As chaves presenciais estavam entre as mais seguras possíveis. O tempo passou e sua eficácia caiu com a invenção de aparelhos que conseguem copiar o sinal emitido. Isso até virou um problema em países com a Inglaterra, onde os furtos de veículos subiram de 65.783 casos em 2013 para 85.688 em 2017. A Ford trabalhou para resolver este problema, criando um sistema que impede que a chave emita sinais quando não estiver sendo usada.
Segundo a Ford, o problema das chaves presenciais é que elas estão sempre emitindo um sinal para o veículo, que pode ser interceptado para gerar um código de entrada para abrir as portas e ligar o veículo. A fabricante mexeu nas chaves dos novos Fiesta e Focus, colocando um sensor de movimento que detecta se ela foi movida nos últimos 40 segundos. Se a chave passar deste tempo sem se mover, ela irá entrar no “modo soneca”, parando a emissão de sinais.
“A disponibilidade online de equipamentos que não deveriam estar nas mãos do público tem sido um problema antigo para a Ford, a nossa indústria e as autoridades”, explica Simon Hurr, especialista em segurança da Ford. “Estamos felizes em resolver isso com uma solução simples, mas efetiva – rapidamente implementada para ajudar a proteger os proprietários de nossos carros mais vendidos.”
Essas chaves estão disponíveis nas concessionárias da Ford na Inglaterra, exigindo apenas o trabalho de sincronizar a chave com o veículo. Por enquanto, infelizmente a fabricante não fala sobre a disponibilidade para outros mercados.
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