Ainda não foi desta vez que a nova Fiat Strada começou a se despir das pesadas camuflagens. Porém, o flagra feito pelo nosso colega Raimundo Couto, do jornal O Tempo, de Minas Gerais, mostra a futura picape tão de perto que fica evidente quanto ela é maior do que atual, com porte semelhante à da Renault Duster Oroch. Pelas imagens (gentilmente cedidas ao Motor1.com) também foi possível vislumbrar um pouco do interior, embora o painel estivesse coberto por panos.
De acordo com o que ouvimos de gente ligada à Fiat, a nova Strada terá cerca de 2,80 metros de entreeixos na inédita versão cabine dupla de quatro portas - justamente a que aparece no flagrante. Para efeito de comparação, a Oroch tem 2,829 m e a Toro, 2,990 m, enquanto a Strada cabine dupla atual tem 2,718 m de distância entreeixos. Esse crescimento se faz necessário por conta das portas traseiras, que agora terão abertura convencional e serão maiores que a terceira porta do modelo de hoje, que abre invertida.
Interior ainda está coberto por panos, mas vai compartilhar componentes com Mobi e Argo
A plataforma da nova Strada será um misto de Mobi com Argo na dianteira e semelhante à da Fiorino na traseira, mantendo a suspensão por eixo rígido com molas semi-elípticas do furgão - também presente na Strada atual, para maior robustez quando carregada. Já em termos visuais, fontes indicam que a picape terá dianteira inspirada na do Mobi, porém mais larga e parruda, enquanto a lateral e a traseira vão lembrar a Toro. Já o interior deve compartilhar a arquitetura eletrônica do Argo, o que deixará o cluster e os comandos principais praticamente nos mesmos lugares do hatch.
A primeira versão a chegar deverá ser justamente a cabine dupla, visto que até agora nenhum modelo cabine simples foi pego em testes. O motivo é que a Fiat pretende manter a Strada atual em produção até pelo menos 2022, quando será obrigatório o controle de estabilidade (ESP) em carros que já estão no mercado. Vale lembrar que a Strada lidera com folga o segmento de comerciais leves, mesmo com projeto antigo derivado do primeiro Palio, de 1996. Ou seja, faz todo sentido manter a Strada atual como picape de entrada focada em vendas diretas.
Repare como o entreeixos é longo para acomodar a porta traseira de tamanho convencional, como na Toro
A nova Strada usará os motores 1.3 Firefly, de 109 cv, e 1.8 E-TorQ, de 132 cv, com câmbio manual de 5 marchas na primeira e automático de 6 marchas na segunda, com tração somente dianteira. O protótipo das fotos usava rodas aro 16" do Argo Precision, devendo se tratar da versão 1.8. O lançamento, como já antecipamos há algum tempo, será somente no ano que vem - e não ainda em 2019 como chegou a ser noticiado por parte da imprensa. Quem apostar no primeiro trimestre de 2020 tem grandes chances de acertar.
Fotos: Raimundo Couto, jornal O Tempo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025