Hatches compactos em janeiro: VW up! tem pior resultado desde o lançamento
Já o líder Onix tem melhor início de ano desde a estreia
O up! foi um dos destaques de janeiro entre os hatches de entrada. Destaque negativo, diga-se de passagem: com apenas 984 unidades, o subcompacto da VW teve o seu pior resultado mensal desde dezembro de 2013, quando as primeiras 108 unidades foram emplacadas. Números muito ruins para um modelo que já se aproximou de 7 mil unidades há exatos quatro anos.
O Renault Kwid (5.336), praticamente dobrando o resultado do início de 2018, manteve a liderança, mas desta vez com vantagem inferior a 1 mil unidades em relação ao Mobi (4.413) – em dezembro, a desvantagem do Fiat foi superior a 4 mil unidades. Novamente lanterna, o Chery QQ foi o preferido por apenas 259 consumidores.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/19 |
DEZ/18 |
JAN/18 |
% JAN 19 |
% DEZ 18 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
RENAULT KWID |
5336 |
7653 |
2728 |
48,54% |
58,01% |
-30,28% |
95,60% |
2º |
FIAT MOBI |
4413 |
3332 |
4678 |
40,15% |
25,26% |
32,44% |
-5,66% |
3º |
VW UP! |
984 |
1965 |
2061 |
8,95% |
14,89% |
-49,92% |
-52,26% |
4º |
CHERY QQ |
259 |
243 |
345 |
2,36% |
1,84% |
6,58% |
-24,93% |
|
|
10992 |
13193 |
9812 |
100,00% |
100,00% |
-16,68% |
12,03% |
Em seu melhor início de ano desde 2013, o Chevrolet Onix (18.842) cresceu mais de 17% nos últimos 12 meses e assegurou quase 30% de participação de mercado entre os hatches compactos, com vantagem superior à soma do Ford Ka (8.022) e do Hyundai HB20 (7.249). No ano em que ganhará uma nova geração, o modelo da Hyundai teve o seu resultado mais fraco desde fevereiro de 2017 (6.520).
Começando 2019 à frente do veterano VW Gol (4.966), o VW Polo conquistou a preferência de 5.433 consumidores. O Fiat Argo (4.920) repetiu o sexto lugar de dezembro, mas com avanço de quase 22% nas últimas semanas. Em bom momento comercial, o VW Fox (4.085) não vendia tanto desde setembro de 2017 (4.860), quando ainda contava com o reforço do CrossFox.
Repetindo a oitava posição do mês anterior, o Renault Sandero (3.650) viu as vendas crescerem quase 37%, número inferior apenas aos mais de 39% de alta do Fiat Uno (1.758), 11º. O Toyota Yaris Hatch (2.890) completou sete meses seguidos vendendo mais do que o Honda Fit (2.100), que fechou o top 10.
Ofuscado pelo irmão mais novo, o Toyota Etios Hatch (1.313) despencou mais de 60%. Ainda assim, mais do que o dobro dos 645 emplacamentos do Ford Fiesta, que registrou os números menos expressivos desta atual geração. O Nissan March (565), que veio logo em seguida, não tinha mês tão fraco desde julho de 2017 (612).
Os franceses continuam em maus lençóis perante os clientes do segmento. Enquanto o Citroën C3 (424) recuou mais de 37%, o Peugeot 208 (411) perdeu quase metade dos compradores. Só não foram os lanternas porque ainda foram registradas unidades dos descontinuados Fiat Palio (3), Fiat Punto (2) e Chery Celer (1).
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/19 |
DEZ/18 |
JAN/18 |
% JAN 19 |
% DEZ 18 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
18842 |
19642 |
16058 |
28,01% |
27,27% |
-4,07% |
17,34% |
2º |
FORD KA |
8022 |
8534 |
7509 |
11,92% |
11,85% |
-6,00% |
6,83% |
3º |
HYUNDAI HB20 |
7249 |
8995 |
7434 |
10,77% |
12,49% |
-19,41% |
-2,49% |
4º |
VW POLO |
5433 |
6030 |
6632 |
8,08% |
8,37% |
-9,90% |
-18,08% |
5º |
VW GOL |
4966 |
7272 |
5893 |
7,38% |
10,09% |
-31,71% |
-15,73% |
6º |
FIAT ARGO |
4920 |
4035 |
4971 |
7,31% |
5,60% |
21,93% |
-1,03% |
7º |
VW FOX |
4085 |
3470 |
3102 |
6,07% |
4,82% |
17,72% |
31,69% |
8º |
RENAULT SANDERO |
3650 |
3446 |
2666 |
5,43% |
4,78% |
5,92% |
36,91% |
9º |
TOYOTA YARIS |
2890 |
2810 |
0 |
4,30% |
3,90% |
2,85% |
- |
10º |
HONDA FIT |
2100 |
2332 |
2882 |
3,12% |
3,24% |
-9,95% |
-27,13% |
11º |
FIAT UNO |
1758 |
1523 |
1263 |
2,61% |
2,11% |
15,43% |
39,19% |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1313 |
1449 |
3317 |
1,95% |
2,01% |
-9,39% |
-60,42% |
13º |
FORD FIESTA |
645 |
759 |
1663 |
0,96% |
1,05% |
-15,02% |
-61,21% |
14º |
NISSAN MARCH |
565 |
817 |
1057 |
0,84% |
1,13% |
-30,84% |
-46,55% |
15º |
CITROËN C3 |
424 |
451 |
678 |
0,63% |
0,63% |
-5,99% |
-37,46% |
16º |
PEUGEOT 208 |
411 |
468 |
749 |
0,61% |
0,65% |
-12,18% |
-45,13% |
17º |
FIAT PALIO |
3 |
3 |
205 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-98,54% |
18º |
FIAT PUNTO |
2 |
2 |
6 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-66,67% |
19º |
CHERY CELER |
1 |
0 |
28 |
0,00% |
0,00% |
- |
-96,43% |
|
|
67279 |
72038 |
66113 |
100,00% |
100,00% |
-6,61% |
1,76% |
Fonte: Fenabrave
Fotos up!: Mario Villaescusa/Arquivo Motor1.com
Galeria: VW up! TSI 2018
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Querido Papai Noel: qual carro pedimos para este Natal?
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?