Picape Hyundai Santa Cruz de produção será diferente do conceito
Design apresentado inicialmente em 2015 será atualizado para a nova filosofia da marca
Apresentada como carro-conceito no Salão de Detroit de 2015, a picape Santa Cruz, da Hyundai, não chegará ao mercado exatamente como sugeriu o protótipo. Em entrevista concedida recentemente, SangYup Lee, chefe de design da marca na Coreia do Sul, adiantou que a versão de produção mudará consideravelmente na comparação com o estudo e passará a incorporar as novas diretrizes de design da companhia. Dada a passagem de tempo entre a apresentação conceitual e o lançamento definitivo (previsto para 2020), a ideia é atualizar as linhas e trazê-las para uma nova realidade estética, rompendo com as diretrizes do antigo padrão visual.
Galeria: Hyundai Santa Cruz
O formato geral da picape não será modificado (até mesmo porque foi bastante aceito pelo público), mas o objetivo é imprimir mais identidade nas linhas. "A Santa Cruz de produção será muito mais distinta e terá muito mais personalidade", disse Lee em entrevista à revista MotorTrend. "Ainda é uma picape ao estilo crossover, mas com aparência bem mais agressiva", completou. Segundo o executivo, a meta é fugir do famigerado family-face e projetar modelos diferentes entre si. "Vamos forçar os clientes a dar uma segunda olhada mais próxima até o ponto em que eles descobrem que é um Hyundai", disse.
Construída ao mesmo estilo da Honda Ridgeline (que usa plataforma do SUV Pilot) e da Fiat Toro (base derivada do Jeep Renegade), a Santa Cruz será uma picape do tipo monobloco montada provavelmente sobre a arquitetura do New Tucson. A ideia da marca será oferecer um modelo alternativo às camionetes feitas sobre chassi e com apelo mais voltado para jovens com até 30 anos. A carroceria terá sempre cabine dupla, capacidade para levar até 5 passageiros e design carregado de agressividade. A caçamba poderá ser equipada com uma série de acessórios de fábrica, incluindo extensores, trilhos e ganchos de amarração. O espaço será suficiente para levar uma motocicleta.
Sob o capô, o conceito apresentado em Detroit tinha motor 2.0 turbodiesel de 190 cv, mas este propulsor dificilmente será oferecido na América do Norte. Dessa forma, as motorizações mais cotadas são o 1.6 turbo com 204 cv ou 2.4 aspirado de 185 cv, ambas a gasolina. O lançamento, inicialmente programado para 2018, atrasou por conta de mudanças no comando interno da marca e agora está previsto para meados de 2020.
Fonte: MotorTrend
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