Toyota estuda novo Etios e modelo ainda mais barato
Novos compactos serão pensados, a princípio, para mercado o indiano
Depois do lançamento do Yaris, o Toyota Etios acabou deixado de lado, não só no Brasil como em outros mercados como na Índia. A fabricante agora fala novamente sobre mexer no hatch e também na versão sedã para a Índia. E ainda pretende descer um degrau, oferecendo um modelo ainda mais barato como opção de entrada.
Em entrevista ao Economic Times India, Masakazu Yoshimura, diretor da Toyota Kirloskar, comentou sobre os planos da montadora para o país. A empresa irá “focar nas necessidades dos consumidores indianos”, oferecendo produtos únicos para o país. “O futuro da Índia é a sua juventude. Temos que ser bem ativos”, disse Yoshimura. “Nossa meta não é apenas vender, mas entregar o que nossos consumidores querem e o que é bom para eles. Nossos produtos atuais são caros, nosso foco será reduzir o custo.”
Além de baratear os modelos, a marca olha para o segmento mais barato, muito popular na Índia. “Estamos de olho em atualizar o Etios e uma solução de carro menor”, revela o executivo. É a segunda vez que alguém da Toyota fala sobre modificar o Etios na Índia. Há um ano, Shekar Viswanathan, vice-presidente da Toyota no país, admitiu que o Etios precisava de uma atualização para tornar-se um produto melhor e mais competitivo dentro de seu segmento.
Galeria: Toyota Etios X Plus 1.5 AT
Outra possibilidade aberta por Yoshimura é a de um híbrido de entrada. A procura por carros eletrificados na Índia está crescendo muito e a marca estuda fazer um veículo elétrico pequeno em parceria com a Suzuki e levar sua tecnologia de híbridos para os segmentos A e B, tanto para os carros da própria Toyota como também emprestar a tecnologia para a Suzuki.
Enquanto o Etios pode ganhar nova vida na Índia, o papo é bem diferente no Brasil. Desde o lançamento do Yaris, o hatch de entrada da Toyota despencou em vendas, vendendo metade do que seu irmão mais caro emplaca por mês. A fabricante pode escolher atualizar o Etios, para não perder o seu nome e pelo ganho em escala de produção (já que usa a mesma plataforma e motores que o Yaris), ou pode deixá-lo caminhar naturalmente para o seu fim.
Fonte: Economic Times Índia
Fotos: Motor1.com
Galeria: Toyota Etios 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro