Argo em 4º e Corolla em queda: os carros mais vendidos em fevereiro
Jetta dispara e se aproxima do Cruze
No mês mais curto do ano, o Onix manteve o ritmo forte. Praticamente mantendo o padrão de janeiro, o Chevrolet (18.392) assegurou mais de 10 mil unidades de vantagem em relação ao Hyundai HB20 (8.055), terceiro no ranking anterior. O Ford Ka, com 7.633 unidades, caiu uma posição.
O destaque ficou para o Fiat Argo, com recorde de vendas (6.674) e sua melhor posição no raking (quarto) desde o lançamento. Em quinto, o Chevrolet Prisma (6.499) foi o único sedã entre os 16 primeiros colocados, já que o Toyota Corolla (3.359) teve um de seus piores desempenhos dos últimos anos e por pouco não perdeu lugar para o VW Virtus (3.106).
Novamente em sexto, o Renault Kwid (5.473) viu a aproximação do Fiat Mobi (4.885) na disputa pela liderança entre os modelos mais baratos do mercado. O VW Polo (4.813) recuou da quinta para a oitava posição. Nono, o Jeep Renegade (4.706) chegou a três meses seguidos como SUV nº 1. Fechando o top 10, o VW Gol foi o preferido por 4.565 consumidores.
Três SUVs disputaram de maneira acirrada o 11º lugar, com vantagem do Jeep Compass (4.371) sobre o Honda HR-V (4.256) e o Nissan Kicks (4.137), com o Hyundai Creta (3.984) um pouco mais atrás. Após um péssimo início de ano, o Renault Logan (1.786) se recuperou e ficou à frente do Nissan Versa (1.773).
Avançando mais de 40% nas últimas semanas, o Citroën C4 Cactus (1.461) começou a se aproximar do top 30. Com o seu melhor resultado nesta nova geração, o VW Jetta (1.248) mais do que dobrou os números de janeiro e apareceu no top 50. Já a Hyundai Tucson (613) deixou a VW Tiguan (582) para trás.
POS. |
MODELO |
FEV 19 |
% TOTAL |
JAN 18 |
% TOTAL |
% VAR. FEV/JAN |
POS. JAN |
1º |
CHEVROLET ONIX |
18.392 |
11,32% |
18.842 |
11,50% |
-2,39% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
8.055 |
4,96% |
7.249 |
4,43% |
11,12% |
3º |
3º |
FORD KA |
7.633 |
4,70% |
8.023 |
4,90% |
-4,86% |
2º |
4º |
FIAT ARGO |
6.674 |
4,11% |
4.920 |
3,00% |
35,65% |
8º |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
6.499 |
4,00% |
6.924 |
4,23% |
-6,14% |
4º |
6º |
RENAULT KWID |
5.473 |
3,37% |
5.336 |
3,26% |
2,57% |
6º |
7º |
FIAT MOBI |
4.885 |
3,01% |
4.413 |
2,69% |
10,70% |
10º |
8º |
VW POLO |
4.813 |
2,96% |
5.433 |
3,32% |
-11,41% |
5º |
9º |
JEEP RENEGADE |
4.706 |
2,90% |
4.783 |
2,92% |
-1,61% |
9º |
10º |
VW GOL |
4.565 |
2,81% |
4.966 |
3,03% |
-8,07% |
7º |
11º |
JEEP COMPASS |
4.371 |
2,69% |
4.109 |
2,51% |
6,38% |
11º |
12º |
HONDA HR-V |
4.256 |
2,62% |
3.667 |
2,24% |
16,06% |
14º |
13º |
NISSAN KICKS |
4.137 |
2,55% |
3.486 |
2,13% |
18,67% |
17º |
14º |
HYUNDAI CRETA |
3.984 |
2,45% |
3.236 |
1,98% |
23,11% |
18º |
15º |
VW FOX |
3.795 |
2,33% |
4.085 |
2,49% |
-7,10% |
12º |
16º |
RENAULT SANDERO |
3.604 |
2,22% |
3.650 |
2,23% |
-1,26% |
15º |
17º |
TOYOTA COROLLA |
3.359 |
2,07% |
4.075 |
2,49% |
-17,57% |
13º |
18º |
VW VIRTUS |
3.106 |
1,91% |
3.591 |
2,19% |
-13,51% |
16º |
19º |
FORD KA SEDAN |
3.018 |
1,86% |
2.685 |
1,64% |
12,40% |
21º |
20º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.828 |
1,74% |
2.890 |
1,76% |
-2,15% |
19º |
21º |
HONDA FIT |
2.278 |
1,40% |
2.101 |
1,28% |
8,42% |
25º |
22º |
FORD ECOSPORT |
2.246 |
1,38% |
2.798 |
1,71% |
-19,73% |
20º |
23º |
HONDA CIVIC |
2.153 |
1,32% |
1.840 |
1,12% |
17,01% |
30º |
24º |
HYUNDAI HB20S |
2.116 |
1,30% |
2.068 |
1,26% |
2,32% |
26º |
25º |
FIAT UNO |
2.006 |
1,23% |
1.758 |
1,07% |
14,11% |
32º |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.857 |
1,14% |
2.027 |
1,24% |
-8,39% |
27º |
27º |
RENAULT LOGAN |
1.786 |
1,10% |
1.078 |
0,66% |
65,68% |
40º |
28º |
NISSAN VERSA |
1.773 |
1,09% |
1.795 |
1,10% |
-1,23% |
31º |
29º |
RENAULT CAPTUR |
1.746 |
1,07% |
2.557 |
1,56% |
-31,72% |
24º |
30º |
VW VOYAGE |
1.721 |
1,06% |
2.645 |
1,61% |
-34,93% |
22º |
31º |
RENAULT DUSTER |
1.686 |
1,04% |
1.911 |
1,17% |
-11,77% |
29º |
32º |
FIAT SIENA |
1.653 |
1,02% |
1.664 |
1,02% |
-0,66% |
33º |
33º |
FIAT CRONOS |
1.572 |
0,97% |
2.577 |
1,57% |
-39,00% |
23º |
34º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.463 |
0,90% |
1.611 |
0,98% |
-9,19% |
34º |
35º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.461 |
0,90% |
1.016 |
0,62% |
43,80% |
41º |
36º |
HONDA CITY |
1.440 |
0,89% |
1.229 |
0,75% |
17,17% |
37º |
37º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.298 |
0,80% |
1.313 |
0,80% |
-1,14% |
36º |
38º |
VW JETTA |
1.248 |
0,77% |
504 |
0,31% |
147,62% |
- |
39º |
CHEVROLET COBALT |
1.202 |
0,74% |
928 |
0,57% |
29,53% |
44º |
40º |
CHEVROLET TRACKER |
1.200 |
0,74% |
1.514 |
0,92% |
-20,74% |
35º |
41º |
CHEVROLET SPIN |
1.134 |
0,70% |
1.970 |
1,20% |
-42,44% |
28º |
42º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.028 |
0,63% |
1.187 |
0,72% |
-13,40% |
38º |
43º |
HONDA WR-V |
981 |
0,60% |
941 |
0,57% |
4,25% |
43º |
44º |
VW UP |
839 |
0,52% |
984 |
0,60% |
-14,74% |
42º |
45º |
PEUGEOT 208 |
697 |
0,43% |
411 |
0,25% |
69,59% |
- |
46º |
FORD FIESTA |
675 |
0,42% |
646 |
0,39% |
4,49% |
47º |
47º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
647 |
0,40% |
1.129 |
0,69% |
-42,69% |
39º |
48º |
HYUNDAI TUCSON |
613 |
0,38% |
398 |
0,24% |
54,02% |
- |
49º |
VW TIGUAN |
582 |
0,36% |
523 |
0,32% |
11,28% |
- |
50º |
PEUGEOT 2008 |
565 |
0,35% |
706 |
0,43% |
-19,97% |
45º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
162.537 |
100,00% |
163.786 |
100,00% |
-0,76% |
|
COMERCIAIS LEVES
Líder pelo segundo mês seguido, a Fiat Strada (6.553) cresceu quase 37% em relação a janeiro e abriu uma enorme vantagem em relação à Fiat Toro (3.361), que recuou praticamente 17%. Terceira em janeiro, a Toyota Hilux (2.882) cedeu a posição à VW Saveiro (2.928).
Quinta, a Chevrolet S10 (1.907) viu cair a diferença sobre a Ford Ranger (1.400) e sobre a VW Amarok (1.343). Com a maior queda do top 10 (-21,9%), a Renault Duster Oroch ficou apenas 30 unidades à frente da Mitsubishi L200 (803 x 773). Destaque para o crescimento acelerado da Nissan Frontier (736, +82,6%).
POS. |
MODELO |
FEV 19 |
% TOTAL |
JAN 18 |
% TOTAL |
% VAR. FEV/JAN |
POS. JAN |
1º |
FIAT STRADA |
6.553 |
23,99% |
4.790 |
17,83% |
36,81% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
3.361 |
12,31% |
4.033 |
15,01% |
-16,66% |
2º |
3º |
VW SAVEIRO |
2.928 |
10,72% |
2.849 |
10,60% |
2,77% |
4º |
4º |
TOYOTA HILUX |
2.882 |
10,55% |
3.257 |
12,12% |
-11,51% |
3º |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.907 |
6,98% |
2.183 |
8,13% |
-12,64% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
1.400 |
5,13% |
1.531 |
5,70% |
-8,56% |
6º |
7º |
VW AMAROK |
1.343 |
4,92% |
1.431 |
5,33% |
-6,15% |
7º |
8º |
FIAT FIORINO |
996 |
3,65% |
1.134 |
4,22% |
-12,17% |
8º |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
911 |
3,34% |
897 |
3,34% |
1,56% |
10º |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
803 |
2,94% |
1.028 |
3,83% |
-21,89% |
9º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
773 |
2,83% |
805 |
3,00% |
-3,98% |
11º |
12º |
RENAULT MASTER |
769 |
2,82% |
740 |
2,75% |
3,92% |
12º |
13º |
NISSAN FRONTIER |
736 |
2,69% |
403 |
1,50% |
82,63% |
13º |
14º |
FIAT DUCATO |
419 |
1,53% |
357 |
1,33% |
17,37% |
14º |
15º |
VW EXPRESS |
254 |
0,93% |
163 |
0,61% |
55,83% |
18º |
16º |
PEUGEOT PARTNER |
212 |
0,78% |
257 |
0,96% |
-17,51% |
15º |
17º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
164 |
0,60% |
176 |
0,66% |
-6,82% |
17º |
18º |
IVECO DAILY 3514 |
142 |
0,52% |
119 |
0,44% |
19,33% |
19º |
19º |
CITROËN JUMPY |
139 |
0,51% |
118 |
0,44% |
17,80% |
20º |
20º |
KIA K2500 |
128 |
0,47% |
177 |
0,66% |
-27,68% |
16º |
21º |
PEUGEOT EXPERT |
122 |
0,45% |
107 |
0,40% |
14,02% |
22º |
22º |
RAM 2500 |
65 |
0,24% |
71 |
0,26% |
-8,45% |
23º |
23º |
IVECO DAILY 30S13 |
55 |
0,20% |
59 |
0,22% |
-6,78% |
24º |
24º |
HYUNDAI HR |
51 |
0,19% |
28 |
0,10% |
82,14% |
25º |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
47 |
0,17% |
108 |
0,40% |
-56,48% |
21º |
26º |
CITROËN BERLINGO |
39 |
0,14% |
21 |
0,08% |
85,71% |
26º |
27º |
IVECO DAILY |
19 |
0,07% |
15 |
0,06% |
26,67% |
29º |
28º |
JAC V260 |
18 |
0,07% |
8 |
0,03% |
125,00% |
32º |
29º |
PEUGEOT BOXER |
16 |
0,06% |
17 |
0,06% |
-5,88% |
27º |
30º |
CITROËN JUMPER |
11 |
0,04% |
8 |
0,03% |
37,50% |
30º |
31º |
EFFA K01 |
9 |
0,03% |
8 |
0,03% |
12,50% |
31º |
32º |
IVECO DAILY 5516 |
7 |
0,03% |
4 |
0,01% |
75,00% |
34º |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
7 |
0,03% |
4 |
0,01% |
75,00% |
35º |
34º |
RENAULT KANGOO |
5 |
0,02% |
17 |
0,06% |
-70,59% |
28º |
35º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
5 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
36º |
FOTON AUMARK 1039 |
5 |
0,02% |
3 |
0,01% |
- |
36º |
37º |
EFFA K02 |
3 |
0,01% |
5 |
0,02% |
-40,00% |
33º |
38º |
GM C14 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
- |
44º |
39º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
- |
48º |
40º |
FORD F150 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
41º |
TOYOTA RIBEIRAUTO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
GM CHEVROLET |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
27.313 |
100,00% |
26.866 |
100,00% |
1,66% |
|
Fonte: Fenabrave
Galeria: Fiat Argo 1.0 Drive (Oficial)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia