Mais uma baixa para o mercado brasileiro. Após a Peugeot matar a dupla 308 e 408, e a Ford anunciar o fim do Fiesta e do Focus, agora é a vez da Volkswagen Golf Variant sair de linha, seguindo os passos da SpaceFox. A perua do Golf não será mais importada do México, deixando o segmento para algumas poucas unidades de modelos mais caros, como Volvo V60 e Audi A4 Avant.
O fim da Volkswagen Golf Variant era esperado. As station wagons deixaram de ser atrativas para os brasileiros há tempos, que agora preferem SUVs. Todo o segmento encolheu para míseros 0,46% de participação, ganhando somente dos esportivos (0,11%). A Golf Variant era a terceira mais vendida, com somente 503 unidades emplacadas em 2018. Como comparação, a SpaceFox emplacou 5.573 veículos, enquanto a Fiat Weekend conseguiu 3.165 unidades.
Importada do México, a Golf Variant era vendida nas versões Comfortline e Highline, ambas com o motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas. A diferença estava no pacote de equipamentos de cada uma. A Comfortline custava R$ 102.990, enquanto a Highline partia de R$ 113.490, sem contar os opcionais.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela