Ford lança chave presencial anti-furto
Sistema coloca chave em “modo soneca” para impedir que continue transmitindo sinais para o veículo
As chaves presenciais estavam entre as mais seguras possíveis. O tempo passou e sua eficácia caiu com a invenção de aparelhos que conseguem copiar o sinal emitido. Isso até virou um problema em países com a Inglaterra, onde os furtos de veículos subiram de 65.783 casos em 2013 para 85.688 em 2017. A Ford trabalhou para resolver este problema, criando um sistema que impede que a chave emita sinais quando não estiver sendo usada.
Galeria: Ford lança chave presencial anti-furto
Segundo a Ford, o problema das chaves presenciais é que elas estão sempre emitindo um sinal para o veículo, que pode ser interceptado para gerar um código de entrada para abrir as portas e ligar o veículo. A fabricante mexeu nas chaves dos novos Fiesta e Focus, colocando um sensor de movimento que detecta se ela foi movida nos últimos 40 segundos. Se a chave passar deste tempo sem se mover, ela irá entrar no “modo soneca”, parando a emissão de sinais.
“A disponibilidade online de equipamentos que não deveriam estar nas mãos do público tem sido um problema antigo para a Ford, a nossa indústria e as autoridades”, explica Simon Hurr, especialista em segurança da Ford. “Estamos felizes em resolver isso com uma solução simples, mas efetiva – rapidamente implementada para ajudar a proteger os proprietários de nossos carros mais vendidos.”
Essas chaves estão disponíveis nas concessionárias da Ford na Inglaterra, exigindo apenas o trabalho de sincronizar a chave com o veículo. Por enquanto, infelizmente a fabricante não fala sobre a disponibilidade para outros mercados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil