Após um fevereiro de alta, o segmento de picapes pequenas registrou queda de quase 6,4% nas vendas de março em relação a 2018. Líder, a Fiat Strada (5.286) recuou 5,5%, mas manteve a participação de mercado acima dos 56%.
Com apenas um emplacamento a menos de que no ranking anterior, a VW Saveiro (2.927) perdeu 1/5 dos clientes do ano passado. Já a Montana foi pelo caminho contrário: com 1.144 unidades, a Chevrolet cresceu quase 60% e assegurou seu melhor resultado no ano, deixando para trás os nove meses seguidos sem atingir as 1 mil unidades mensais.
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/19 |
FEV/19 |
MAR/18 |
% MAR 19 |
% FEV 19 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
FIAT STRADA |
5286 |
6553 |
5595 |
56,49% |
63,06% |
-19,33% |
-5,52% |
2º |
VW SAVEIRO |
2927 |
2928 |
3670 |
31,28% |
28,18% |
-0,03% |
-20,25% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1144 |
911 |
729 |
12,23% |
8,77% |
25,58% |
56,93% |
|
|
9357 |
10392 |
9994 |
100,00% |
100,00% |
-9,96% |
-6,37% |
Na faixa de cima, as vendas cresceram quase 7%. A maior responsável pelos números positivos foi a Toro. Com 4.995 emplacamentos, melhor desempenho em 2019, a Fiat teve um incremento de 43% sobre 2018. Já a Toyota Hilux (3.093) registrou leve retração de 4%. Em mais um mês negativo, a Chevrolet S10 (1.865) não vendia tão pouco desde fevereiro de 2017 (1.664).
Em alta de quase 46%, a VW Amarok (1.551) superou a Ford Ranger (1.343) para assumir a quarta colocação. Mesmo em baixa, a Mitsubishi L200 (828) subiu para sexto. Em seu melhor resultado desde março passado, a Nissan Frontier (802) ficou na cola. O destaque negativo veio da Renault. Com apenas 774 unidades, a Duster Oroch teve seu mês mais fraco desde fevereiro do ano passado (760).
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/19 |
FEV/19 |
MAR/18 |
% MAR 19 |
% FEV 19 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
FIAT TORO |
4995 |
3361 |
3493 |
32,63% |
25,33% |
48,62% |
43,00% |
2º |
TOYOTA HILUX |
3093 |
2882 |
3221 |
20,20% |
21,72% |
7,32% |
-3,97% |
3º |
CHEVROLET S10 |
1865 |
1907 |
2334 |
12,18% |
14,37% |
-2,20% |
-20,09% |
4º |
VW AMAROK |
1551 |
1343 |
1063 |
10,13% |
10,12% |
15,49% |
45,91% |
5º |
FORD RANGER |
1343 |
1400 |
1267 |
8,77% |
10,55% |
-4,07% |
6,00% |
6º |
MITSUBISHI L200 |
828 |
773 |
963 |
5,41% |
5,83% |
7,12% |
-14,02% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
802 |
736 |
952 |
5,24% |
5,55% |
8,97% |
-15,76% |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
774 |
803 |
1057 |
5,06% |
6,05% |
-3,61% |
-26,77% |
9º |
RAM 2500 |
58 |
65 |
17 |
0,38% |
0,49% |
-10,77% |
241,18% |
10º |
AGRALE MARRUÁ |
1 |
0 |
1 |
0,01% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
15310 |
13270 |
14368 |
100,00% |
100,00% |
15,37% |
6,56% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela