Assim como foi com a adoção dos airbags e freios ABS obrigatórios para carros, a mudança na legislação que obriga que todas as motos tenham freios ABS ou CBS (combinados) está tirando de linha alguns modelos. A Honda teve que tirar de linha a Bros 160 básica, que usava freios a tambor. Agora a trail mais barata da marca japonesa é a Bros 160 ESDD, que utiliza freios a disco com sistema CBS, custando R$ 12.250.
As novas regras que entraram em vigor no dia 1º de janeiro obrigam que 100% das motos novas vendidas no Brasil, fabricadas aqui ou importadas, devem usar freio ABS ou, no caso dos modelos com motores de baixa cilindrada (menos de 300 cc), sistema CBS. Os freios CBS dividem a força da frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, aumentando sua eficácia.
Como apenas perdeu a versão com os freios a tambor, a Honda Bros 160 continua com o motor monocilíndrico de 162,7 cc que gera 14,7 cv a 8.500 rpm e 1,60 kgfm a 5.500 rpm e trabalha com o câmbio de 5 marchas.
Fotos: divulgação
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