 aspirado de 125 cv, câmbio manual ou automático de 6 marchas; ou o 1.4 turbo de 130 cv e transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 posições. Considerando que a fabricante tem lançado carros novos com versões melhoradas dos motores, o SUV deve seguir com essas opções.
O novo ix25 será lançado na China ainda no 2º semestre do ano. Para o restante da Ásia, a segunda geração do Hyundai Creta é esperada para 2020, na versão de cinco lugares, recebendo uma inédita variante de 7 lugares em 2021. Se o ix25 seguir a mesma estratégia que o novo HB20, usando apenas uma versão atualizada da plataforma, a Hyundai Brasil pode seguir o mesmo caminho e pular a reestilização do SUV para uma renovação mais completa.
Fotos: divulgação e Auto Home
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil