Bugatti diz que, se existir, SUV da marca não terá base de Volkswagen
Grupo alemão já tem Q8, Cayenne, Urus e Bentayga sobre a mesma plataforma do Touareg
O Grupo Volkswagen aproveita muito bem a plataforma MLB para seus SUVs grandes. Da mesma base nascem o Touareg, o Audi Q8, o Porsche Cayenne, o Bentley Bentayga e até o Lamborghini Urus. Então seria natural que um eventual SUV da Bugatti, marca que pertence ao conglomerado, também usasse essa arquitetura, certo? Para alegria dos puristas, a resposta é negativa.
O homem por trás da marca francesa, Stephan Winkelmann, revelou numa entrevista à revista australiana Car Advice que, se um SUV Bugatti for aprovado, ele não vai aproveitar a plataforma já existente do Grupo VW. Pelo contrário, será feita uma base nova especialmente desenvolvida para o modelo, e sua fabricação acontecerá na planta da marca na França, sem dividir a linha de montagem com modelos mais "mundanos" da Volkswagen.
Isso porque Touareg, Q8 e Cayenne são atualmente produzidos todos juntos na fábrica de Bratislava, na Eslováquia, enquanto o Bentayga é feito pela Bentley em Crewe, na Inglaterra, e o Urus ganha vida na planta de Sant’Agata Bolognese, na Itália. Caso o SUV da Bugatti receba luz verde para o desenvolvimento, ele implicará também numa expansão da fábrica francesa para acomodar sua produção.
Ainda é cedo para dizer se será um SUV, mas Winkelmann menciona que a Bugatti está pronta para ter mais um modelo além do Chiron. O executivo disse também que estuda powertrains híbridos, mas que é um problema adicionar 250 kg de peso para uma ter autonomia elétrica de apenas 50 km. Ou seja, ele acredita que o caminho para cortar emissões também passa pelo desenvolvimento de materiais mais leves, e que a Bugatti pode liderar esse estudo dentro do Grupo VW.
Falando em eletrificação, um recente rumor adiantou que o primeiro modelo de emissão zero da marca seria o Royale Sedan, previsto para 2023, mas não há nada oficial ainda.
Para encerrar, a Car Advice diz ainda que a Bugatti prepara um modelo mais que especial para a comemoração de seus 110 anos, no fim de 2019. Ou seja, o La Voiture Noire e o "Chiron 110 ans Bugatti" não serão as únicas atrações da marca para este ano.
Fonte: Car Advice
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Vídeo: escute o ronco do novo V16 do Bugatti Turbillion
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Marcas como Aston Martin e Porsche agora têm arranha-céus. Mas por quê?
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Quer um Bugatti barato? É só comprar um patinete elétrico