Após apresentar a tecnologia Eyesight no Salão do Automóvel do ano passado, a Subaru agora passa a efetivamente vender seu pacote de segurança no crossover XV no Brasil. Por meio de duas câmeras frontais localizadas perto do retrovisor interno, o sistema oferece uma série de auxílios a condução, como, por exemplo, piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência.
Para avaliar o Eyesight, fomos até o centro de distribuição da Caoa na capital paulista, onde foi montado um trajeto com alguns obstáculos. Acompanhe o teste:
Diferentemente de outros recursos semelhantes, que usam um radar na dianteira, o Eyesight da Subaru se baseia em duas câmeras estéreo capazes de capturar imagens tridimensionais (3D) coloridas, o que aumenta o nível de reconhecimento de objetos, pessoas ou animais. Estas câmeras simulam os olhos humanos para detectar os obstáculos. Então o sistema informa o motorista, por meio de um aviso no painel e depois alertas sonoros, sobre o perigo. Se o condutor não agir, a eletrônica atua em diversos dispositivos do carro, como piloto automático, acelerador e freios, sendo capaz inclusive de parar completamente o veículo.
Piloto automático adaptativo com função stop-and-go: saímos atrás de um Forester e selecionamos o piloto automático para 50 km/h. O XV então passa a ter monitorado o motor, transmissão e freios, mantendo distância segura para o carro da frente (essa distância pode ser ajustada pelo motorista no sistema). De repente o Forester freia e, sem ser brusco, o sistema reduz a velocidade do XV. Voltamos a andar e então o Forester freia por completo. O XV para sozinho. Como o Forester acelera novamente antes de cinco segundos, então o XV retoma a aceleração automaticamente. Depois o Forester para de novo, agora simulando um semáforo fechado. Como passou de cinco segundos parado, então é preciso dar um leve toque no acelerador para o XV andar e voltar a seguir o Forester.
Frenagem automática pré-colisão: no mesmo circuito, agora seguimos a 50 km/h e soltamos o acelerador. Há uma "parede" que simula um carro à frente, mas finjo estar mexendo no celular (atitude proibida, mas feita por muitos motoristas) e não reajo. O XV então acende um alerta no painel e começa a apitar. Mesmo assim não faço nada e então ele começa a frear até que.. tum! O carro para totalmente antes de atingir o objeto.
Gerenciamento de aceleração: agora simulamos uma entrada e saída de garagem. Após estacionar, usando os sensores de estacionamento, o XV lê que estou próximo da parede. Então acelero e ele simplesmente não responde, me alertando que não dá mais para ir à frente. Isso evita um acidente caso o motorista engate o Drive em vez da ré, por exemplo. Depois, ao sair da vaga, uma mulher e seu filho (representados por um totem de madeira) atravessam atrás do carro. O XV então freia com tudo e para antes de atingir as pessoas.
Alerta de saída de faixa: o XV também é capaz de enxergar as linhas da estrada e, caso o motorista atravesse a faixa sem dar seta, acende uma luz de aviso no painel - porém o volante não treme nem há correção da trajetória, como acontece em alguns sistemas semelhantes. Opção da Subaru não ser tão intrusa.
Embora não tenha nenhum recurso inédito em relação a sistemas semelhantes de outras marcas, como Volvo e Audi, o Eyesight se destaca pela precisão de atuação - não foi preciso repetir nenhum exercício para ele funcionar, por exemplo - e também se mostrou muito fácil de acionar pelos botões no volante.
Oferecido como opcional na versão S do Subaru XV, o sistema Eyesight acrescenta R$ 10 mil ao preço do crossover, num total de R$ 142.900. É um valor absolutamente compatível com os benefícios do sistema e que ainda deixa o XV como o carro com condução semi-autônoma mais acessível do mercado brasileiro.
Fotos: divulgação
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