Depois do lançamento do Yaris, o Toyota Etios acabou deixado de lado, não só no Brasil como em outros mercados como na Índia. A fabricante agora fala novamente sobre mexer no hatch e também na versão sedã para a Índia. E ainda pretende descer um degrau, oferecendo um modelo ainda mais barato como opção de entrada.
Em entrevista ao Economic Times India, Masakazu Yoshimura, diretor da Toyota Kirloskar, comentou sobre os planos da montadora para o país. A empresa irá “focar nas necessidades dos consumidores indianos”, oferecendo produtos únicos para o país. “O futuro da Índia é a sua juventude. Temos que ser bem ativos”, disse Yoshimura. “Nossa meta não é apenas vender, mas entregar o que nossos consumidores querem e o que é bom para eles. Nossos produtos atuais são caros, nosso foco será reduzir o custo.”
Além de baratear os modelos, a marca olha para o segmento mais barato, muito popular na Índia. “Estamos de olho em atualizar o Etios e uma solução de carro menor”, revela o executivo. É a segunda vez que alguém da Toyota fala sobre modificar o Etios na Índia. Há um ano, Shekar Viswanathan, vice-presidente da Toyota no país, admitiu que o Etios precisava de uma atualização para tornar-se um produto melhor e mais competitivo dentro de seu segmento.
Outra possibilidade aberta por Yoshimura é a de um híbrido de entrada. A procura por carros eletrificados na Índia está crescendo muito e a marca estuda fazer um veículo elétrico pequeno em parceria com a Suzuki e levar sua tecnologia de híbridos para os segmentos A e B, tanto para os carros da própria Toyota como também emprestar a tecnologia para a Suzuki.
Enquanto o Etios pode ganhar nova vida na Índia, o papo é bem diferente no Brasil. Desde o lançamento do Yaris, o hatch de entrada da Toyota despencou em vendas, vendendo metade do que seu irmão mais caro emplaca por mês. A fabricante pode escolher atualizar o Etios, para não perder o seu nome e pelo ganho em escala de produção (já que usa a mesma plataforma e motores que o Yaris), ou pode deixá-lo caminhar naturalmente para o seu fim.
Fonte: Economic Times Índia
Fotos: Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida