A Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prepara sua troca de comando. Após uma disputa interna entre duas chapas, a diretoria chegou a um acordo para registro de chapa única. Ficou definido que Luiz Carlos Moraes, Diretor de Comunicações da Mercedes-Benz será o novo Presidente, enquanto Fabricio Biondo, Vice-Presidente de Comunicação do Grupo PSA será seu vice. Os executivos tomarão posse em 23 de abril.
Desde o ano passado, um novo cenário começou a se desenhar na Anfavea. A associação, quase que como uma tradição, sempre elegeu presidentes das “quatro grandes” (GM, Ford, Fiat e Volkswagen) e da Mercedes-Benz, alternando entre as cinco fabricantes. Sempre foi definido uma única chapa e o vice-presidente da chapa atual quase sempre seria escolhido como o presidente da gestão seguinte.
Neste cenário, a movimentação natural seria que Rogelio Golfarb, vice-presidente de estratégia da Ford América do Sul, assumisse a liderança da Anfavea, já que ocupa a vice-presidência da gestão atual. Golfarb havia escolhido Luiz Carlos Moraes como seu vice-presidente. No entanto, há anos que as demais fabricantes pedem pela possibilidade de concorrer ao cargo. Desta vez, apareceu outra chapa, com Ricardo Martins (gerente de assuntos corporativos da Hyundai Motor Brasil) como candidato à presidência. Seu vice seria Fabricio Biondo da PSA.
Para desarmar esta disputa, os diretores da Anfavea chegaram a um consenso com os candidatos e tanto Golfbarb quanto Martins concordaram em desistir do pleito em prol da constituição de chapa única. Assim, os executivos de cada um dos grupos passaram a ser candidatos únicos para a eleição deste ano. Em nota, a Anfavea diz que “nos últimos meses, a diretoria das entidades (Anfavea e Sinfavea) discutiu a sucessão para os próximos anos e de maneira democrática ocorreu a escolha das melhores propostas para a associação.”
A escolha da nova chapa sinaliza um possível fim na tradição na escolha do presidente. Luiz Carlos Moraes ainda representa o lado mais tradicional da Anfavea, até mesmo pelo fato da Mercedes-Benz ser uma das fundadoras da associação. Do outro, Biondo (PSA) entra como a voz das fabricantes mais novas no Brasil. Conhecido por seu jeito tranquilo e conciliador, Moraes terá entre suas principais atribuições o papel de negociar questões tributárias e acordos de comércio exterior com o novo governo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Electric Days: Ford manterá V8 vivo sem esquecer da eletrificação
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos